Baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, a dieta mediterrânea evita o consumo de produtos industrializados e comidas congeladas. Com pratos práticos e deliciosos, essa dieta promete deixar todo mundo satisfeito e feliz! Dá só uma olhadinha nas opções a seguir:
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Entradas
Crocante e, ao mesmo tempo, refrescante, essa opção de brusquetas de abobrinha é uma ótima maneira de deixar a entrada de qualquer refeição mais gostosa e com aquela cara de dieta mediterrânea. Vale a pena conferir a receita completa!
Publicidade
Historicamente, o homus é uma parte essencial da culinária árabe há séculos, mas seu consumo e popularidade se expandiram globalmente nas últimas décadas. Essa delicia é basicamente uma pasta cremosa feita de grão-de-bico cozido, tahine, alho, suco de limão e azeite de oliva!
A palavra "antepasto" tem origem italiana e é usada para se referir a um prato servido antes da refeição principal. E quem gosta de berinjela vai se apaixonar por essa receita clássica e que pode ser apreciada a qualquer hora do dia.
Sinônimo de praticidade e sabor, a pasta de berinjela na airfryer fica pronta em menos de cinquenta minutos e combina demais com um pedaço de pão caseiro bem gostoso! Se quiser agregar um toque apimentado, adicione um pouco de pimenta-síria, ok?
Quem não consome ingredientes de origem animal, vai ficar encantado por essas brusquetas de berinjela veganas! E para deixar a entradinha bem cremosa é preciso ter em mãos um bom queijo vegetal, ok? Finalize com manjericão e aproveite.
Publicidade
Extremamente saboroso e refrescante, a terrine de gorgonzola e figo é ideal para comer acompanhado de uma torradinha ou fatia de pão integral caseiro! Para a base, você vai precisar de uma boa quantidade de cream cheese, ok?
O babaganoush é um prato da culinária do Oriente Médio, especificamente associado à cozinha libanesa. Trata-se de uma pasta feita à base de berinjela assada, tahine (pasta de gergelim), alho, suco de limão e azeite de oliva. Ou seja, impossível de resistir, não é mesmo?
Quer surpreender os seus convidados com uma comida gostosa logo na entrada? Então, aposte nesse toast de salmão com cream cheese! A dica de ouro é usar um salmão em lâminas para carpaccio, assim o sabor não fica muito forte, mas sim incrível!
Em busca de praticidade? Então, invista nesse antepasto de berinjela de panela. Aqui, você não precisa levar o recheio ao forno, ou seja, perfeito para quem não tem esse eletrodoméstico em casa. A dica é consumir 24 horas após a finalização do preparo, pois a cada dia o sabor fica mais acentuado e delicioso!
De origem francesa, a terrine é uma excelente opção de entrada, pois pode ser apreciada com pães, torradas ou outras delícias. E quem gosta de peixe vai se apaixonar por essa versão de terrine de salmão defumado com pesto. Uma maravilha!
Publicidade
Lanches
Pronto em menos de vinte minutos, esse wrap mediterrâneo é uma ótima alternativa de lanche para aquelas tardes quentes do verão tropical brasileiro. O recheio fica por conta de uma combinação de queijo feta, pimentão, beterraba, azeitonas e temperinhos diversos.
Com o calor do verão nada melhor do que um lanche fresco e bem leve, não é mesmo? E para os dias de altas temperaturas, a dica é esse sanduíche natural de atum simples. Se quiser uma opção leve, opte por um peixe sem muito óleo, ok?
Mega curinga, essa receita de pão integral precisa estar anotada no seu caderninho. E para fazer essa delícia, você vai precisar dos seguintes ingredientes: fermento biológico seco, sal, ovos, azeite, açúcar demerara ou mascavo e um pouco de água morna!
Esqueça aquelas versões industrializadas e cheias de conservantes dos mercados! Com essa receita de wrap fit integral fácil, você consegue preparar uma massinha prática e mega versátil. Aqui, a dica de recheio é uma combinação de alface, pepino, cenoura e cream cheese.
Outra delícia sem carne, esse sanduíche vegano é recheado com a famosa carne de casca de banana. Além disso, você também vai precisar ter em mãos molho de tomate, vinagre de maçã, açúcar mascavo, mostarda, molho inglês, páprica, cebola, alho e temperinhos adicionais que você preferir.
Publicidade
Impossível pensar em um lanche da dieta mediterrânea e não lembrar do peixinho mais popular da atualidade: o salmão. E quem também está restringindo o consumo de glúten vai se apaixonar por esse roll de salmão low carb!
Outro lanche delicioso e rico em proteínas, o wrap de salmão defumado com avocado é ideal para ser saboreado em suas tardes ou naquela festinha com os amigos na beira da piscina.
Agora, quem não consome carne deve investir nesse sanduíche com berinjela! Se quiser um lanche ainda mais leve, use um pão de forma integral. Já o recheio também conta com cream cheese de castanha-de-caju, tomate, rúcula e temperinhos a gosto.
Saladas
Colorida e mega saborosa, a salada grega é aquele tipo de opção que todo mundo adora! E o mais legal é que ela é composta por ingredientes que você encontra com facilidade em qualquer mercado, como tomate, pepino e azeitonas.
Uma explosão de cores e sabores, a salada de repolho com cenoura é mega saudável e muito prática de ser feita. O destaque dessa delícia fica por conta do tempero que é feito com sal, azeite, orégano, gotas de limão, creme de leite e maionese.
Rica em proteínas e fibras, essa salada de grão-de-bico simples é um dos grandes destaque da dieta mediterrânea. Afinal, ela contém vários nutrientes essências para o corpo e de quebra é deliciosa! Vale a pena conferir e testar em casa.
Pra lá de refrescante, essa salada mediterrânea de lentilhas é a escolha mais indicada para almoços de domingo com a família – em especial em dias mais quentes! Acompanhada de um molho à base de suco de limão e mostarda, ela fica incrível.
Um mega clássico de dieta mediterrânea, a salada de quinoa tem ganhado adeptos em solo tupiniquim, isso graças ao seu sabor delicioso e versatilidade de preparo. Essa versão, por exemplo, também leva queijo feta e pimentão vermelho. Uma delícia!
Está muito quente aí na sua cidade e a vontade de comer algo mais pesado é zero? Então, que tal investir nessa salada de berinjela deliciosa, refrescante e completa? Na hora de temperar, a dica é investir em ervas frescas, como orégano e cheiro-verde.
Se você está precisando adicionar mais proteínas, ferro, fibras e vitaminas na sua dieta, então a dica é investir nessa salada de lentilha, que também é mega fácil de ser feita. Para que o grão fique mais macio e fácil de cozinhar, deixe de molho por pelo menos uma hora, ok?
Publicidade
Mega indicada para quem está em um nível mais avançado de receitas da dieta mediterrânea, a salada de figos com molho de gorgonzola também leva as seguintes folhagens: rúcula, alface e hortelã fresca. Ou seja, não tem como dar errado, não é mesmo?
O tabule é uma salada tradicional da culinária do Levante, que abrange países como Líbano, Síria, Israel, Palestina e Jordânia. Ela é conhecida por sua combinação refrescante de ingredientes e sabores vibrantes, como pepino, triguilho e suco de limão.
Linda e mega gostosa, a salada de repolho cru é muito indicada para quem não dispensa aquela refeição com folhas mesmo na correria do dia a dia. Quem gosta de diferenciar pode substituir o vinagre por um pouco de suco de limão-rosa. Fica uma delícia!
Quem gosta da combinação de sabores diferentes vai amar essa salada de agrião com manga, que combina o docinho da fruta com ao amargor da folha verde escura. Caso queira incrementar, a dica é adicionar pedacinhos de queijo branco!
Indispensável para o calor tropical brasileiro, essa salada de folhas verdes é composta por alface, rúcula, couve, maçã, tomate-cereja, caqui, bago de romã e folhinhas de hortelã. Além disso, um delicioso molho de iogurte natural também acompanha essa maravilha.
Acompanhamentos
Que tal uma jantinha mais leve e saudável? Com essa receita de abobrinha mediterrânea, você consegue preparar uma opção deliciosa e que deixa o estômago mais leve, mas bem alimentado. Para o molho, você vai precisar de um iogurte natural bem gostoso, viu?
Quem é celíaco ou segue uma dieta low carb precisa provar esse espaguete de abobrinha ao molho de leite de coco! Além de mais saudável, ele também é delicioso e fresquinho, ou seja, perfeito para os dias bem quentes de verão e primavera.
Agora, se você não dispensa uma boa massa, então essa receita de conchiglione mediterrâneo é para você! Aqui, o recheio fica por conta de filés de merluza e berinjela temperados com alcaparras, folhas de manjericão, alho e tomate-cereja.
Como o próprio nome já denuncia, o cuscuz marroquino é um prato tradicional da culinária do Marrocos e é feito de sêmola de trigo durum seca que é pré-cozida e, geralmente, apenas requer hidratação, não cozimento a vapor. Confira essa receita mega tradicional e se delicie!
Se você é mais chef de cozinha e adora fazer pratos mais elaborados, então esse penne ao molho de salmão com alcaparras vai te conquistar! O destaque de tempero fica por conta do creme de cebola em pó. Ficou curioso? Confira a receita completa!
A moussaka é um prato tradicional da culinária dos Bálcãs e do Oriente Médio. A versão mais conhecida é composta de camadas de berinjela fatiada, carne, molho de tomate, às vezes batatas e um molho bechamel. Confira!
O tzatziki é um molho ou condimento popular na culinária grega! Trata-se de uma mistura cremosa feita principalmente com iogurte, pepino, alho, azeite de oliva e ervas, como hortelã e/ou endro. Refrescante, ele pode ser utilizado como acompanhamento para carnes grelhadas, pães e saladas.
A mjadra é um prato tradicional do Oriente Médio feita tradicionalmente com lentilhas, arroz e cebolas caramelizadas. E se você quiser deixar o prato mais saudável, a sugestão é usar um arroz integral, ok? Sirva acompanhada de uma salada de folhas bem gostosa e aproveite!
Refrescante e saboroso, o cuscuz marroquino com chá de hortelã é uma alternativa incrível ao tradicional arroz branco brasileiro. Para incrementar ainda mais o prato, a dica é adicionar castanha-de-caju tostada e uvas-passas hidratadas no rum.
Mega perfumado e saboroso, o cuscuz marroquino com salmão é super indicado para quem não é muito fã de carne de boi, porco ou frango. Para deixar o peixinho ainda mais saboroso, tempere com mel, azeite, shoyu, suco de limão e uma pitada de sal.
Pratos principais
Engana-se quem pensa que inovar no almoço do dia a dia é uma tarefa difícil! Prova disso é esse peixe temperado no papelote que promete conquistar todo mundo logo na primeira garfada. Para deixar tudo mais prático, a sugestão é usar um peixe com pouco espinho.
Quer surpreender todos os seus convidados com um prato delicioso e bem levinho? Então, esse penne al limone com salmão é a melhor escolha! Para dar aquela boa incrementada, acrescente amêndoas bem picadinhas, ok? Fica incrível!
Leve e muito gostoso, o peixe na airfryer combina com os dias mais quentes, quando tudo o que você quer é uma comida mais saudável e pouco gordurosa. A dica de tempero aqui é o famoso lemon pepper, que fica uma maravilha com peixes brancos!
O seu almoço de domingo com a família vai ganhar um novo sabor com essa tilápia mediterrânea deliciosa! Mas atenção: o peixe precisa estar inteiro e eviscerado, ou seja, limpinho e sem as vísceras, ok? Na dúvida, compre em uma peixaria de confiança.
Os apaixonados por peixes com um leve toque agridoce, a dica é esse salmão com molho de maracujá fácil! Se você quiser um prato mais saudável, a dica é substituir o açúcar branco tradicional pelo mascavo ou por mel (na mesma quantidade).
Gosta de pratos refinados e bem saborosos? O atum selado na crosta de gergelim é perfeito! Na hora de temperar, use shoyu, suco de limão, gengibre ralado, azeite, sal e pimenta-do-reino. E atenção: como o peixe não é 100% cozido, é indispensável escolher muito bem a peça, ok?
Super saboroso e prático de ser feito, o salmão no forno combina demais com um arroz integral e uma salada bem fresquinha. Já deixe anotado os ingredientes necessários: azeitona, shoyu, suco de limão, cebola, sal, azeite e um pouco de orégano.
Em busca de um peixe delicioso e que seja bem fácil de fazer? Pois você acaba de encontrar! Mega gostosa, a tilápia assada com manteiga de ervas tem um leve toque de pimenta-dedo-de-moça, que agrega um gostinho picante maravilhoso ao prato.
Agora, se você não tem forno em casa ou está com pressa, então o salmão grelhado é mais indicado. Você só precisa de um filé fresco e sal e pimenta para temperar. Dica de ouro: aqueça bem a frigideira antes de colocar a carne, assim você consegue selar com mais facilidade.
Muito mais fácil de preparar do que você imagina, esse salmão grelhado ao molho de ervas fica pronto em menos de meia hora e é a carne ideal para servir com uma quinoa cozida bem gostosa. Para as ervas, você vai precisar de tomilho, cebolinha, salsinha e manjericão.
Alimentos e opções da dieta mediterrânea são ótimos para o calor tropical do Brasil!
Teste cada uma dessas receitas e tente levar uma vida mais equilibrada e cheia de saúde.
E se você gosta de pratos leves e saudáveis, então aproveite e confira também estas receitas de salmão no forno deliciosas e ricas em proteínas.
Publicidade

Sou escritora, facilitadora de oficinas de escrita e entusiasta da literatura. Ao mesmo tempo, trabalho com planilhas, dados e planejamento estratégico. Amo arte, cultura, culinária e ecologia. Adoro saladas e prezo muito por uma alimentação equilibrada e consciente. Mas dificilmente recuso um docinho.
minhas listas instagram