Desde a infância, o contato com os alimentos é muito importante para uma educação alimentar. Nessa seleção, você encontrará receitas para crianças fazerem. Escolhemos preparos fáceis e divertidos. Deixe-as lerem as receitas e terem autonomia na cozinha. Porém, sempre que achar necessário, principalmente quando o modo de preparo demanda trabalhar com fogo, esteja por perto auxiliando no processo.
É hora da diversão! Com apenas 3 ingredientes, é possível preparar uma mousse de limão. Uma criança consegue fazer sem dificuldades. É só colocar tudo no liquidificador e bater. Depois, transfere para uma travessa e leva para gelar.
Publicidade
Receita sem fogão! No liquidificador, vai iogurte natural, banana e morangos congelados, leite de coco em pó (que pode ser substituído por outro leite em pó de sua preferência. Bate, bate e bate, até obter uma mistura uniforme e leve para gelar.
Você vai precisar de apenas 2 ingredientes: cobertura de chocolate e confeitos coloridos. Para moldar e montar, compre forminhas e cabinhos de pirulitos (ambos facilmente encontrados em lojas de embalagem). É muito divertido decorar os pirulitos.
A massa desse biscoitinho é preparada com manteiga, amido de milho e leite condensado. É só misturar todos os ingredientes e amassar bem. As crianças podem moldar biscoitos no formato que quiserem. Inclusive, vale adicionar um pouquinho de corante alimentício para deixar tudo mais divertido.
Dificuldade para incentivar as crianças a comer frutas? Deixe a experiência mais divertida e interativa. Com a supervisão de um adulto, elas podem cortas as frutas, colocar em um recipiente e misturar. É só isso e a salada está pronta. Durante o processo, explique sobre a importância de cada alimento.
Publicidade
Imagine a criança preparando o seu próprio cookie para colocar na lancheira da escola. O lanche fica muito mais interessante! O preparo é muito fácil, e fica pronto em 3 minutinhos no micro-ondas.
Vamos incentivar nossos pequenos a comerem frutas! Nesse espetinho, vai maçã, abacaxi, uvas e morangos. Depois de montados, os espetinhos são banhados em uma calda de chocolate derretido. Muito melhor que doce industrializado!
Esse sanduíche natural é recheado com um patê de atum muito fácil de preparar. Receita sem fogão! Você pode disponibilizar outros legumes para as crianças soltarem a criatividade na hora de montar o lanche, como pepino, tomate, repolho etc.
O primeiro bolo a gente nunca esquece. Um clássico da confeitaria, o bolo de cenoura é perfeito para passar um momento divertido com as crianças na cozinha e transmitir uma receita que ficará guardada para sempre na memória afetiva.
Essa receita faz sucesso no verão! Para o geladinho não descongelar rapidamente fora da geladeira utilizamos um pouquinho de liga neutra. Entretanto, se você não tiver esse ingrediente, não precisa colocar. Dá para fazer geladinho de vários sabores.
Publicidade
A massa é fácil de preparar, entretanto a parte mais legal é a decoração. Você pode tingir a cobertura com corante alimentício. Disponibilize confeites, gomas comestíveis e granulado colorido para a decoração. Dá até para fazer uma batalha de confeitaria com as crianças.
Uma das primeiras receitas que o brasileiro aprende a fazer é o brigadeiro. Desde criança, é importante ir aperfeiçoando a técnica desse docinho nacional. Esteja por perto para auxiliar nos momentos em que é preciso ligar o fogo.
Deixe a criança responsável pela sobremesa do almoço de família. Ela vai ficar toda orgulhosa de ter ajudado. O preparo da gelatina colorida é muito simples e o resultado entrega uma sobremesa festiva. Auxilie no processo quando necessário.
Que tal fazer uma tarde ou uma noite do cachorro-quente? As crianças podem ajudar no preparo do molho de salsinha, porém a parte mais divertida é quando cada pessoa pode montar o seu lanche. Inclusive, vale disponibilizar outras opções de recheio, como milho, purê de batata, frango desfiado, cubinhos de bacon etc.
Com essa receita, até a gente volta a ser um pouco criança. Tem gostinho de infância e o preparo é divertido. o picolé é moldado dentro dos pacotinhos de bolacha. Também é possível utilizar qualquer outro molde de sua preferência.
Publicidade
De uma atividade divertida pode nascer grandes chefes de cozinha. Sempre que possível, faça uma atividade culinária com as crianças, deixe-as escolherem a receita e assumirem a cozinha. Você será o ajudante atento a cada processo.
Quando terminar as opções dessa lista, não se preocupe, temos muitas outras receitas divertidas e saudáveis. Com a prática, vale aumentar o grau de dificuldade dos preparos e, cada vez mais, deixar as crianças assumirem os utensílios da cozinha. Elas vão ganhando confiança e experiência.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram