O veganismo busca excluir o consumo de alimentos de origem animal. Alguns praticantes também tentam evitar outros produtos que, de alguma maneira, exploram os animais. Muitos pensam que deixar de comer carne e ingredientes de origem animal pode fazer mal, mas é possível encontrar todos os nutrientes de que nosso corpo precisa em outros alimentos. Confira nossa seleção de receitas veganas!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Receitas veganas para café da manhã
A consistência e a textura desse iogurte de coco vegano derrete na boca. O processo de fermentação, com cápsulas probióticas de origem vegetal, garante um sabor que lembra muito o preparo tradicional. Combina muito com frutas e cereais.
Publicidade
Esse iogurte leva só 3 ingredientes no preparo. O tempo de fermentação é de 18 horas, mas, se você prefere uma mistura mais ácida, pode deixar até mais. Comece o dia de forma muito saudável!
Com essa receita você aprende a como fazer seu próprio iogurte grego natural vegano para melhorar suas manhãs. Se quiser, você pode adoçar com agave e servir com frutas e cereais.
Esse pãozinho de frigideira low carb é perfeito para começar o dia, acompanhando uma manteiga vegana cremosa. Para preparar, basta misturar os 5 ingredientes da massa, deixá-la descansar e colocar no fogo para cozinhar. Saiba mais!
Prepare esse pão vegano sem glúten para servir no seu café da manhã com manteiga ou geleias. Um preparo perfeito que pode durar a semana toda, mas pelo sabor, talvez não dure nenhum dia. Delicioso!
Publicidade
Que tal aprender a fazer uma manteiga vegana caseira fácil? Confira como preparar essa versão deliciosa, rápida e perfeita para incrementar o seu facé da manhã.
Se você gosta de pão, cenoura, beterraba e espinafre, esta receita é para você. Clique e confira como preparar esse sanduíche colorido gostoso e nutritivo!
A aparência dessa receita é parecida com a de um pão trancinha. Sua massa é feita com farinha de aveia, de linhaça, chia e farinha de trigo.
Essa receita é perfeita porque além de ter um preparo fácil, feito com batata, ela rende bastante. Confira!
Que tal aprender a fazer um queijo vegano? Essa versão é feita com castanha-de-caju, mas caso você não tenha, a receita traz alternativas para você substituir. Confira!
Publicidade
Receitas de bolo de laranja normalmente são bem fáceis de fazer e, com essa, não é diferente. Para que a massa fique com bastante sabor da fruta, seu preparo leva suco e raspas de laranja.
Nessa receita você aprende a preparar o pão com leite vegetal e especiarias. Em seguida, cobre-se com banana e maple syrup.
Esse pão tem uma aparência achatada, tem uma casca crocante por fora sendo macio por dentro. Essa receita é um pouco demorada, mas é fácil de preparar.
Essas panquecas ficam prontas em poucos instantes e são super fofinhas. São uma ótima opção para um café da manhã rápido e saboroso.
Esse smoothie é feito com bananas congeladas, morangos, framboesas, mirtilos, amoras, mel e água. Além de ter um preparo fácil e rápido, é uma opção saudável para o seu café da manhã.
Publicidade
Essa é uma receita prática - para prepará-la, basta misturar os ingredientes em uma tigela e levar ao forno até que fiquem dourados. Pode ser consumida pura, com iogurte, sorvete ou outros alimentos.
O leite de coco pode ser consumido puro, com café, cacau, vitaminas e pode ser usado em receitas doces e salgadas. O sabor é mais suave e mais fino do que o comprado pronto, além de ser mais saudável e saboroso.
Para preparar as suas próprias torradinhas em casa, você só precisa grelhar fatias de pães amanhecidos com manteiga e azeite. O tempero pode ser o de sua preferência e você pode servir com geleias, patês, homus ou requeijão vegano.
Para essa receita, você pode usar o leite vegetal de sua preferência. É barato, fácil de fazer, e fica cremoso e encorpado.
Para fazer esse bolinho, você vai preparar uma massa básica de aveia, que pode ser usada em diversas receitas. O diferencial aqui, é o suco de limão se é combinado à mistura.
A rabanada é feita com pães amanhecidos. Seu preparo é bem simples e o tempo total é de 10 minutos.
Essa é uma sugestão de mingau doce, pois, além da aveia, banana, passas, cacau, leite vegetal e melado de cana também são usados para preparar essa receita.
Essa também é uma receita de mingau doce. A sugestão é acrescentar Whey, banana, canela e coco para completar o sabor.
Perfeita como antepasto, essa receitinha de berinjela em conserva é aquele tipo de preparo que promete incrementar pães e torradinhas! Aprenda, em 6 passos simples, a ter em mãos essa delícia complementando seus cafés da manhã.
Com essa receita você aprende a fazer seu próprio leite de arroz. Além de muito nutritivo, ele é perfeito para tomar com um cafezinho ou com achocolatado. Teste a receita e aproveite!
Publicidade
Receitas veganas para almoço
Essa conserva é muito versátil para acompanhar diversos pratos. Antes de fazer, você só vai precisar desidratar a berinjela em uma peneira com sal. Após isso, é só temperar e deixar curtir por 10 dias na geladeira.
O peixinho da horta é famoso pelo sabor e praticidade. Nesse modo de preparo, ele é empanado com uma massinha feita a partir de água gelada, trigo e especiarias, e depois passado na farinha panko. Aprenda a fazer!
Que tal aprender a preparar uma feijoada vegana para aquele almoço de domingo? Nessa versão, as carnes são substituídas por tofu defumado e frescal, chuchu, cenoura e batata-doce.
Essa panqueca é um preparo simples, rápido e que combina com os mais variados momentos do dia. Você pode rechear com legumes refogados, saladas frescas e muito mais. Aproveite e use sua criatividade!
Essa receita é feita com palmito. É uma boa opção para acompanhar arroz, farofa, quinoa ou qualquer outro prato que você achar interessante.
Essa receita segue o mesmo modo de preparo do risoto tradicional. Para dar cremosidade ao prato, um requeijão de castanha foi usado para preparar a receita. Usando essa receita como base, você pode incrementar com legumes, ervas e vegetais da sua preferência.
A massa dessa torta é feita com farinha de trigo, cebola e cúrcuma, tendo um sabor todo especial. O recheio fica por conta de tomate, cenoura, ervilha, milho e azeitonas temperadas com páprica defumada e pimenta-do-reino.
Essa é uma receita bem simples de preparar. Ao invés de creme de leite, esse preparo leva água, aveia em flocos e mostarda. Além do champignon, também é possível adicionar shitake ou outros cogumelos.
Preparar sushis não é uma tarefa muito fácil, mas com um pouco de prática é possível conseguir um bom resultado. Aqui, é usado apenas pepino como recheio, mas você pode optar por acrescentar manga ou combinações com outros legumes.
O falafel é um bolinho de grão-de-bico originário do Oriente Médio. Em geral, os faláfeis são fritos, mas, se você busca um petisco mais saudável, essa receita te mostra que assados, também são uma delícia!
Além de ensinar a como preparar um creme de castanhas-de-caju, você também aprende a montar a lasanha com camadas de abobrinha, molho vermelho e molho branco.
Para substituir a carne de frango, foi escolhida uma seleta de legumes para essa receita. A maionese é feita com inhame com um toque de alho, sal e água.
Abobrinha, repolho roxo, manjericão, semente de linhaça, suco de limão-siciliano, vinagre de maçã, azeite, mel e vinagre de álcool são usados para preparar essa salada, além, é claro, do macarrão Konjac. O resultado é um prato cheio de cor, aromas e sabores.
Pela aparência que esse prato tem, ele parece ser trabalhoso de preparar, mas ao contrário do que parece, é bem simples de fazer. O creme de inhame com leite de coco fica com uma textura muito suave e combinado ao molho vermelho defumado fica com um sabor muito interessante.
Preparar sua própria massa de macarrão pode não ser um trabalho muito simples, mas comer um prato feito com uma massa fresca faz toda a diferença. Para os ingredientes você só vai precisar de espinafre, polvilho doce, farinha de arroz, farinha de linhaça, fécula de batata, goma xantana, sal e água. Você ainda aprende a rechear e fazer um molho branco delicioso.
No lugar do creme de soja, essa receita usa o leite de aveia, que pode ser feito em casa e é mais barato. Além de molho de tomate, mostarda amarela e temperos saborosos, vai ser impossível não repetir esse prato!
Além de cogumelos frescos, palmito, cenoura, abóbora e conhaque dão um sabor especial à receita. Para o molho, você aprende como preparar um usando ketchup, leite de coco, mostarda, shoyu e pimenta-do-reino.
Essa receita não é difícil de preparar, mas o passo a passo deve ser seguido certinho. A mandioca é misturada aos outros legumes e temperos antes de cozinhar na frigideira, o que a deixa com uma textura muito interessante.
Essa é uma receita que fica pronta em poucos minutos e é uma ótima opção de acompanhamento para o arroz.
Nessa receita, você aprende como preparar a sua própria massa. Para completar o sabor da fruta, foi escolhido amido de milho para dar uma crocância à massa.
Essa receita deliciosa de strogonoff fit vegano é perfeita para um almoço de domingo. Aqui os ingredientes principais são o grão-de-bico, o palmito e os cogumelos frescos. Você pode servir com arroz integral e batata palha.
Receitas veganas para lanche
O antepasto pode ser comido com pães, torradas, saladas ou até mesmo puro. Além de ser uma receita muito gostosa, pode ser guardada na geladeira por até uma semana.
A maionese de abacate é um preparo perfeito para comer com pães, torradas e o que mais você quiser. Confira como preparar e tenha esse preparo delicioso em casa!
A massa desse petisco é feita com batatas cozidas e amassadas, milho, ervilha, cebola e temperos. Depois que a massa estiver pronta, basta empanar em farinha de milho e fritar.
Essa é uma receita muito fácil de preparar, e o interessante dela é que mudando os temperos usados, você consegue um sabor completamente diferente. São práticos para carregar no dia a dia e comer em qualquer lugar.
Essa é uma opção muito saudável de um lanche prático. Como não leva açúcar como um dos ingredientes, a banana e o mel é que adoçam a receita.
Aproveite essa planta PANC da melhor forma possível. Aqui, o peixinho da horta é empando em uma mistura de amido de milho com água e depois passado na farinha de milho. Depois ele é assado e fica bem crocante. Experimente!
Para preparar essa receita, você só precisa deixar de molho o feijão, triturar no processador, misturar todos os ingredientes, fazer bolinhas e levar para assar. É uma opção de lanche prática e saudável.
Para preparar esse prato, você vai precisar de poucos ingredientes: castanha-de-caju, suco de limão, levedura sabor queijo, dente de alho, sal, cúrcuma e água. Essa é uma receita que não é demorada e o resultado é uma delícia!
A massa do crepe é bem simples de ser feita. Para o recheio, a sugestão é tofu refogado com brócolis ao alho e óleo.
Nessa receita, você aprende como preparar uma massa de wrap superprática e rápida. Para rechear, a dica é usar alface, tomates-cereja, beterraba e cenoura.
Quer servir algo saboroso em poucos minutos? Para preparar esse petisco, basta cortar a abobrinha e, depois, misturar com tomates secos, alcaparras, amêndoas e hortelã. Finalize com um molho de tahine com suco de limão.
Essa é uma receita bem rápida de preparar e fica com um ótimo gosto de temperos. Além de ter um ótimo sabor, você também pode congelar a massa.
A massa desse salgado é feita com grão-de-bico cozido, farelo de aveia e temperos. Muito fácil de ser feito, ele pode receber qualquer recheio, seja de legumes, cogumelos, carne vegetal ou o que o coração mandar!
Esse pão é muito comum para acompanhar todas as refeições no Oriente Médio. Seu preparo é rápido e possui dois ingredientes como base: farinha de coco e água.
As receitas mais tradicionais de quiche levam muito queijo, tornando a receita gordurosa e pesada. Nesse caso, a receita substitui o queijo por creme branco vegetal. O recheio é cremoso e cheio de sabor!
Nessa receita, você vai precisar de cacau em pó, açúcar mascavo, leite e óleo vegetal, fermento em pó e chocolate vegano picado. O resultado é irresistível e vai te fazer pedir mais!
Esssa é uma sugestão para preparar diversos lanches que você tenha vontade! A carne de jaca é saborosa, além de trazer inúmeros benefícios à saúde. Use em tapiocas, coxinhas e até mesmo para rechear tortas salgadas!
Receitas veganas para jantar
Receita ideal para o jantar, esse quibe de forno vegano une a farinha de quibe com a proteína de soja. Além disso, você pode rechear com queijo branco de sua preferência. Fica delicioso e você precisa conferir!
Para que o seu hambúrguer fique mais saboroso, a sugestão é acrescentar cebola e salsa na hora do preparo, além de farinha de aveia, óleo, sal e outros temperinhos.
Nessa receita, você aprende a preparar um delicioso hambúrguer de feijão com quinoa. Para incrementar o sabor, o preparo ainda leva beterraba, castanha-do-pará, cebola e molho de pimenta.
Essa é uma receita muito prática que fica pronta em apenas 20 minutos. Para dar um sabor especial ao prato, você pode trocar a manteiga por óleo de coco, e usar amêndoas, damascos, salsinha e uvas-passa.
A salada de quinoa é um prato colorido e delicioso, podendo servir como acompanhamento ou refeição principal, caso esteja procurando algo mais leve. É só acrescentar rúcula, tomates-cereja, queijo vegano, cenoura e rabanetes aos grãos e está pronto!
Como a lentilha deve ser deixada de molho na água por 8h, essa é uma receita que requer um pouco de planejamento. É uma boa sugestão de prato para servir em um jantar especial.
Para preparar esse creme, você só vai precisar de moranga, cebola, alho, azeite, leite de coco, gengibre, pimenta-do-reino e sal. Essa receita é feita em poucos instantes.
Esse prato é feito com grão-de-bico, berinjela e pimentão vermelho. Para deixar tudo mais delicioso, o preparo é acompanhado de pimenta síria, hortelã e açafrão-da-terra.
Nessa receita, a berinjela é cortada em cubinhos, deixada de molho, grelhada e depois coberta com shoyu, finalizada com cebolinha e gergelim.
Para fazer o purê desse escondidinho, a receita indica utilizar inhame, mas você pode usar mandioca ou batata. Para preparar o recheio, é só refogar o shitake com cebola e alho, e acrescentar shoyu.
Essa é uma receita típica de Portugal, que é bem simples de ser feita. Você só precisa cozinhar as batatas, depois as enrole em um pano e de um leve murro (não é necessário esmagar as batatas). Depois disso é só colocar as batatas em uma forma com azeite, alecrim e sal grosso.
Esse hambúrguer fica úmido e macio. Além do grão, a receita leva cenoura, cebola, aveia em flocos, alho, cebolinha, gergelim e farinha de trigo (ou arroz).
Essa é uma receita que leva poucos ingredientes, mas muito bem temperados. Além de delicioso, o prato também fica bem cremoso devido ao creme de tofu.
A lista é um pouco extensa, mas o resultado vale a pena todo o trabalho na cozinha! A combinação de curry, com leite de coco, pimenta-de-caiena, gengibre, coentro, noz-moscada, açafrão-da-terra, entre outros ingredientes, faz com que esse prato seja irresistível!
Esse prato é feito com macarrão de yakisoba, mas pode ser substituído por bifum, um macarrão feito de arroz. Ele é bem comum na cozinha oriental e fica cozido mais rápido que um miojo. Cogumelos e tofu cozidos e um caldo à base de missô também são usados para preparar esse prato.
Essa é uma pizza bem diferente das tradicionais, começando pela sua massa, feita com beterraba. O recheio é feito com um creme de couve com castanha-de-caju, e também leva tomates fatiados, orégano e brotos. Você pode acrescentar outros recheios de sua preferência.
O bobó é um prato da culinária africana muito apreciado no Brasil e, por isso, tem várias versões. Essa vegana com cogumelos, inhame, mandioca e vegetais é saborosa e muito nutritiva.
Que tal dar uma cara brasileira para uma receita de outro país? Originário do Peru, o ceviche é um prato baseado em peixe cru marinado em suco de limão, mas essa versão substitui a carne branca por banana-da-terra. O resultado final é uma comida fresquinha, saborosa e muito diferente!
Receitas veganas de sobremesa
Aquele bolo de milho não podia ficar de fora dessa lista. Além de vegano, esse bolo é super nutritivo e não contem nem glúten e nem lactose.
Esse doce fica úmido e supercremoso. É só levar os ingredientes para a panela e mexer bem.
Essa é uma torta que chama a atenção pela aparência e pelo sabor. Com uma massa é feita com oleaginosas, chia, aveia e tâmaras. O recheio é bem aromático, pois é feito com chocolate, banana-prata, abacate, baunilha e óleo de coco.
Para preparar esse bombom, você vai precisar de Whey, mel, a fruta e chocolate 70% ou cacau.
Essa trufa deliciosa e saudável leva apenas damasco seco, coco ralado, Whey e água. A receita é bem prática e ótima para quando surge a vontade de comer algo doce.
Essa é uma receita de bolo bem simples, mas que é uma deliciosa opção de sobremesa. Ele fica fofinho e bem molhadinho. Vem conferir!
Essa é uma receita de sobremesa saudável. Para preparar esse doce, você vai precisar de leite de castanha-de-caju, adoçante, café, cacau vegano, tofu orgânico e nibs de cacau.
Para preparar o bolo, você só precisa misturar todos os ingredientes da massa e levar ao forno por meia hora. Sirva com uma calda de paçoca com leite vegetal, amido de milho e açúcar. Você vai se surpreender com o sabor e textura!
Além de levar cacau em pó na massa, esse bolo também conta com um recheio e uma cobertura de chocolate que garantem uma sobremesa para lá de especial. Fica molhadinho e super cremoso.
Essa é uma receita em que os ingredientes apenas a massa precisa ir ao forno. A massa da torta é feita com aveia em flocos. O recheio é feito com castanha-de-caju, ágar ágar, açúcar demerara, bananas-nanica e água. A cobertura fica por conta de uma mistura de aquafaba, açúcar, baunilha e canela.
Aqui, você aprende a fazer um sorvete que tem como base apenas manga, hortelã, chia e bananas congeladas.
Esse doce super comum na culinária brasileira não podia ficar de fora dessa lista. Ele é feito com cacau em pó, leite de amêndoas, adoçante, óleo de coco e extrato de baunilha.
O preparo dessa receita leva apenas 30 minutos, mas antes de servir, é necessário deixar o doce descansar por 3h na geladeira.
Esse pudim é bem diferente do tradicional. É feito basicamente com leite de coco, leite de castanhas, açúcar, tapioca e coco ralado. A cobertura é uma mistura de chocolate meio amargo com leite de amêndoas e o resultado é espetacular!
Se você gostou dessa seleção, aproveite para conferir estas receitas de queijo vegano que podem ser utilizadas no preparo de vários outros pratos!
Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram