Explore a praticidade e sabor das receitas de finger food em diversas ocasiões. Perfeitas para petiscar, essas pequenas versões são uma escolha versátil e deliciosa. Se você ainda não está familiarizado com essa proposta, confira essas receitas de finger food e crie um cardápio maravilhoso para seus eventos.
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Receitas de finger food de boteco
Adultos e crianças vão amar essa salsicha no palito! Com uma massa supermacia e, ao mesmo tempo, crocante, ela é ótima para ser servida com a duplinha clássica de ketchup e mostarda. Para que a massinha cresça bem, você deve usar fermento químico em pó!
Publicidade
Criado pelo chef de cozinha Rodrigo Oliveira, o dadinho de tapioca surgiu de uma improvisação em um restaurante da zona norte de São Paulo e hoje faz sucesso no Brasil todo. Quer aprender a fazer essa maravilha? Então, confira essa receita completa e sirva com um molho de pimenta.
Um clássico que não pode faltar na sua mesa de finger foods: a batata frita! Ela tem aquele sabor delicioso de comida de boteco e pode ser saboreada com molhos diversos. Confira os segredos para preparar uma batata sequinha por fora e macia por dentro.
Outra opção indispensável, é a batata frita crocante! Uma porção mega democrática, pois agrada todos os gostos e, ainda, é liberada tanto para celíacos quanto para veganos. Confira os segredinhos desse preparo e se delicie!
Prefere uma porção mais fitness? Então, invista nesse chips assado de batata-doce e alecrim! O segredo para a textura perfeita é cortar as batatas em lascas bem finas e secar bem com um papel-toalha, para retirar a umidade do ingrediente.
Publicidade
Uma ótima opção para servir como finger food naquele encontro especial. Esse bolinho de arroz fica mega crocante e ainda tem um ingrediente bem especial: o presunto ralado!
Uma ótima maneira de agradar todo mundo, incluindo vegetarianos. Esse croquete de batata com queijo tem dois ingredientes secretos que ajudam a deixar a casquinha mega crocante, confira agora mesmo na receita completa!
Esse croquete de carne moída simples combina demais com aquela reunião entre amigos após o fim do expediente. Você pode fritar tanto em óleo quente quanto na airfryer. Aproveite!
Agora, se você não quer sair da dieta, invista nesse croquete de frango fit, que é empanado no farelo de aveia e assado até ficar bem crocante. Não tem quem resista!
Impossível não se apaixonar por esse petisco tipo torcida feito com massa de pastel! Crocante, versátil e bem temperadinho, aproveite para se livrar das versões industrializadas.
Publicidade
Os seus convidados vão ficar babando com o aroma desse espetinho de frango com mostarda. Ele é feito com peito de frango e conta com um tempero delicioso, que inclui tomilho, suco de limão e, claro, mostarda.
Essa conversa de alho é um clássico dos bares. Além de ser um ótimo petisco, você também pode servi-la como acompanhamento ou temperar as mais variadas saladas. Veja como preparar!
Perfeita para quem não gosta de opções apimentadas, essa conserva de pimenta-biquinho é superfácil de ser feita. O segredo é usar uma vodka ou cachaça de qualidade, assim, a misturinha dura por mais tempo.
Receitas de finger food clássicas
Não tem como pensar em finger food e não lembrar dela: a coxinha! Salgadinho presente na mesa dos brasileiros em diversas ocasiões, ela tem uma massa crocante e um recheio de frango desfiado incrível. Aprenda a fazer hoje mesmo!
Quem está de dieta não vai ficar de fora não! Deliciosa, essa coxinha de batata-doce fit não perde em nada para a versão clássica. Para que o recheio fique bem cremoso, use um bom requeijão light.
Publicidade
Ideal para aproveitar as sobras do almoço, essa coxinha com massa de arroz fica mega gostosa e ainda recebe um recheio de frango desfiado bem cremoso. Mas atenção: ela leva farinha de trigo, ok? Ou seja, não é indicada para os celíacos.
No tamanho perfeito para servir como finger food, o enroladinho de salsicha assado tem uma massa superfácil de ser feita e que fica bem macia! Lembre-se de pincelar um ovo batido por cima antes de levar para assar, ok?
Crocante e muito saboroso, o enroladinho frito de salsicha também não pode ficar de fora do seu menu de opções clássicas de finger food. Na hora de fritar, certifique-se de que o óleo não está nem muito quente e nem muito frio, pois isso interfere no ponto da massa!
Uma bolinha de queijo feita no capricho é alegria garantida em qualquer ocasião. E com essa receita, você consegue arrancar suspiros e elogios de todos os convidados. Atenção: se você for receber alguém que é intolerante à lactose, lembre-se de usar um queijo sem lactose, viu?
Prefere algo mais leve e saudável? Então, invista nessa bolinha de queijo sem glúten na airfryer! Aqui, a farinha de trigo dá lugar ao amido de milho, que também ajuda a deixar a mistura mais crocante.
Com um sabor defumado maravilhoso, essa bolinha de queijo com bacon fácil promete ser a sensação do seu encontrinho com os amigos. E o preparo é bem fácil: basta reunir todos os ingredientes, misturar, fazer bolinhas e depois fritar até ficarem douradas.
Sinônimo de praticidade! Esse kibe na airfryer fica supercrocante e com aquele sabor de comida árabe pra lá de especial. Então, dê preferência para folhas de hortelã frescas, ok? Elas são muito mais gostosas!
Receitas de finger food sofisticadas
Esses canapés de ricota com azeitona são feitos totalmente em casa, desde a massa (que é à base de farinha de trigo com manteiga e água gelada) até o recheio (aqui, você pode caprichar na ricota e nos temperinhos). Aproveite!
Esses canapés de pão de queijo são liberados para celíacos e adeptos da dieta low carb. O recheio é de peito de peru com ricota, maionese e creme de leite – além dos temperinhos, é claro. Finalize com um pouco de damasco e aproveite!
Publicidade
Outra opção que não deixa os celíacos de fora são esses canapés sem glúten, feitos com pedaços de pão sem farinha de trigo. Já os toppings ficam totalmente a sua escolha. As sugestões são: salame, azeitona, mussarela de búfala, pepino, tomatinho ou até mesmo ovo de codorna.
Esses canapés com patê de frango são deliciosos e muito fáceis de serem feitos. E para a textura ficar no ponto perfeito, você vai precisar de iogurte grego ou natural e queijo tipo Polenguinho.
Para fazer essa trouxinha, você só vai precisar de quatro ingredientes: massa folhada, queijo brie, geleia de pimenta e manteiga, que pode ser aquela com ervas! Você ainda pode decorar com castanhas caramelizadas com mel, cream cheese ou sour cream.
Essa trouxinha de almeirão com recheio de abobrinha é aquele tipo de finger food que em um primeiro momento conquista pela aparência. E basta dar uma mordida para perceber que não só de aparências é feita essa delícia, mas também muito sabor!
Com um sabor arretado, essas trouxinhas de carne-seca com Catupiry vão deixar todos os seus convidados surpresos e em busca de mais uma porção. Tenha em mãos uma boa massa filo, que é fácil de ser trabalhada, em especial na hora de embrulhar o recheio.
Tem uma massa de pastel aí na geladeira? Então, que tal fazer uma trouxinha recheada com queijo parmesão, requeijão, ovos, queijo gorgonzola, alho-poró, brócolis, cebola feita na manteiga e temperinhos a gosto.
Sinônimo de praticidade, essa crostata de frigideira é mega fácil de ser feita e leva ingredientes que, com certeza, você tem aí na sua casa. Anote: farinha de trigo, azeite, sal, fermento químico em pó e um pouco de água morna. Fica crocante e perfeito para servir com molhos.
Receitas de brusquetas
A brusqueta é uma entrada tradicional italiana que consiste em pão grelhado ou torrado, e que pode receber uma infinidade de recheios. Essa versão clássica é feita com tomates e manjericão. O resultado final é uma delícia que você não pode deixar de provar.
México e Itália se encontram nessa deliciosa bruschetta guacamole. O truque para não deixar o avocado oxidar e ficar com um aspecto estranho, é usar um pouco de suco de limão na hora de temperar. Além dessa ajudinha química, ele também dá um sabor delicioso à mistura.
A origem da bruschetta remonta à Itália, mais especificamente à região da Toscana, onde era uma maneira tradicional de aproveitar o pão amanhecido. Hoje em dia, essa torradinha é popular em todo o mundo e recebe diversas variações, como é o caso dessa maravilha com bacon frito!
Vai receber convidados vegetarianos em casa? Então, invista nessa brusqueta de cogumelo paris pra lá de especial. A harmonização dos sabores fica por conta do queijo mussarela ou o meia-cura e folhas frescas de manjericão. Confira!
Extremamente refinada, a bruschetta de mignon com cogumelos combina muito com aquele jantar mais sofisticado. E não pense que o sabor se limita à carne e aos cogumelos Portobello, essa delícia também recebe uma pasta de pimentão incrível!
Altamente viciantes! Essas bruschettas de shitake com cream cheese são a entrada perfeita para quem gosta de fazer bonito no encontro com os amigos. Aqui, a dica é usar pão italiano, pois ele é bem crocante e fica com a textura perfeita para receber o recheio.
Essa bruschetta de tomate-cereja é bem mais econômica, pois é feita com ingredientes acessíveis e que você encontra por um bom preço em qualquer mercado. Se você sentir que a torrada está muito seca, você pode regar com um pouco mais de azeite após finalizada.
Essa bruschetta de alho-poró também leva tomatinho-cereja na composição e recebe uma quantidade generosa de cebola fatiada por cima. Quem não é muito fã do sabor forte da cebola, pode deixar os pedacinhos em água gelada antes de usar. Fica a dica!
Quem está em busca de um finger food clássico e que seja bem fácil de preparar, pode investir nessas torradinhas de maionese e queijo. O crocante na medida certa é devido ao pão francês, que deve ser usado amanhecido, assim fica mais fácil trabalhar com ele.
Uma ótima opção para saborear enquanto espera os pratos principais, essa torrada de abacate com ovo mexido pode ser feita no formato mini, ou seja, com torradinhas menores. O toque especial está na hora de dar aquela tostada nas fatias de pão, com bastante manteiga!
Receitas de finger foods doces
Até quem tem dificuldades quando o assunto é confeitaria vai se surpreender com a facilidade de preparo dessa tortinha de chocolate simples. A massa é feita com farinha, açúcar e manteiga. Já o recheio apenas chocolate ao leite e creme de leite bastam.
Com uma textura perfeita, o brigadeiro de colher é feito com apenas três ingredientes - chocolate 50%, creme de leite e leite condensado - e fica pronto bem rapidinho. A dica é colocar em potinhos bem bonitos e decorar com granulados tradicionais ou coloridos.
Encante os seus convidados com esse brigadeiro de colher de Nutella mega gostoso e muito prático. Faça um charme a mais e adicione granulados coloridos e de diferentes formas por cima dos potinhos!
Prefere coco? Então, o beijinho no copinho é a sua melhor opção! O grande diferencial dessa delícia está na casquinha de chocolate, que fica fininha e combina demais com o recheio cremoso e bem delícia. Não tem como resistir!
Quem gosta da clássica sobremesa dos hermanos argentinos vai ficar babando por esse alfajor de colher. Os ingredientes usados? Bolacha maisena, creme de leite, chocolate meio amargo e leite condensado cozido. Sim, só isso!
Aqui, sai farinha de trigo e entra farinha de amêndoas no preparo da massa dessa tortinha low carb com geleia de morango deliciosa. Se quiser que tudo fique mais saudável, a dica é usar uma geleia sem açúcar, ok?
Um docinho mais saudável, essa tortinha de amendoim com chocolate e aveia tem um sabor bem marcante e intenso de cacau. E sabe o que ressalta esse gostinho? Uma pitada de flor de sal – e não, não fica nem um pouco salgado.
Delicioso e bem fácil de ser feito! Esse bombom de morango no copinho fica no tamanho perfeito para a categoria "finger food doce". O recheio pede um brigadeiro branco bem gostoso!
Aqui, o tradicional doce brasileiro, a palha italiana de colher (que de italiano não tem nada) ganha uma versão bem mais prática e que mantém o mesmo sabor incrível de bolacha maisena com chocolate. Confira!
E para que as suas finger foods fiquem perfeitas, a dica é investir bem na apresentação, pois essas deícias conquistam, em um primeiro momento, pelo visual!
Para acompanhar as opões salgadas, que tal algumas opções de molhos para petiscos bem gostosas? Você não vai se arrepender!
Oi, sou a Letícia! Desde criança, aprendi a gostar de cozinhar observando minha mãe, uma cozinheira de mão cheia. Hoje, morando com amigas, preparo minhas refeições do dia a dia e, nos fins de semana, adoro fazer pratos mais elaborados para compartilhar com elas. Esses são momentos de afeto que não abro mão!
minhas listas