20 receitas para o frio: pratos quentinhos e aconchegantes

A temperatura pode cair, mas nossa cozinha continua fervendo! Preparamos uma lista com receitas para o frio. Escolhemos pratos quentes, aconchegantes e fáceis de preparar. Há opções de sopa, caldo, polenta, risoto, massa, carne e fondue. Essa é a hora de abrir um vinho tinto e caprichar nos temperos intensos. Vamos aproveitar o inverno com muito sabor e variedade.

É difícil a mesa brasileira que nunca tenha visto um prato de sopa de legumes. O segredo dessa receita tradicional está em cozinhar os legumes na ordem certa e adicionar o macarrão no momento exato para garantir uma textura uniforme. Acompanhe o passo a passo.

Publicidade

Se tem uma combinação que dá certo, é frango com creme de batata. E fica melhor ainda com cubinhos de bacon para trazer um toque defumado. Preparamos o creme com bastante queijo. Sirva com arroz branco e batata palha.

Uma ótima receita para você aproveitar o arroz cozido do dia anterior. Preparamos um refoga com frango desfiado, milho, ervilha, azeitonas, molho de tomate e temperos. Depois, misturamos o arroz com esse refogado, colocamos na travessa, cobrimos queijo e levamos para gratinar.

Nessa receita, você aprenderá a preparar uma polenta perfeita, sem gruminhos, levemente amanteigada e com um toque de parmesão. A textura fica cremosa, mais para polenta mole, que é o ponto ideal para servir com o molho de carne moída.

Em menos de 30 minutos, você prepara essa sopa de abóbora. Amassamos a cabotiá cozida grosseiramente para enriquecer a textura do caldo. O preparo leva um mix de legumes: vagem, cenoura, ervilha e milho. Vale usar seus temperos preferidos.

Publicidade

O segredo de um bom ragu é trabalhar bem o caldo, cozinhando lentamente para estruturar o sabor. A carne deve ficar macia, desmanchando. Isso daqui com uma polentinha, creme de milho ou batatas assadas... huum, que delícia! Confira a receita.

Creme de milho que fica pronto em menos de 15 minutos? Temos, sim. E a receita é muito fácil. Reservamos um punhado de grãos de milho para acrescentar ao creme, deixando-o com textura. Ótima opção para servir com ragu, mocotó e outras carnes com molho.

Um mocotó bem quentinho, servido com arroz e farofa - e a gente não quer guerra com ninguém. Também combina muito com pão. É um prato que aquece e oferece sustança. Confira o passo a passo.

Um prato muito popular na culinária brasileira. A vaca atolada combina costelinha bovina com mandioca. Cozinhamos na panela de pressão para a carne ficar bem macia. Uma dica de acompanhamentos: arroz branco, farofa e couve refogada.

Aquela carne de panela que desmancha na boca. Utilizamos acém, pois é um corte ótimo para cozimento longo. O molho fica muito saboroso, enriquecido com os sucos da carne. Combina muito com polenta ou purê cremoso.

Publicidade

Mungunzá é um prato nordestino preparado com canjica-amarela, bacon, paio, costelinha e carne-seca. Fica colorido, com caldo grosso e levemente apimentado. Sua intensidade de sabor combina com o clima frio. Sirva com uma farofa de sua preferência.

Receita de vó! Nossa canjiquinha ganha uma combinação de linguiça defumada e bacon. Se você preferir, pode substituir por frango desfiado. Para mais sabor, use um caldo de legumes caseiro, ao invés de água, para cozinhar a quirerinha.

Um jantar especial, ou romântico, combina muito com fondue de queijo. O destaque dessa receita é a combinação de queijo gruyère e emmental, resultando em um sabor suave. Para trazer um toque cítrico, utilizamos vinho branco e conhaque.

Esse fondue é uma ótima opção para quem gosta de sabores intensos - combinamos mussarela e queijo parmesão. O preparo é simples, não precisa de uma panela prórpria para fondue, o mais importante é manter o creme aquecido.

Dias frios combinam com sabores mais intensos. Nesse risoto, o filé-mignon se destaca. Se quiser, acrescente queijo gorgonzola, que combina muito com carne vermelha. Na hora de servir, harmonize com vinho tinto.

Publicidade

Um prato mato-grossense-do-sul, com influências da culinária japonesa. A receita leva macarrão, carne bovina e omelete. Para completar, um caldo de carne com shoyu, levemente agridoce. Fica bom demais!

Todo dia é um bom dia para comer uma feijuca! Porém, quando o clima está friozinho, fica melhor ainda. Nessa receita, preparamos uma feijoada completa, equilibrando carnes, defumados e dessalgados. Cozinhamos lentamente, sem pressão, para o caldo ficar bem encorpado.

Um prato tradicional da culinária mineira. O caldo de kenga é preparado com mandioca, milho, frango desfiado e outros ingredientes. Utilizamos a água do cozimento do frango para bater a mandioca e o milho no liquidificador, resultando em um caldo mais saboroso.

Quando a lasanha sai do forno quentinha, com o queijo borbulhando, não há quem resista! Escolhemos um preparo simples, com um molho de tomate bem temperado e carne moída sequinha. Utilizamos massa seca, que pode ser substituída por massa fresca.

Um caldinho de mandioca com bacon aquece o corpo e o coração. Receita perfeita para uma noite de inverno. O preparo é bem simples, com ingredientes acessíveis. Acompanhe o passo a passo. Sirva com torradas.

Para o dia a dia, vale preparar caldos, separar em porções individuais e congelar. Facilita muito a rotina e você sempre terá uma refeição caseira para os dias frios. Um jantar especial, pede risoto, fondue, lasanha ou arroz de forno.

Pratos da culinária caipira, como canjiquinha, mungunzá, polenta, mocotó, creme de milho e outros, trazem um aconchego especial, com memórias afetivas. Confira mais receitas para o inverno, inclusive com opções de sobremesas e bebidas. A gente não despensa um chocolate quente.

Publicidade

Avalie esta lista de receitas:

Média: 5.0 ⭐ (6 avaliações)
Suélen Dominguês
curadoria feita com por

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.

minhas listas instagram

instale o app grátis do receiteria

não ocupa espaço e você tem acesso fácil a todas as nossas melhores receitas!