O almoço é uma das refeições mais importantes do dia. Para você organizar sua rotina, fizemos uma seleção com vários pratos acessíveis, incluindo carnes, acompanhamentos, massas, opções vegetarianas e sobremesas. Há receitas que cabem na marmita, vapt-vupt na cozinha, delícias para o domingo e muito mais. Acompanhe e salve aquelas que te deixarem com água na boca.
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Receitas de prato principal
O frango xadrez é um prato oriental que faz sucesso ao redor do mundo todo, e isso acontece porque é uma refeição muito saborosa. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o passo a passo é simples e o resultado é delicioso.
Publicidade
Esse escondidinho combina um purê de batata cremoso com uma camada generosa de carne moída bem molhadinha e queijo mussarela, que derrete no forno. Dica: passe o purê por uma peneira para ele ficar bem lisinho.
Para servir com um arroz branquinho e uma salada de legumes cozidos, que tal uma deliciosa tilápia assada? Para sabores ainda melhores, aposte em sua combinação com creme de cebola, conhecido por seu gostinho característico.
É possível incluir o strogonoff no cardápio da semana sem dificuldades! Acompanhe um passo a passo simples, com cubos de frango, creme de leite, ketchup e temperos. Sirva com arroz e batata palha.
Almocinho cheio de sabores! Prove essa linguiça assada com batatas e bacon - prato principal e acompanhamento em uma mesma forma. O preparo é fácil, porém exige cerca de 50 minutos no forno.
Publicidade
O bife de carne bovina é um dos cortes mais populares na mesa brasileira. Além de trazer praticidade para o dia a dia, é fácil de combinar com arroz branco ou purê. Incrementamos nosso preparo com pimentão, cebola e temperos.
Essa fraldinha na pressão fica deliciosa, suculenta, e vai te fazer não querer outra coisa. Se quiser adicionar um toque de acidez, você pode espremer meio limão antes de servir, fica uma delícia. Confira a receita passo a passo.
O filé de frango é empanado e frito. Em seguida, é coberto com molho de tomate e queijo mussarela. Então, basta levar para gratinar e você terá um filé de frango à parmegiana delicioso. Sirva com arroz, batata frita e salada.
Uma carne nobre com uma receita a sua altura! O picadinho de filé mignon ganha um caldo bem concentrado com bastante bacon e cebola. É importante selar a carne aos poucos para ela não soltar muita água e perder a suculência.
A panela de pressão acelera bastante o tempo de cozimento da carne. Combinamos os cubos de coxão mole com batatas, cenouras, tomate, extrato de tomate, alho, cebola e outros temperos. O molho fica bem concentrado e a carne macia.
Publicidade
Com certeza uma opção saborosa para um almoço em família, seja ele durante a semana ou como um prato especial para um domingo! O queijo e o presunto recheiam como nenhum outro ingrediente é capaz. Experimente!
Rendendo 6 porções, ou seja, o suficiente para garantir um almoço caprichado aos familiares, esse filé de peixe no forno é simplesmente delicioso! Seu modo de preparo é bastante simples, garantindo um prato que combina com acompanhamentos básicos.
Essa receita é o prato principal perfeito para quem quer uma carne gostosa e com preparo prático. O cozimento na panela de pressão também evita que você suje muitas panelas. Confira o passo a passo!
Combinando sobrecoxas com peito de frango em pedaços, esse é um prato assado que ganha ainda deliciosas batatas! Para isso, serão assadas junto da proteína, garantindo um acompanhamento prático e muito saboroso.
Ganhando um molho de tomate combinado com uma finalização de queijo mussarela, essa parmegiana será irresistível! Feita com filés de tilápia, que serão empanadas com ovos e farinhas diversas. Não deixe de experimentar!
Publicidade
Os cubinhos de frango são refogados com pimentões, cenoura, couve-flor e brócolis. Se preferir, use os legumes que estiverem disponíveis em sua geladeira. Para finalizar, usamos mel, que trouxe um toque agridoce.
Essa bisteca de porco vai te conquistar no tempero. Preparamos uma marinada com maionese, alho, sal, chimichurri, tempero baiano, limão, mostarda e azeite. Passe o molho nas bistecas e deixe descansar por, pelo menos, 1 hora antes de levar à air fryer.
Uma receita prática e refrescante para os dias quentes. O melhor de tudo é que não precisa ir ao fogo. Basta picar todos os ingredientes e temperar com uma marinada cítrica. O peixe deve estar fresco para garantir um consumo seguro.
Usamos filé de tilápia, para garantir a escolha de uma carne mais purinha e saborosa! O segredo da crocância é passar os filés em uma mistura de farinha de trigo com fubá antes de fritar. Simplesmente uma delícia!
Uma das maiores dificuldades na hora de preparar lombo de porco é não deixar a carne ressecar. Nessa receita, encontramos o equilíbrio ideal entre o tempo de cozimento e a marinada com vinho branco, que deixa a carne macia e suculenta.
Um peixinho no almoço é tudo de bom, principalmente quando ele é preparado sem excesso de gordura. Nessa receita, o peixe é empanado com farinha panko e levado à air fryer por 20 minutos. Sirva com arroz, salada e fatias de limão para espremer.
Uma combinação que representa muito a culinária brasileira. Primeiro, você frita o bife bovino e, em seguida, um ovo. Na hora de servir, o ovo vai em cima do bife. Fique de olho no ponto da carne para ela não ressecar.
Uma coxa de frango bem suculenta e douradinha. Se possível, deixe a carne posar na marinada de temperos - isso intensifica o sabor. Em 20 minutos na air fryer, você tem um prato principal delicioso.
Almoço de minutos e bastante saudável! O ponto alto desse filé de frango é a marinada, que leva açúcar, sal, coentro, páprica e alho. Isso ajuda a deixar a carne macia. Depois, é só grelhar na frigideira.
Para os dias mais frios, um peixe ensopado cai superbem. Os filés de tilápia são cozidos em um molho com leite de coco, pimentões coloridos e cebola. A cozinha ganha um aroma muito gostoso e o almoço fica pronto em 30 minutos.
Publicidade
Em 20 minutos, você prepara uma carne moída refogada. A base do nosso tempero é uma combinação brasileira clássica: cebola e alho bem refogadinhos. Também usamos outros temperos e um pouco de manteiga.
Receitas de acompanhamentos e saladas
Tradicional em vários restaurantes self-service, essa salada reúne macarrão parafuso, cebola, cenoura, peito de peru, mussarela e outros ingredientes. É perfeita para dias quentes e combina muito com carne vermelha.
Para quem gosta de milho, precisa conferir esse creme fácil de preparar. Tudo o que vai precisar é milho em lata, leite, manteiga, cebola, alho, sal, pimenta, páprica e salsinha. Vai muito bem com um molho de frango.
Bolinho frito, sem precisar de óleo e, o melhor de tudo, com reaproveitamento de arroz amanhecido. A massa leva arroz cozido, queijo parmesão e temperos. Na air fryer, fica pronto em 10 minutos.
O agridoce faz sucesso por aqui! Para temperar a couve-flor, usamos azeite, páprica defumada, sal, açafrão, chimichurri, mostarda e mel. Ao levar à air fryer, fique de olho no tempo de cozimento, que pode variar de uma fritadeira para a outra.
A berinjela é empanada no ovo, na farinha de trigo e na farinha de rosca com queijo parmesão. Isso garante uma crostinha crocante com um sabor salgadinho muito gostoso. Experimente servir com um molho de pimenta ou de alho.
Se você gosta de salada com fruta, essa é uma ótima opção. O repolho e o abacaxi formam um duplinha muito saborosa em saladas. Também preparamos um molho com creme de leite, mel e mostarda, que traz um toque agridoce levemente picante.
Um acompanhamento saudável para deixar seu dia cheio de energia. Primeiro, a batata-doce é pré-cozida - isso evita que ela resseque na fritadeira elétrica. Depois, é só cortar as rodelas e temperar. Usamos sal, páprica e chimichurri. Se quiser, use outras ervas de sua preferência.
Uma conserva japonesa muito apreciada nos restaurantes brasileiros. O pepino deve ser desidrato no sal - depois você precisará lavar bem as rodelinhas para retirar o excesso. O tempero leva vinagre de arroz e açúcar.
Quem é do time farofa, vem com a gente aprender a preparar essa delícia. Caprichamos no bacon, calabresa e ovo. Nosso mix de tempero entrega um sabor apimentado na medida certa.
A salada caesar combina tiras de frango, com alface, parmesão, croutons e um molho à base de maionese. Ela é bastante proteica, por isso oferece saciedade. Para manter o frescor da salada, adicione o molho apenas na hora de servir.
Acompanhamento cremoso e cheio de sabor, esse purê de batata fica pronto em menos de 30 minutinhos. Você vai precisar de batata, leite, sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e manteiga.
O arroz é o tipo de prato que parece fácil de preparar, no entanto exige atenção aos detalhes para ficar perfeito. Aprenda a fazer um arroz branco soltinho. Capriche no refogado de alho e siga as proporções de ingredientes recomendadas.
Você vai precisar de 2 ovos para preparar essa omelete. O recheio de presunto e queijo é despejado na frigideira juntamente com os ovos batidos - assim ambos se integram e ficam uniformes.
Uma opção caseira de seleta de legumes. Combinamos batata, cenoura, vagem e azeitonas pretas. Cozinhe os legumes no ponto al dente - firmes, porém macios. Temperamos com sal, pimenta, azeite e limão.
Vamos de culinária árabe! O tabule leva tomate, pepino, cebola, trigo para quibe, hortelã, salsinha, azeite, limão e sal. O resultado é um acompanhamento refrescante. Para incorporar o sabor, deixe na geladeira por 30 minutos antes de servir.
O melhor amigo do arroz não pode faltar no almoço do dia a dia. Aprenda a preparar um feijão soltinho, temperado com alho, cebola, folha de louro e pimenta a gosto. Confira um truque fácil para o caldo ficar grosso.
Vamos deixar o prato mais colorido com esse refogado de abobrinha que fica pronto em 20 minutos. O preparo também leva bacon, cebola, alho e pimenta. Você pode usar os temperos de sua preferência.
Refrescante, colorida e muito saborosa. A salada primavera combina alface, tomate, manga e palmito. Para temperar, usamos sal, azeite e orégano - cuidado para não exagerar na quantidade desse último ingrediente, pois o gosto pode ficar muito forte.
Uma paixão mundial e um clássico em todo prato feito (PF) brasileiro. Aprenda o segredinho do Receiteria para a batata frita ficar bem crocante - usamos uma técnica de pré-fritura e deixamos as batatas descansarem no congelador.
Rendendo 4 porções bem caprichadas, que tal uma saladinha de tilápia para inovar no almoço? Para isso, os filés serão empanados com ovos e queijo, para a criação de uma casquinha crocante.
A vagem refogada é um ótimo acompanhamento para peixe e frango. Também vai muito bem com purê de batata. O preparo é muito simples - leva apenas 15 minutos. Servimos com fatias de limão-siciliano, que possui um sabor cítrico leve.
Receitas de massas e risotos
Aprenda a preparar uma massa de panqueca bem levinha e que rende bastante. Para o recheio, um refogado de carne moída. Também fizemos um molho de tomate caseiro para colocar por cima das panquecas.
Para aqueles dias em que a gente está com pressa, nada melhor que um macarrão na panela de pressão. A combinação de molho de tomate, creme de leite, mussarela presunto e bacon entrega cremosidade e muito sabor.
Um almoço que alegra o coração. Usamos macarrão penne cozido, creme de leite, presunto, queijo, molho de tomate e temperos. É só misturar todos os ingredientes, colocar em uma forma, cobrir com queijo ralado e levar ao forno por 20 minutos.
Uma lasanha simples e muito saborosa. Essa versão, além de contar com um molho de tomate com frango, tem muito queijo. Perfeita para dar aquele up no seu almoço. Sirva com uma salada de folhas frescas.
O risoto de camarão é uma ótima opção de almoço refinado, por exemplo, para receber convidados em um domingo. O caldo é o ponto alto do preparo. Para o risoto ficar bem cremoso, cozinhe sem pressa, respeitando o passo a passo da receita.
Uma massa clássica que faz muito sucesso pelo seu sabor, aqui trouxemos a receita de uma lasanha rápida de presunto e queijo. Se quiser, você pode substituir o presunto por peito de peru, e utilizar o queijo de que você mais gosta. Confira o passo a passo!
Provavelmente, você tem todos os ingredientes dessa receita em sua casa (se não tiver, eles são baratos e fáceis de encontrar em qualquer mercado). Cozinhe o macarrão no ponto al dente e capriche no refogado de alho. A manteiga completa o sabor.
Um dos risotos que mais faz sucesso no Receiteria. Se você já tiver caldo de legumes pronto na geladeira, o preparo é rápido, porém também ensinamos como fazer um caldo caseiro fácil. Os cubinhos de frango se destacam na apresentação do risoto.
Um yakisoba completíssimo, com frango, carne bovina, cenoura, couve-flor, brócolis e repolho. O molho é preparado com água, shoyu e amido de milho. Cuide do ponto dos legumes para todos ficarem al dente.
Para quem ama cozinhar risotos, uma opção que entrega muito sabor. O alho-poró deixa o risoto bem perfumado, com um toque suave de acidez, além de combinar muito com o salgadinho do queijo parmesão.
Para preparar o nhoque, você vai precisar reservar, pelo menos, 1h30 na cozinha. Entretanto, após cozinhar, é possível separar em porções e congelar por até 3 meses. Dica: prepare o nhoque no final de semana. Na hora do almoço, é só descongelar e fazer o molho de carne moída, que também ensinamos o passo a passo.
Receitas vegetarianas
Feita com poucos ingredientes, essa é uma lentilha que poderá ser servida como acompanhamento. Cozida na panela convencional, bastando para isso que esteja de molho por 12 horas. Ganha alho e alho-poró para os melhores sabores!
Preparar o antepasto de berinjela na panela economiza bastante tempo na cozinha. É importante seguir o passo a passo, respeitando a ordem dos ingredientes, para preservar a textura e criar camadas de sabores.
Em menos de 20 minutos, você prepara um acompanhamento de origem vegetal para agradar diferentes paladares em um almoço. Não tem erro! Você vai precisar de avocado (ou abacate), tomate, azeite, pimenta-do-reino, limão e coentro.
Ao invés da tradicional massa de lasanha, as camadas são montadas com berinjela e abobrinha fatiadas. Também preparamos um molho de tomate caseiro. Para rechear, queijo meia cura, que pode ser substituído por outro de sua preferência.
É possível fazer uma massa de panqueca sem ovos e leite. Aqui, usamos apenas água, óleo vegetal, farinha de trigo, sal e fermento em pó. O recheio fica a seu critério - solte a criatividade!
Aprenda a preparar uma versão vegetariana, e mais saudável, do tradicional strogonoff. O molho é feito com um leite caseiro à base de aveia. Não utilizamos ketchup e o palmito é a estrela do prato.
Os ingredientes de origem animal não fazer falta nessa receita! A forofa é uma combinação de proteína de soja, creme de cebola e farinha de mandioca biju. Fica bem crocante. Quem gosta, pode adicionar alho frito.
Um bolinho muito famoso da culinária árabe. A massa de falafel é preparada com grão-de-bico cru, farinha de aveia para dar ponto e uma combinação de temperos. É muito importante deixar os grãos de molho de um dia para o outro.
O hambúrguer de lentilha é uma ótima opção de proteína vegetal para o almoço. Cozinhe a lentilha no ponto al dente para manter a textura dos grãos. Para dar ponto, usamos farinha de aveia.
O quibe é preparado com abóbora cabotiá, trigo para quibe, cebola, sal, pimenta e cebolinha - apenas isso! Se quiser, você pode adicionar algumas folhinhas de hortelã. Assa em 30 minutos. Sirva com homus ou coalhada.
Nosso purê de batata fica levinho e amanteigado. Já para o recheio, combinamos cenoura, vagem, ervilha, tomate e temperos. Você pode usar outros legumes de sua preferência. Capriche no queijo para gratinar.
Receitas de sobremesas
Esse pavê é para os chocólatras de plantão! Uma combinação de 2 recheios que se completam: creme branco e ganache de chocolate. As camadas são montadas com bolacha maizena. Você pode decorar como preferir, por exemplo, com frutas ou chocolate granulado.
Com apenas 3 ingredientes, leite condensado, creme de leite e gelatina, você prepara esse sorvete caseiro cremoso. Escolhemos o sabor morango, mas é possível fazer com outros sabores. Sirva com sua cobertura preferida.
O almoço de domingo pede uma sobremesa caprichada! Esse bombom de morango na travessa é uma ótima opção para deixar a família inteira feliz. O recheio de creme branco envolve os morangos frescos. A cobertura é uma casquinha de chocolate crocante.
É colorida, divertida e muito saborosa! Para as gelatinas, escolhemos os sabores de morango, abacaxi, limão, tutti-fruit e uva. Já o creme é uma combinação de leite condensado, creme de leite e gelatina de abacaxi. Sirva bem geladinha.
Essa mousse é preparada com o suco natural de limão, creme de leite e leite condensado. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar em uma travessa e levar para gelar por, no mínimo, 1 hora.
Durante a semana, nem sempre, a gente tem tempo para preparar sobremesas demoradas. A noite, faça em minutos uma mousse de maracujá bem cremosa e deixe posar na geladeira. Na hora do almoço, você terá um docinho delicioso.
Uma das sobremesas mais fáceis e baratas de preparar! Você vai precisar apenas de bananas bem madurinhas e açúcar. É importante cozinhar o doce em fogo baixo e mexer sempre para não queimar.
Já faz o checklist dos ingredientes: ovos, leite integral e leite condensado. Para a calda, você precisará de açúcar e água quente. O preparo no liquidificador não tem segredos, no entanto o cozimento dura cerca de 45 minutos.
Refresque seu dia com essa deliciosa salada de frutas. Escolhemos uma combinação de frutas que equilibram doce, azedo e acidez. Uma boa opção é adaptar a receita com frutas da estação.
Um bolo de cenoura caseiro, macio e deliciosamente molhadinho, preparado com facilidade no liquidificador e coberto por uma irresistível calda de chocolate. Perfeito para adoçar a vida após o almoço.
Para garantir um almoço equilibrado, o ideal é apostar em um prato colorido e rico em nutrientes. Varie o consumo de carnes, grãos, frutas, legumes e verduras. Com essa seleção, você tem muitas opções para planejar o almoço da semana inteira. Aproveite para conferir outras receitas fáceis, incluindo lanches, caldos, bolos e muito mais.
Publicidade

Sou graduado em Comunicação e apaixonado por histórias. Para mim, cada prato é um livro: eles nos ensinam mais sobre pessoas, lugares, culturas... Aprender assim é gostoso demais, né?
minhas listas