45 receitas para café da tarde: hoje eu vou me mimar

No meio do dia, é precioso a gente parar, respirar e tirar um tempinho para o café da tarde. Nesta lista, você encontrará receitas variadas, incluindo salgadas, doces e bebidas. Há opções rápidas, simples, para lanches individuais e para reunir bastante gente. Vai um bolinho de fubá, cookies, pudim, cuca, pão de queijo, sanduíche, torta etc. Claro, sempre é válido passar um café fresquinho.

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Doces

oferecido por Harald

Pode ter pipoca no café da tarde sim, mas não é qualquer pipoca! Aqui, ela ganha uma calda de chocolate bem docinha. Confira o passo a passo com dicas para a pipoca não murchar durante o preparo.

Publicidade

Imagina uma broa de milho saindo do forno quentinha, você passa uma camada de manteiga que derrete... nossa, já pode trazer a minha xícara de café. Isso é bom demais! Além de ser fácil de preparar, a receita rende bastante.

Perfeito para um café da tarde aconchegante. Para fazer os sequilhos, você vai precisar de leite condensado, manteiga e amido de milho. A receita rende bastante - dá para fazer biscoitos para a semana inteira! Assa em 15 minutos.

Acredite, é possível preparar um bolo sem fermento! Combinamos leite condensado, leite e leite de coco. A massa fica bem molhadinha, com uma textura que lembra pudim. A caixinha de leite condensado se transforma no medidor de ingredientes oficial dessa receita.

Uma travessa de arroz-doce na mesa de café da tarde - não tem combinação melhor. Essa receita entrega um preparo fácil, com caldo grosso, arroz macio e doçura equilibrada. Para aromatizar, utilizamos canela, que pode ser combinada com cravos.

Publicidade

Também conhecido com bolo de nada, o bolo simples ganha esse nome porque é preparado com ingredientes do dia a dia. Para saborizar a massa, usamos essência de baunilha, entretanto, se você não tiver, não precisa colocar. O que não pode é o café da tarde passar sem um bolinho.

Se você servir essa cuca alemã, as visitas vão pedir para voltar mais vezes. É uma receita que sai do comum, combinando massa fofinha, babana, doce de leite e farofa doce crocante.

Essa empadinha é a prova que, muitas vezes, menos é mais. Você não precisa de uma lista gigante de ingredientes para preparar um doce saboroso. Preparamos uma massa amanteigada simples, recheamos com leite condensado e levamos para assar. No forno, o leite condensado ganha consistência de doce de leite.

oferecido por Harald

Um cookie com massa chocolatuda e gotinhas de chocolate para deixar tudo melhor ainda. Um ponto importante é deixar a massa descansar na geladeira por, pelo menos, 2 horas. Isso garante a textura crocante. Na hora de assar, leva menos de 20 minutos.

Principalmente para os dias quente, uma torta de limão refrescante vai muito bem no café da tarde. O preparo é simples e fica pronto em minutos. Entretanto, a torta precisa de algumas horas na geladeira para ganhar consistência.

Publicidade

Um bolo sem glúten para todo mundo comer junto.Ao invés de farinha de trigo, combinamos utilizamos fubá, que combina muito com o sabor do milho. Para a massa ficar fofinha, é importante seguir as proporções exatas da receita.

Se as bananas estiverem bem madurinhas, você nem precisa colocar açúcar no bolo. É fácil de preparar e os ingredientes são acessíveis. Ele fica com a textura bem macia e úmida. Confira a receita!

Um dos bolinhos mais amados do Brasil. Com ingredientes do dia a dia, você prepara o clássico bolinho de chuva. Após frito, ele fica sequinho e bem macio. Na finalização, não pode faltar açúcar e canela.

Destaque das vitrines de padaria, o sonho é um pãozinho doce recheado, frito e polvilhado com açúcar e canela. Aqui, apostamos no recheio clássico, a goiabada. É possível substituir por doce de leite, ganache, creme branco doce ou que você preferir.

Quando a gente pensa em café da tarde, não tem como não pensar nele: o clássico bolo de fubá! Essa receita entrega uma massa fofinha e leve. Se quiser, você pode acrescentar erva-doce, goiabada ou queijo parmesão ralado.

Publicidade

oferecido por Globo

O aroma que a cozinha ganha com esse bolo não tem como descrever! Preparada com sujo de laranja natural, a massa fica molhadinha e úmida. O sabor entrega um equílibrio entre o cítrico e doce.

Para preparar o pudim, você vai precisar de apenas 3 ingredientes: ovos, leite integral e leite condensado. Já a calda clássica de caramelo leva açúcar e água morna. A textura fica bem levinha, chega a desmanchar na boca.

oferecido por Globo

Aprenda a preparar um bolo de chocolate que fica molhadinho. Para isso, é preciso seguir os detalhes da receita, por exemplo, usar água e óleo mornos. Também evite bater a massa em excesso para não ativar o glúten.

oferecido por Globo

Só de pensar em um bolo de cenoura, a boca já enche de vontade. Melhor ainda quando ele ganha uma calda de chocolate. Essa receita entrega um bolo bem fofinho e é fácil de preparar.

As bananas tudo madurando, correndo o risco de estregar... nem pense em jogar fora! Vamos preparar um doce bem rapidinho, leva menos de 20 minutos no fogo. Perfeito para comer com pão.

Salgadas

Esse bolinho assado de polvilho azedo fica muito parecido com pão de queijo, inclusive, se você quiser, pode adicionar queijo ralado à massa. Assamos em forminhas de cupcake, porém também é possível fazer um bolo grande em uma assadeira.

Prepare-se, pois essa receita tem tudo para se tornar a sua receita oficial de torta de frango! A massa é preparada no liquidificador e o recheio fica pronto em minutos - você pode acrescentar outros ingredientes e temperos de sua preferência.

Isto mesmo, você só precisa de 3 ingredientes: mussarela, ovo e amido de milho. Então, é só misturar tudo e modelar os bolinhos. Antes de levar para fritar, deixe os bolinhos descansarem no congelador por 30 minutos - isso garante uma casquinha crocante.

Um pão de queijo fresquinho e caseiro, não tem nada melhor! Ele fica com uma casquinha crocante e o interior elástico, com aquele puxa-puxa característico. Se tiver em casa, vale acrescentar queijo parmesão ralado.

oferecido por Globo

Uma massa amanteigada, com textura granulada, que desmancha na boca. Para o recheio, um frango bem temperadinho - é importante que ele não fique com excesso de líquido, pois pode interferir na massa. E temos a combinação perfeita da famosa empadinha.

Publicidade

Um café da tarde digno de padaria pede coxinha! No preparo, consideramos textura da massa, recheio, empanamento, sabor e fritura. Acompanhe o passo a passo e aprenda a preparar o salgado mais popular do Brasil.

Um sanduíche é sempre bem-vindo ao café da tarde. Aqui, o destaque vai para o recheio de frango desfiado com iogurte - fica cremoso na medida certa. Preferencialmente, use ingredientes frescos. Para acompanhar, um suco de sua preferência.

De origem italiana, a focaccia é um pão achatado e com recheio. Durante o preparo, não se assuste, a massa realmente fica mais pegajosa. Se ela estiver dura, o resultado será massudo. Pode soltar a criatividade no recheio.

O destaque dessa receita é a massa de pastel - o preparo é muito fácil. Para rechear, fizemos um refogado de frango desfiado, no entanto você pode usar outros recheios de sua preferência. No forno, assa em 20 minutos.

Se tem um patê mais fácil de preparar que esse, eu ainda não ouvi falar. É só colocar os ingredientes no liquidificador e bater para incorporar. Dica: não bata em excesso, pois o patê fica mais interessante com alguns pedacinhos de azeitona ao invés de muito pastoso.

Cada mordida é um crec de tão sequinho que esse biscoito de polvilho fica. Entretanto, na hora de fritar, fique de olho na temperatura do óleo, pois, se ele não estiver quente o suficiente, o biscoito vai encharcar.

Entre os lanches rápidos, a tapioca merece o pódio! Na receita, confira o estilo Receiteria para a massa não ficar cheia de gruminhos e não ressecar. O resultado é uma tapioca bem fininha que você pode rechear como preferir.

O patê de frango também está entre os clássicos do café da tarde. Você pode passar na torrada, montar lanche, servir com bolacha... o preparo é muito simples e leva menos de 10 minutos - se você já tiver frango cozido e desfiado na geladeira.

É possível fazer pastel em casa sem engordurar o fogão inteiro. Ao invés de frito por imersão em óleo, preparamos nosso pastel na air fryer. Confira as dicas para a massa ficar crocante e não ressecar.

Inspirado na pizza tradicional de Bauru, esse lanche leva queijo, presunto, tomate e oregáno. O pão de forma serve de base para o recheio e fica com uma casquinha bem crocante. Aprovadíssimo!

oferecido por Globo

Mesmo quem nunca entrou em uma cozinha consegue preparar essa torta com sucesso. Claro, é preciso seguir as medidas exatas da receita. A gente preparou o recheio em uma tigela, apenas misturando os ingredientes, não precisa ir ao fogo. Confira!

oferecido por Globo

O bom desse pãozinho de batata é que ele não precisa de um longo tempo de descanso. Basta preparar a massa, moldar os bolinhos e levar para assar por 10 minutos na air fryer.

Mesmo que o dia esteja uma correria, faça uma pausa para o café da tarde. A crepioca é uma alternativa rápida e bastante saudável para um lanche delicioso. Além do recheio que utilizamos, você pode soltar a criatividade e fazer suas combinações.

oferecido por Globo

Não é obrigatório, porém é difícil um café da tarde que não tenha pão na mesa. E fica melhor ainda se ele for caseiro. Acompanhe o passo a passo para preparar essa delícia. Atente-se aos detalhes e respeite o tempo de fermentação.

Vai reunir uma galera para o café da tarde? Então, já compra um pão de metro. Você prepara um lanche rápido, caprichado e leve. O patê de milho surpreende na harmonização final dos sabores.

Bebidas

Tira um tempinho do seu dia para preparar essa mistura de capuccino, leva menos de 10 minutos, rende bastante e você pode armazenar. Assim, sempre que quiser, terá um capuccino caseiro. Fica uma delícia para misturar com leite.

Um cafezinho no meio da tarde é quase lei nacional para muitos brasileiros. Entretanto, que tal variar? Aqui, a bebida ganha uma versão gelada e cremosa perfeita para os dias quentes. Precisa ser feita com café solúvel.

Nem só de café se faz um café da tarde. Além de variar nas comidas, é interessante variar nas bebidas. Nossa sugestão é essa limonada suíça, que fica refrescante e levemente cremosa. Sirva bem geladinha.

Preparamos nosso chocolate cremoso com leite, creme de leite, chocolate em pó e açúcar. Não precisa de amido de milho para engrossar, pois o creme de leite garante a cremosidade. Se quiser, acrescente especiarias, como canela ou uma pitadinha de noz-moscada.

Você vai precisar de banana, morango, iogurte, açúcar e gelo. Se preferir, nem precisa adoçar. O smoothie fica com uma textura bem cremosa, entre a vitamina e o sorvete. Dica: você pode congelar as frutas picadas. Assim, nem precisa utilizar gelo.

Se você estiver planejando um café da tarde para bastante pessoas, considere montar um cardápio diversificado, porém coerente. Por exemplo, vale ter bolo, cookies, doce, pão ou sanduíche, patê, pão de queijo e torta salgada. Para beber, sirva pelo menos duas opções, uma quente e a outra gelada.

Já para o dia a dia, um café da tarde individual, tudo depende de seu gosto. Prepare seu bolo preferido, experimente novas receitas e se divirta na cozinha. Para os dias mais corridos, nossa seleção de lanches rápidos traz várias opções deliciosas – venha conferir!

Publicidade

Avalie esta lista de receitas:

Média: 5.0 ⭐ (16 avaliações)
Suélen Dominguês
curadoria feita com por

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.

minhas listas instagram

instale o app grátis do receiteria

não ocupa espaço e você tem acesso fácil a todas as nossas melhores receitas!