Ah, mas você come só alface? Há uma certa crendice de que pessoas veganas não têm muitas opções culinárias. Isso é totalmente errado. Com ingredientes naturais, como legumes, grãos e temperos frescos, é possível fazer a festa na cozinha e comer muito bem. Dá para preparar strogonoff, feijoada, farofa, quibe, nhoque, panqueca e muito mais. Acompanhe nossa seleção de receitas veganas para almoço.
Esse strogonoff é preparado com um leite de aveia caseiro muito fácil de fazer. Se preferir, use um creme de leite vegetal. Além de palmito, utilizamos cogumelos em conserva. O molho de tomate pode ser substituído por ketchup.
Publicidade
Esse bolo de carne vegetal é uma ótima opção para servir em datas festivas. O ingrediente principal é a lentilha. Também utilizamos bastante cebola e temperos. Vale adicionar um pouquinho de fumaça líquida para trazer um sabor defumado.
Uma receita de faláfel tradicional, ou seja, preparado com grão-de-bico cru - é importante deixar os grãos de molho para facilitar na hora de processar. Utilizamos apenas um pouquinho de farinha de trigo para dar liga à massa.
Quem é do time farofeiro, vem com a gente! O preparo é bem simples, com proteína de soja texturizada, creme de cebola e farinha de mandioca biju. Entretanto, se quiser, acrescente outros temperos para deixar a farofa mais temperada, como alho frito, cenoura ralada, pimentões etc.
Uma boa opção para o churrasco! A kafta é preparada com proteína texturizada de soja (PTS), cebola, azeite, orégano, hortelã, pimenta e vinagre. Para dar liga, um pouquinho de farinha de trigo. Sirva com fatias de limão ou molho de pimenta.
Publicidade
A massa do empadão é preparada com farinha de trigo, óleo de coco, um pouquinho de água e uma pitada de sal. O recheio ganha um refogado de palmito com cebola, alho, tomate e azeitona. Também preparamos um creme de castanha com alho-poró.
Um dos pontos mais importantes na hora de preparar esse molho a bolonhesa é a textura da lentilha, ela pode ficar muito mole, caso contrário, vai virar um purê. Sirva com massas, purês ou polentas.
Esse salpicão leva cenoura, uvas-passas, maçã, milho, ervilha, alho. Experimente acrescentar palmito. Para trazer cremosidade, preparamos um creme de inhame com alho. Na finalização, bastante batata palha. Sirva bem geladinho.
Um prato muito aconchegante para os dias frios, com couve-flor, brócolis, cenoura e pimentão. O molho, preparado com leite de coco e curry, fica muito saboroso, com um fundo adocicado. Sirva bem quente.
Com essa receita, você aprende a preparar uma massa de panqueca levinha, sem precisar de ovos para dar liga. Utilizamos água, óleo, farinha de trigo, fermento e sal. Se quiser, acrescente ervas secas ou frescas e especiarias, como cebolinha, salsinha, orégano, pimenta-do-reino etc.
Publicidade
Aquela feijoada do almoço de domingo! O tofu defumado faz toda a diferença no sabor e aroma. Outra possibilidade é acrescentar fumaça liquida. A receita também leva tofu frescal, cenoura, chuchu e batata-doce. Quem gosta, pode incluir embutidos veganos.
Esse nhoque fica bem levinho, levemente adocicado. Você vai precisar de mandioquinha cozida, azeite, sal e amido de milho. Fica perfeito para servir com um molho de tomate caseiro. É possível armazenar no congelador por até 3 meses.
Quem experimenta não diz que essa carne vegetal foi preparada com jaca! A fruta verde possui um sabor neutro e oferece uma textura, depois de desfiada, que lembra carne de frango. Na hora de preparar, capriche nos temperos.
O peixinho da horta é uma planta alimentícia não convencional (PANC), rica em nutrientes. Empanamos as folhinhas em uma misturinha de farinha de trigo temperos e água, depois, passamos na farinha panko e fritamos em óleo quente. Se preferir, faça na fritadeira elétrica.
Esse strogonoff vegano é um dos nossos preferidos! Uma combinação de grão-de-bico, palmito e cogumelos frescos. O molho fit ganha um creme de castanha-de-caju, polpa de tomate e mostarda. Sirva com arroz branco, batata palha e salada de folhas.
Publicidade
Hoje vai ter quibe! Um ponto importante é hidratar a proteína de soja corretamente, espremendo bem para retirar o excesso de água. Apostamos em uma combinação de temperos brasileira e refrescante, com manjericão, salsinha e hortelã.
A abóbora, que pode ser cabotiá ou moranga, é a estrela desse prato! Também utilizamos trigo para quibe, cebola, pimenta-do-reino, sal e cebolinha. Se quiser, adicione algumas folhinhas de hortelã e um pouquinho de suco de limão para fazer um contraste com a doçura da abóbora.
O antepasto de berinjela é uma ótima opção de entradinha - sirva com torradas. Também fica uma delícia como recheio de sanduíches. Em comparação com receitas que vão ao forno, aqui, o preparo na panela é muito mais rápido. Sirva quente ou gelado.
Um arroz festivo para todo mundo comer junto. Vai cenoura, pimentões coloridos, milho verde, ervilha, uva-passa e temperos. Uma festa de sabor. Combina muito com carne assada, saladas frescas e refogados. Confira a receita.
Uma ótima opção de proteína, essa salada leva lentilha, pimentão, cebola, tomate e um mix de temperos. As folhinhas de hortelã trazem uma refrescância muito gostosa. Fique de olho no tempo de cozimento para as lentilhas não perderem a textura.
Viu, é possível comer bem sem colocar ingredientes de origem animal em sua panela. A base da culinária vegana é a criatividade – há muitos ingredientes de origem vegetal que podem fazer parte da sua cozinha.
Como em todo cardápio, um ponto muito importante é manter o prato bem equilibrado, com leguminosas, legumes ou verduras e cereais. Depois do almoço, está liberado um docinho. Confira nossa seleção de receitas de sobremesas veganas.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram