Já pensou em preparar em casa receitas para se deliciar com um vinho tinto? Quando pensamos nessa bebida, logo carne, massas e queijos passam pela nossa cabeça. É possível aproveitar a refeição e sua bebida de uma maneira muito mais saborosa! Conheça algumas receitas que combinam, desde entradas, acompanhamentos, pratos principais, até mesmo sobremesas.
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Entradas
O carpaccio de carne é uma receita requintada que promete surpreender com seus sabores quando acompanhado por uma taça de vinho tinto! Que seja preferencialmente feito com carne fresca, nunca antes congelada.
Publicidade
Feito com arroz arbóreo e ovos, esse bolinho conhecido como arancini fica perfeito servido com requeijão cremoso ou com outros molhos à base de queijo. Se a massa ficar difícil de moldar, acrescente um pouco de farinha de rosca!
Com sabores leves e marcantes, esses tomates recheados com creme de queijo são a escolha perfeita como entrada para um jantar mais requintado. Poucos ingredientes e apenas 40 minutinhos de cozinha. Perfeitos!
Iguaria italiana, quem diria que a caponata de berinjela combinaria tanto com uma taça de vinho? Com toques ácidos e avinagrados, seus ingredientes resultam em sabores equilibrados com certa complexidade.
A bruschetta é uma entrada clássica que combina com os mais variados almoços e jantares! E se você sentir que a sua ficou muito seca, basta regá-la com um pouco mais de azeite após a sua finalização.
Publicidade
Afrodisíacas, as ostras gratinadas são ótimas opções para quem ainda não experimentou frutos-do-mar! Preparadas com temperos clássicos, como sal e pimenta, você pode incrementá-las com outros de sua preferência.
Para acompanhar uma deliciosa geleia de pimenta, esses camarões empanados e crocantes são perfeitos! E o melhor de tudo: você pode utilizar até mesmo suas cascas para o preparo de um caldo maravilhoso.
Com modo de preparo simples e rendendo 20 porções, esse bolinho de bacalhau simples pode ser servido como aperitivo ou até mesmo como entrada. Com massa de batata e farinha de trigo, será recheado com bacalhau dessalgado.
Lembrando uma porção de batatas rústicas, o diferencial das papas bravas está no molho servido que acompanha o prato! Picante, é preparado com passata de tomate e pimentas dedo-de-moça.
Quem é apaixonado por comidas orientais, com certeza vai se identificar com essa receita de tempurá de legumes! Pronto em 30 minutos, ficará na consistência perfeita se utilizar água com gás bem gelada e um ovo geladinho também.
Publicidade
Acompanhamentos
Com origem francesa no século XVIII, o ratatouille é um prato de legumes assados perfeito para ser servido como acompanhamento. Nesta receita, será preparado com abobrinha, berinjela, tomates e pimentão.
Para servir com carnes de sua preferência, uma salada caprese com pesto! Aqui, será feita preferencialmente com mussarela de búfala, mas na falta do ingrediente, um queijo branco também servirá perfeitamente.
Crocante na medida certa, essa berinjela à parmegiana tem modo de preparo fácil e simples, sendo a nossa sugestão para um jantar regado a vinho tinto! Sirva acompanhada de um arroz branco soltinho e uma salada de folhas.
Quer aprender a fazer uma salada diferente? A ceaser entrega não somente em sabores, como também na beleza do prato. Para incrementar os seus sabores, raspas de limão-siciliano para intensificar o seu perfume.
Essa é uma sugestão de acompanhamento básico, mas que promete ser bastante saboroso! O brócolis fica extremamente gostoso quando preparado ao alho e óleo, e o melhor de tudo: pronto em apenas 20 minutinhos!
Publicidade
Popular entre os brasileiros, o cuscuz marroquino tem como base a sêmola de trigo, conhecida por seus sabores neutros e suaves. Prático e versátil, pode ser incrementado com vários ingredientes, de frutas cristalizadas à carnes.
Gostoso e diferenciado, esse arroz de pato promete complementar o seu jantar! Sua carne lembra muito os sabores da galinha, e por isso, ficam perfeitamente combinados com os demais ingredientes selecionados.
Opção requintada, o arroz de frutos-do-mar fica como sugestão para um jantar ou ocasião mais especial. Sua combinação com uma taça de vinho tinto será perfeita, porque seus sabores harmonizarão perfeitamente.
Proteico e saboroso, o segredo para o preparo perfeito desse omelete de cogumelos está na escolha da frigideira, que deve ser preferencialmente antiaderente. Fritá-lo na manteiga também será um diferencial!
Pratos principais
Vamos aos pratos principais! O filé mignon é uma carne que combina tanto com uma taça de vinho tinto, quanto preparado com o próprio. Para não exagerar, você pode escolher fazê-lo com vinho branco também.
Receita requintada e muito prática de preparar. O entrecot ao molho de chimichurri combina perfeitamente com vinhos tintos robustos como Malbec ou Carbenet Sauvignon.
Para experimentar em casa, em um jantar pra lá de especial, frango ao curry com leite de coco! Feito com ingredientes clássicos, o prato ficará muito bem combinado com arroz branco cozido ou legumes assados.
Se você gosta de se deliciar no mundo das receitas leves, o filé de tilápia é uma ótima sugestão para preparos desse tipo. Aqui, ele será incrementado com castanhas trituradas que trarão sabores amendoados para o prato.
Publicidade
Que tal comprar seu vinho tinto preferido para servir com essa paella de camarão e mexilhão? Com sabores marcantes e bastante intensos, duvido muito que você não se sirva com esse prato uma segunda vez!
Prato tradicional italiano, o ossobuco ao vinho tinto é uma carne saborosa, nutritiva e de preparo longo. Mas a verdade é que vale cada minuto de preparação na cozinha! Para sabores especiais, um punhado de alecrim.
Para as noites mais geladas, a polenta com ragu de maminha é uma opção de jantar reconfortante. Se desejar sabores extras e texturas mais agradáveis, incremente com cogumelos refogados!
Prato aromático, as sobrecoxas assadas tem seus sabores ressaltados pela utilização do alecrim, erva que combina muito com a acidez e doçura da laranja. 120 minutos de cozinha para um prato requintado!
Receita prática, que demanda apenas 30 minutos, o camarão ao alho e óleo é uma forma de surpreender amigos e familiares nos preparos para o almoço ou jantar. O crustáceo fica macio e saboroso na medida certa!
Mais uma receitinha com camarão, dessa vez à provençal! Clássico da cozinha mediterrânea, é um prato fácil e bastante sofisticado para uma ocasião especial. Sirva com arroz branco ou fatias de pão italiano torrado!
Massas
Sua taça de vinho tinto pede muito por um espaguete! Esse à carbonara combina perfeitamente com a bebida, sendo um clássico das mesas italianas. Seu rendimento são 4 porções, ou seja, para um jantar caprichado!
Para uma noite de massas pra lá de especial, que tal preparar um fettuccine alfredo? Para deixá-lo ainda mais saboroso, a dica é salpicar um pouco de queijo ralado por cima para finalizar com sabores irresistíveis.
Confira essa deliciosa receita de penne alla puttanesca, que promete ser uma boa escolha de cardápio para um jantar romântico! Experimente adicionar um punhado de manjericão fresco para sentir o frescor da erva.
Combinando camarão com mexilhão, esse espaguete com frutos-do-mar rende 2 porções generosas que deixarão seus convidados com muita água na boca! Além dos crustáceos, temperos para incrementar ainda mais seus sabores.
Pratos com cogumelo são sempre requintados, trazendo certos toques terrosos em sua preparação. O molho funghi é um clássico que combina com massas diversas, mas aqui usamos o pappardelle.
Cortado em tiras, o tagliatelle é mais uma massa que combina perfeitamente com camarões! 20 minutos de cozinha é tudo que você precisa para preparar esse prato, que com certeza será repetido por seus convidados.
A lasanha à bolonhesa é outro clássico entre os brasileiros, sendo preparada com patinho moído e outros condimentos. Sua montagem é feita em camadas, garantindo assim que todos os sabores dos seus ingredientes sejam ressaltados.
Risotos
Sinônimo de sofisticação, esse risoto de carne seca ganha sabores especiais quando incrementado por raspas de limão. Para servi-lo, aposte em um grelhado ou ainda, uma porção de mandioca frita. Irresistível!
Preparado com caldo de legumes, a nossa sugestão é que você mesmo o faça ao invés de comprar o tablete pronto. Isso trará mais sabores à receita, que promete surpreender o jantar de amigos e familiares!
Adicionando toque praianos à mesa da sua casa, esse risoto de camarão rende 4 porções, sendo ideal para uma ocasião especial! Escolha o vinho tinto de sua preferência para harmonizar com seus sabores incríveis e inesquecíveis.
Com modo de preparo fácil e simples, demandando apenas o tempo de cozimento clássico de um risoto, esse de limão-siciliano tem um azedinho irresistível! Para incrementar, aposte em rodelas de limão grelhadas.
Sugestão vegetariana, o risoto de cogumelos é um prato delicioso para quem não consome carnes. Com sabores levemente terrosos, fica ainda melhor quando finalizado com salsinha, cebolinha e uma pitada de pimenta-do-reino!
Que tal equilibrar os sabores intensos do gorgonzola com alguns pedacinhos de pêra? Essa é a proposta irresistível desse risoto! Prato criativo e muito fácil de preparar, fica perfeito com vinho tinto e também o branco.
Sobremesas
Para destacar os sabores dessa torta de chocolate, escolha um vinho tinto encorpado e frutado. Um Merlot ou um Syrah são ideais para acompanhar esse tipo de sobremesa, enriquecendo sua experiência gastronômica.
Embora seja comumente servido com um café preto quentinho, o tiramisù também fica perfeito servido com vinho tinto! Com sua combinação única de sabores, cria um contraste interessante com essa bebida.
Vinhos com taninos suaves e boa acidez tendem a ficarem perfeitos quando servidos com um delicioso creme brûlée. Rico em sabores, sua camada crocante de açúcar caramelizado é totalmente irresistível!
Para servir com uma deliciosa bola de sorvete de creme, que tal um brownie de chocolate incrementado com nozes? E a quantidade não precisa ser regrada, quanto mais, melhores os seus sabores!
Feita a partir do leite, a panna cotta tem suas origens italianas, sendo uma sobremesa requintada e de sabores suaves. Versátil, permite variações de coberturas com frutas variadas, como a manga e o maracujá.
Clássico como sobremesa de domingo, a mousse de maracujá tem sua doçura um tanto quanto equilibrada. A fruta azedinha combina perfeitamente com seus cremes, e um liquidificador e uma panela é tudo que você precisa para prepará-lo!
Para encantar seus convidados, que tal essa receitinha de banoffee? Rendendo 8 porções generosas, é a sugestão perfeita para fechar com chave de ouro o seu almoço ou jantar especial.
Herança gastronômica turca, aposte em um strudel de maçã para harmonizar com seu vinho tinto preferido! Pronto em 60 minutos, é simples de fazer e pode ficar ainda mais fácil se prepará-lo com massa folhada pronta.
O vinho tinto combina com vários alimentos! Por isso, com essa lista você pode variar no preparo de pratos e refeições completas. Agora, basta escolher seu favorito para saber qual será o primeiro prato que você testará em casa! Se você adora essa bebida, que tal conhecer algumas receitas de batida de vinho?
Olá, sou a Mari e morar sozinha me obrigou a explorar a culinária para me sustentar! Parece engraçado, mas a partir disso procurei conhecer novos alimentos e combinações possíveis. Adoro me aventurar em receitas simples, mas ainda assim saborosas! Dessas que me permitam criar refeições gostosas com poucos ingredientes e sem muito esforço ou tempo na cozinha.
minhas listas instagram