Há histórias que somente uma cozinha pode contar. O aroma, o sabor, a textura e o empratamento envolvem os 4 sentidos humanos, oferecendo experiências que ficam registradas em nossa memória. Sempre que preparamos a mesma receita, revivemos o sentimento que tornou aquele prato tão especial. Alimenta o corpo e o coração.
Em casa, quando elogiávamos a comida da mãe, ela dizia - “foi feito com amor!” Se a gripe chegava, sempre tinha uma sopinha aconchegante. Os anos passaram, a comida continuou sendo um elo familiar muito grande. Nossas experiências nos inspiraram a criar um espaço acolhedor de receitas e afeto em que você se sinta em casa. Vem com a gente conhecer a história do Receiteria.
O Receiteria nasceu em um almoço de domingo, folheando cadernos de receita da família. Havia ali um legado de memórias e pratos afetivos. O bolinho de chuva da vó, o pavê que a mãe sempre preparava para as festa de fim de ano. No canto de algumas páginas manchadas de farinha, uma dica da tia, sugerindo substituir esse ou aquele ingrediente.
Em 2016, decidimos compartilhar nossas receitas preferidas na internet, sem perder a essência do registro familiar, caseiro e acessível. Acreditamos que todo mundo pode cozinhar. Como em uma grande mesa de almoço de domingo, sonhamos com a simplicidade - comida boa, conexões e aprendizagem.
Dia após dia, nossa cozinha crescia, reunindo milhares de pessoas em busca de receitas que realmente dão certo. Formamos uma comunidade, um lugar. Somos Receiteria, um livro aberto, com ótimas receitas e grandes histórias.
Foram muitos anos fazendo testes, “tempera mais aqui”, “assa menos ali”, “não esqueça do fermento!” Aprendemos que não existe fórmula mágica, para dar certo, o primeiro passo é reunir todos os ingredientes e tentar.
Contamos com um time de analistas, redatores e culinaristas. Nossa seleção é cuidadosa tanto na escolha das receitas quanto na descrição do passo a passo, priorizando uma comunicação afetiva e humanizada que dialoga com diferentes públicos. Queremos dizer de um jeito que facilite o preparo de um prato considerado difícil. Queremos experiências culinárias que sejam prazerosas, desde a leitura da receita até o servir e apreciar uma refeição preparada com carinho.
Antes de compartilhar uma receita, nossos culinaristas testam e fotografam o passo a passo, trazendo dicas, técnicas e truques culinários que facilitam o dia a dia na cozinha. Para nós, acessibilidade é, cada vez mais, unir 3 pilares da comunicação: texto, imagem e vídeo. Temos um estúdio próprio para gravar receitas em vídeos (todos legendados), com alta qualidade, mostrando o preparo real de cada prato.
Acessibilidade também é navegar por diferentes plataformas e redes sociais, sempre buscando, resgatando e compartilhando a essência afetiva das receitas culinárias. É não restringir, mas sim aproximar, oferecendo opções para diferentes pessoas, necessidades e ocasiões, como pratos vegetarianos, veganos, sem lactose, sem glúten, entre outros.
O público é a tampa da nossa panela. Respondemos com carinho a cada dúvida, agradecemos os feedbacks e queremos sempre melhorar. Todo nosso conteúdo é feito por pessoas e para pessoas. É contra nossos princípios editoriais a publicação automática de conteúdo gerado por IA (inteligência artificial). Cozinhar é, e sempre será, um ato humano de amor.
Oi, eu sou um caderno de receitas.
Se você puxar na memória, vai lembrar-se de mim. Sou como um diário.
Mas, em vez de escrever como foi meu dia, escrevo como foram meus pratos.
É um jeito de registrar minhas memórias e passá-las para as próximas gerações.
E, apesar de ser um "livro aberto", também guardo meus segredos.
Foram muitos anos fazendo testes, "tempera mais aqui", "assa menos ali", até chegar nessas páginas escritas à mão, um pouco sujas de farinha e com algumas marcas de manteiga.
Eu posso ser cheio de receitas, mas não tenho uma fórmula mágica. Para dar certo, precisa seguir, ingrediente por ingrediente, caprichar no modo de fazer e no tempo de forno.
Você lembra de algum prato que alguém da sua família fazia e você amava? Receita minha.
E lembra de algum prato que não deu muito certo?
Não seguiu corretamente meus conselhos, com certeza.
Independentemente do resultado, você vai sempre recordar-se com carinho desses momentos. Porque comida é um prato cheio para lembrarmos de tempos felizes - e até de algum desastre na cozinha.
Com a chegada da internet, eu fiquei um pouco esquecido na gaveta. E enxerguei aí uma grande oportunidade.
Peguei todo meu conhecimento e fui pra lá também. Hoje, escrevo minhas histórias em páginas digitais, em um vasto conteúdo de possibilidades, versões e sabores.
Quer ouvir uma ótima receita e uma grande história? Puxe uma cadeira, pegue um pedaço de bolo, um copo de café e vamos conversar.
Ah, se precisar, que tal um bolo de cenoura para adoçar o seu dia?
Pega um cafezinho, pois vamos prosear sobre nosso maior xodó. Ao longo dos anos, entendemos que uma receita pode ir muito além da receita. Ela diz sobre pessoas, épocas, tradições, temperos, mudanças e adaptações. Quando uma bisavó italiana chegou ao Brasil, ela não encontrou os ingredientes necessários para fazer risoto, porém adaptou a receita e, assim, nasceu o arroz à piamontese. Ao registrar o preparo, deixou seu legado.
Com o Receiteria, estamos construindo um legado. Nosso time editorial possui um trabalho cuidadoso de seleção. Pesquisamos em cadernos de receitas familiares, bem como consultamos livros de gastronomia regional, nacional e internacional. Estamos atentos às buscas realizadas diariamente, dialogamos com chefs, food influencers e amantes da cozinha real.
Para garantir o padrão de qualidade, seguimos critérios minuciosos, verificando se a receita realmente funciona, se é saborosa e se vale a pena fazer. Em seguida, escrevemos o roteiro, analisando qual é o melhor formato para a compreensão e reprodução do preparo. Então, nosso time de culinaristas entra em ação, testando o passo a passo. Somente após passar por uma revisão afinada, a receita é publicada.
Entre nossos destaques, estão as receitas com passo a passo fotografado por culinaristas. Identificamos, por meio de pesquisas com usuários e dados de navegação, que ter um passo a passo ilustrado é a principal forma de esclarecer dúvidas. Isso facilita a visualização dos processos, como ponto de carnes, textura de cremes e montagem de pratos.
Já sujamos muitos aventais por aqui, estivemos presentes em jantares românticos, momentos especiais, café da tarde, lanchinho rápido, organização das marmitas e até mesmo quando o gás acabou no meio do preparo. Consegue imaginar - ultrapassamos a marca de 3 mil receitas produzidas exclusivamente para o site. Em números, são:
horas de fogão
horas de forno
horas de geladeira
fotos exclusivas
Pensa bem, considerando a quantidade de receitas que utilizam cebola, apenas para a produção de fotos dos pratos que estão no site, nossos culinaristas descascaram e picaram mais de 115 quilos de cebola no último ano. Literalmente, choraram muito para produzir tudo com muito carinho, é claro, para quem gosta de cebola (quem não gosta, pode tirar).
A gente ama uma festa e não perde um arraiá! Tem canjica, pamonha, paçoca, curau - só alegria. Todos os anos, preparamos pratos especiais para datas comemorativas, como Festa Junina, Páscoa, Dia dos Namorados, Natal, Ano Novo, entre outras celebrações.
A alta gastronomia é aquela que dá água na boca, desperta emoções, eterniza momentos. A alimentação do dia a dia, o café da tarde com os amigos, as celebrações. Os pratos preparados com afetividade estão no topo da nossa lista do que consideramos comida boa de verdade.
Gostamos de mesa cheia e inclusiva. Por isso, estamos sempre inovando, estudando e buscando pratos para serem compartilhados por todas as pessoas. Um bolo sem glúten, por exemplo, precisa ser saboroso. É possível preparar um brigadeiro sem lactose. Pessoas veganas e vegetarianas podem, sim, participar de um churrasco e comer muito bem.
Do limão, a gente faz limonada. No inverno, chocolate cremoso. Não faltam drinks, sucos, chás e outras bebidas para acompanhar uma boa refeição. Uma pitadinha de amor aqui, um punhado de conversa ali, um prato cheio de recordações, sabores e memórias. Nossas receitas têm o mix de temperos que faz a diferença em todas as cozinhas: alegria, afetividade e conexão.
A gente faz questão de preparar comida boa! Sem nosso time de culinaristas, isso não seria possível. Identificamos pessoas que cozinham de verdade, especializadas em diferentes tipos de cozinha, de diversas regiões do Brasil, cada uma com seu estilo, vivência e criatividade.
Para fazer parte do nosso time, consideramos dois critérios principais: conhecimento na cozinha e visão estética para a produção de fotos com comida. Entretanto, é claro que o ingrediente-chave precisa ser a paixão pela culinária, e isso nossos culinaristas têm demais. Conheça o perfil de cada um:
Além dos culinaristas, temos um time editorial composto por analistas, revisores e especialistas em conteúdo digital que garantem a clareza e qualidade de cada receita. Eles são responsáveis por revisar o conteúdo, responder comentários, tirar dúvidas, distribuir as receitas em redes sociais e manter o tom acessível e amigável que conecta o Receiteria com seu público. Essa equipe dedicada também ajuda a criar uma experiência envolvente, facilitando o acesso às receitas e interagindo ativamente com os leitores para fortalecer a nossa comunidade. Conheça eles:
O Receiteria é uma iniciativa do Grupo Contteudo, que há mais de 15 anos se dedica a criar sites que inspiram, emocionam, engajam e transformam a vida das pessoas. Nossas marcas são referência em audiência, conteúdo de qualidade e histórias impactantes.
Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida sobre o site? Fique à vontade para entrar em contato através do nosso formulário de contato.
Estamos sempre à procura de novos talentos apaixonados por culinária. Se você é um entusiasta da área e gostaria de integrar nossa equipe, entre em contato e vamos conversar!