
Assim que uma Páscoa termina, é hora de começar a pensar na próxima. Por aqui, estamos sempre de olho no universo da confeitaria. Acompanhamos de pertinho as receitas que estão fazendo sucesso entre o público e as principais pesquisas nos mecanismos de buscas. Com isso, meses antes da grande data, nossa Páscoa está a todo vapor – e vamos compartilhar com você as tendências 2025. Confira os sabores que estão em alta, opções para incluir em seu cardápio, além de dicas que te ajudarão a se destacar no mercado.
Sabores que estão em alta para a Páscoa 2025
Em qualquer negócio, uma das “leis” do empreendedorismo é acompanhar as tendências, caso contrário, você pode ficar para trás. Na temporada da Páscoa, não é diferente. Todos os anos, há aqueles sabores que entram para a lista de queridinhos dos consumidores. Em 2025, os destaques são:
Pistache: nos últimos anos, o pistache é tipo o rock star da confeitaria. Nessa Páscoa, ele continuará entre as tendências. Isso porque vai muito além de um sucesso só – o sabor é ousado, doce, porém com um toque salgado e um fundo amargo; entrega uma apresentação vibrante; além de combinar com diferentes preparos. Você pode fazer uma ganache de pistache para rechear ovos, bombons e barras. Uma boa aposta é ter um produto exclusivo no cardápio, por exemplo, um ovo de pistache – prepare a casquinha com uma cobertura sabor pistache e combine com um recheio cítrico. Use as sementes para dar ainda mais charme à decoração.
Speculoos: se na Páscoa passada o sabor speculoos já se destacou, nessa temporada, ele ganha ainda mais protagonismo. O biscoito amanteigado de origem belga, que leva canela, açúcar mascavo e caramelo, caiu no gosto brasileiro. Você pode preparar um creme caseiro com o biscoito (ou comprar pronto) e usar para fazer ovo de colher. O aroma é simplesmente delicioso! Uma boa opção é fazer uma casquinha de ovo com massa de cookies, rechear com o creme speculoos e finalizar com um banho de cobertura de chocolate meio amargo.
Caramelo: o caramelo é a prova que a tendência dessa Páscoa também é um retorno às tradições. Só de ouvir o nome “caramelo” já dá para sentir um gostinho de infância, um abraço de vó. Assim como o pistache, pode ser usado no recheio de ovos, bombons e barras. Outra opção é usar a cobertura sabor caramelo para banhar brownies e cupcakes, criando uma crostinha cristalizada. Um toque de flor de sal no recheio de caramelo traz ousadia para o sabor, que será predominantemente doce, porém com um fundinho salgado.
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Cereja: há muito tempo, discretamente, a cereja está na confeitaria (na maioria das vezes, ela é usada para finalizar bolos e doces no geral). Entretanto, a frutinha, cada vez mais, está ganhando popularidade – estamos vivendo a tendência “cerejamania” (engloba moda, decoração e gastronomia). E ela será um destaque na Páscoa. Além de combinar muito com o sabor do chocolate, é elegante, delicada e entrega uma estética romântica. Você pode preparar uma geleia de cereja para rechear bombos e barras de chocolate. A fruta em calda é perfeita para finalizar a decoração de um ovo de colher.
Avelã: um ovo de colher com ganache de avelã – não tem como sair de moda! A textura é aveludada, com sabor amanteigado e notas de nozes tostados. Dá até água na boca! Para ter uma opção diferenciada em seu cardápio, aposte em um ovo recheado, intercalando casquinha crocante com pedacinhos de avelã, brigadeiro de avelã e, por fim, casquinha fininha de avelã.
Embora seja importante conhecer o que está em alta, isso não significa que você deve oferecer todas as opções – investigue seu público, entenda o que ele deseja, apresente novidades, porém sem descartar o que as pessoas estão pedindo. Uma boa dica é unir os sabores mais populares com os produtos mais procurados. A seguir, confira ideais para montar um cardápio lucrativo.
Cardápio para a Páscoa: de volta às tradições
De fato, a Páscoa é uma das épocas mais lucrativas para quem trabalha com confeitaria. Entretanto, nos últimos anos, a produção de cacau entrou em crise, o que elevou bastante o preço do chocolate. Nossa preocupação é: como oferecer um preço atrativo ao cliente sem perder a qualidade do produto? Brasileiro é um povo criativo demais e as tendências 2025 estão pra lá de saborosas.
1. Ovo de Páscoa tradicional
A verdade é que ele nunca saiu de moda, porém, durante alguns anos, perdeu um pouco de espaço para as opções gourmets. Nessa temporada, os ovos de Páscoa tradicionais voltam com tudo e prometem ser a grande sensação do momento. Uma casquinha de chocolate, com bombons sortidos dentro, embalagem caprichada, laço bonito e está pronto para a venda.
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Nada de casca excessivamente grossa, com muito chocolate. Lembre-se que a ideia é oferecer um produto acessível sem levar prejuízo. Por isso, uma boa alternativa é usar a “a forma casca fina”. Assim, um ovo de 150 gramas terá o mesmo tamanho que um de 250 gramas, no entanto com menos gasto de matéria-prima, o que ajudará a manter o preço atrativo.
Os ovos de Páscoa grandes, entre 750 gramas e 1 kg, perdem espaço nessa temporada. O valor elevado da matéria-prima reflete no preço do produto final, estimulando os clientes a optarem por ovos entre 150 e 250 gramas. Isso não significa que você deixará de produzi-los, mas, sim, que eles não serão o foco da produção. Disponibilize opções sob encomenda.
Vá além do tradicional! Ao invés de uma casquinha completa de chocolate ao leite, que tal um ovo bicolor? Exige a mesma quantidade de matéria-prima, o preparo é fácil e a apresentação chama a atenção. Isso agrega valor ao produto, inclusive pode aumentar sua margem de lucro. Mostre o seu diferencial, deixe a sua marca em evidência, por exemplo, com um estilo único de embalagem, adição de um bombom mimo, um recadinho escrito à mão etc.
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2. Ovo de Páscoa de colher
Ele continua em alta! E pode ter certeza que a clientela vai pedir. O ovo de Páscoa de colher possibilita uma ampliação do cardápio. Outra vantagem é que o recheio agrega peso ao produto final, reduzindo a quantidade de uso de chocolate – sua casquinha pode ser mais fina que a do ovo de Páscoa tradicional.
É uma boa opção para você apostar nos sabores apresentados no tópico anterior, ou seja, unir um formato de ovo já clássico e amado pelo público com um sabor que traga novidade. Entretanto, também ofereça opções tradicionais, como ovo de colher de brigadeiro, doce de leite, beijinho, cocada cremosa etc. Para facilitar e otimizar a produção, monte um cardápio com 4 – 7 sabores e, preferencialmente, escolha recheios que você possa preparar e armazenar na geladeira por mais tempo.
Que tal unir duas paixões brasileiras? Ovo de Páscoa de bolo de cenoura. Dentro de uma casquinha fina de chocolate ao leite, ou avelã, você coloca bolo de cenoura bem molhadinho. Vale intercalar camadas de brigadeiro e bolo, ou finalizar com uma ganache de chocolate e granulado. Além da temática combinar muito com a temporada, é econômico e o sabor desperta memória afetivas.
O ovo de Páscoa de brownie também está entre as opções preferidas dos consumidores. Uma forma média de brownie rende bastante, ou seja, dá para fazer vários ovos. O resultado chocolatudo une crocância, maciez e sabor amanteigado – tudo que um ovo de colher precisa ter. O cliente recebe um produto de qualidade, você minimiza gastos e todo mundo fica feliz.
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Outra opção é usar cobertura para preparar tanto a casquinha do ovo quanto o recheio. É fácil de trabalhar, há vários sabores e o valor é acessível. Claro, é importante escolher uma cobertura de excelente qualidade, pois isso interfere no produto final. Cuidado para não deixar o recheio excessivamente doce e enjoativo – busque o equilíbrio e harmonização.
Além do ovo de colher (o recheio vai dentro do ovo), há bastante procura por ovo recheado (a casca do ovo é recheada): fazer uma camada de casquinha de chocolate fina, uma camada de recheio e outra camada de casquinha fina de chocolate. Essa técnica também ajuda a agregar peso ao produto. Aliás, você pode ir além, misturando flocos de cereais ou castanhas trituradas ao chocolate derretido – é criativo, cria uma textura, economiza matéria-prima e entrega sabor.
3. Miniovinhos
Embora já tenha se destacado em Páscoas passadas, nesse ano, os miniovinhos voltam com tudo. Eles são uma das melhores apostas para o empreendedor iniciante, considerando as vantagens: preço acessível, variedade de sabores, alta demanda de compra e presença de marca.
Um miniovinho tem entre 50 e 150 gramas. Aliás, você pode usar os restinhos de recheio (que sobram da produção dos ovos grandes) para fazer miniovinhos recheados, evitando, assim, o desperdício de produtos. Outro ponto legal é que dá para vender um menu degustação, com 3 – 4 opções: o cliente tem a possibilidade de experimentar vários sabores do cardápio, ou seja, o próprio ovinho faz propaganda para a pessoa voltar e comprar um ovo maior. É uma ótima ideia para divulgar os sabores novos e as tendências de seu cardápio. Então, capriche.
Na maioria das vezes, os miniovinhos ganham o cliente na apresentação – são tão fofuxos! Por isso, o ideal é valorizar o produto. Lapide os detalhes e priorize uma finalização refinada. Escolha embalagens bonitas, crie kits com diferentes sabores e ofereça opções personalizadas para a pessoa montar seu combo.
Também é o tipo de ovo de Páscoa perfeito para ser vendido como lembrancinha. Os pais compram para presentear os professores de seus filhos, as empresas podem fazer um agrado diferenciado aos funcionários, amigos enviam para amigos…. enfim, explore essa característica no marketing do produto.
4. Barras recheadas e bombons
Nem só de ovos se faz uma Páscoa. Muitas pessoas preferem trocam os ovos por outro tipo de chocolate, como barras e bombons – assim como os miniovinhos, essas são ótimas opções para evitar o desperdício de recheios, bem como explorar os sabores que estão em alta na temporada.
Use diferentes sabores de cobertura para preparar as casquinhas de bombons, como chocolate ao leite, meio amargo, branco, blend, avelã etc. Já para rechear, algumas opções são: dois amores (brigadeiro e beijinho); creme branco com nozes, geleias de frutas no geral, creme de amendoim, ganaches etc.
Uma dica que vai te livrar de muita dor de cabeça: nos recheios, evite usar polpa de fruta e fruta in natura. Além de não oferecerem praticidade para a produção, alteram muito a validade do produto, o que pode gerar desperdício. Também não é uma opção muito atrativa para o consumidor, uma vez que não pode ser guardado por muitos dias, por exemplo, se a intenção for presentear alguém.
É possível vender tanto os bombons individuais quanto em caixas e kits – essas opções tendem a ser mais vantajosas para a Páscoa. Uma seleção sortida, e visualmente atrativa, chama mais a atenção do consumidor. Por exemplo, uma caixa surpresa, em que a pessoa só descobre o sabor do bombom ao comer – é divertido e interativo. Capriche na embalagem – tampas transparentes valorizam o trabalho artesanal deixando os bombons visíveis.
Já as barras recheadas são perfeitas para quem deseja presentear com elegância. Há vários modelos de formas, como tabletes, formas geométricas, desenhos temáticos etc. Você pode usar os mesmos recheios preparados para os ovos e bombons. Para trazer um diferencial, além da ganache, recheie com biscoitos triturados, frutas secas e castanhas.
Uma opção que caiu no gosto dos clientes – aliás, está fazendo muito sucesso no exterior e chegou ao Brasil com tudo – é a barra de chocolate incrustada. Na forminha, coloque pedaços de nozes, frutas secas ou outro ingrediente de sua preferência, por cima, despeje o chocolate derretido, assim que endurecer, adicione o recheio de sua preferência e finalize com outra camada de chocolate derretido.
5. Cupcakes de Páscoa
Vai ano e vem ano, os cupcakes também estão sempre em alta! O custo-benefício é bastante atrativo para quem trabalha com confeitaria. Aqui, o diferencial está em personalizar os cupcakes para a Páscoa. Entre as melhores opções, estão massa de chocolate, cobertura de ganache, confeités e itens decorativos de chocolate. Ou seja, quanto mais chocolatudo, melhor ainda.
Mesmo que você não queira colocar os cupcakes em seu cardápio, eles são ótimos para entrar no clima da celebração, aquecer a temporada de vendas e mostrar que a sua marca está no mercado. Prepare para a pré-Páscoa, no mês que antecede a data oficial, e pode continuar vendendo na pós-Páscoa.
Também são ótimas opções de lembrancinha. Um mimo que a gente compra parar presentear o colega de trabalho, surpreender uma pessoa querida em um dia qualquer etc. Vale ter opções simples e gourmets, assim, você atinge diferentes públicos e expectativas de compra.
Com as dicas apresentadas, é possível montar um cardápio completo e econômico. Não o deixe muito extenso, pois isso vai dificultar seu processo de produção. Ainda, se tem um conselho que a gente vai repetir durante toda a temporada dessa Páscoa é: trabalhe com cobertura fracionada. É o melhor custo-benefício para quem deseja empreender.
Claro, é preciso escolher uma cobertura de qualidade, com bom derretimento, fluidez, aroma e sabor. Continue com a gente e confira a matéria em que contamos nossa experiência trabalhando com a linha TOP, da Harald, que além de opções tradicionais, possui coberturas com os sabores que estão em alta.
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