25 receitas de risoto para você preparar com facilidade

O risoto é um clássico da culinária italiana. O ingrediente principal é o arroz rico em amido – no Brasil, o mais usado é o arbóreo, que garante a cremosidade do prato. Para cozinhar, é necessário ter um bom caldo aromático. Já os sabores são bem variados, há opções com queijo, frutos do mar, legumes, carne vermelha, aves, cogumelos etc. Acompanhe a seleção abaixo.

O risoto de camarão é perfeito para uma ocasião especial. Se possível, aproveite as cascas e cabeças para preparar um caldo caseiro. A finalização com manteiga ajuda a deixar o risoto com brilho, além de selar a cremosidade.

Publicidade

Com cubos de frango bem temperados, textura cremosa e uma acidez suave, esse risoto é uma opção econômica, porém muito saborosa. O caldo de legumes caseiro fica bem suave e perfuma o risoto. Perfeito para servir com vinho branco.

O queijo parmesão é a estrela desse risoto. Não tenha pressa na cozinha e prepare a base com muita atenção - isso ajudará a estruturar o sabor. Usamos açafrão para deixar o prato colorido. Se quiser, na finalização, acrescente queijo brie cortado em cubinhos.

Preparado com alcatra e um caldo de legumes intenso, esse risoto é cheio de personalidade. Use uma panela grande para facilitar na hora de dourar os cubinhos de carne, evitando que eles cozinhem na própria água. Para harmonizar, escolha um vinho tinto.

O alho-poró possui um sabor levemente ardidinho, que lembra cebola. Após cozido, fica macio e adocicado, resultando em um risoto delicado. É uma ótima opção para combinar com carne vermelha, trazendo o contraste de sabor suave e intenso.

Publicidade

O filé-mignon é uma carne suculenta que combina muito com a textura cremosa do risoto. Utilizamos queijo parmesão na finalização, entretanto, se quiser um prato mais intenso, substitua por gorgonzola, que harmoniza perfeitamente com essa carne.

Também no time dos sabores intensos, o defumado e a crocância do bacon se destacam nesse risoto. Para trazer equilíbrio, usamos cogumelos e tomates. É um ótimo prato para você caprichar na pimenta.

Um risoto vegetariano que conquista diferentes paladares. O palmito é combinado com vinho branco, queijo parmesão e tomilho. Se possível, use ingredientes frescos. Dica: finalize com raspas de limão-siciliano para trazer acidez.

O funghi secchi possui sabor amadeirado e defumado. Após hidratado, sua textura macia lembra carne, trazendo contraste para o risoto. O sabor é equilibrado com queijo brie e parmesão. Para acompanhar, pede um vinho tinto intenso.

Um preparo simples e econômico! Você pode usar uma linguiça de sua preferência, por exemplo, picante ou defumada. Capriche no refogado de linguiça com alho, cebola e alho-poró, pois ele é responsável por saborizar e aromatizar o risoto.

Publicidade

Vamos preparar o clássico risoto de salmão. O sabor do peixe é a estrela do prato, combinado com caldo de legumes. Para trazer cremosidade, utilizamos creme de leite. Combina muito com uma taça de vinho branco.

Um risoto tropical e refrescante. Para o sabor do limão-siciliano se destacar sem amargar o prato, preparamos um molho com gema de ovo, caldo e raspas do limão e queijo parmesão. Você pode servir com rodelas de limão grelhadas.

Para quem gosta do sabor marcante da calabresa, essa opção é uma boa pedida. Optamos por cortar a calabresa em meia-lua, trazendo textura para o risoto. O preparo é bem simples e combina muito com uma salada de folhas frescas.

Em 30 minutos, você prepara esse risoto. O refogado de abobrinha com pimentão, alho e cebola fica muito gostoso. A pimenta-do-reino ajuda a realçar o sabor. Para trazer ainda mais cremosidade, usamos requeijão.

O sabor do nordeste encontra a culinária italiana, unindo risoto e carne-seca em um mesmo prato. Antes de começar o preparo, certifique-se de dessalgar a carne completamente. Usamos um pouquinho de açafrão para o risoto ficar amarelinho.

Publicidade

Outra opção vegetariana para todo mundo comer junto! O risoto fica todo colorido com abobrinha, pimentão, cenoura e ervilha. Dica: experimente servir com croutons, ou uma farofinha de pão crocante. Para harmonizar, vinho branco.

Uma combinação de queijo parmesão, gorgonzola, brie e emmental. O resultado é um risoto supercremoso. Para finalizar, uma porção generosa de cubinhos de bacon fritos. O sabor defumado casa perfeitamente com o queijo.

O sabor levemente adocicado - com um toque de acidez - do alho-poró ajuda a equilibrar o gostinho de salinidade do camarão. Fique de olho no ponto do camarão, pois, se ele cozinhar demais, pode perder a maciez.

Completíssimo, esse risoto une cubinhos de filé-mignon dourados, pupunha em rodelas e tomatinho-cereja. Para finalizar com muita cremosidade, usamos nata e queijo parmesão. Vale servir com uma salada leve e refrescante.

O contraste de sabores é muito valorizado na culinária para criar equílibrio. O sabor forte do bacon harmoniza perfeitamente com a suavidade do alho-poró. O segredo para deixar o risoto com um brilho que se destaca é usar manteiga gelada.

Pronto em 40 minutinhos, esse risoto combina cogumelos com kale - uma espécie de couve que possui sabor levemente amargo com um toque terroso. Não refogue a couve em excesso, pois ela pode perder a textura.

O alho-poró é um dos ingredientes queridinhos para o preparo de risotos. Aqui, ele ganha a companhia do queijo brie, que possui sabor suave, com notas de nozes, e cremosidade amanteigada. É uma ótima opção para servir com carne vermelha grelhada.

Um prato que exala paixão, perfeito para ocasiões especias, por exemplo, um jantar romântico. Tanto o sabor do palmito quanto do salmão são suaves, resultando em risoto delicado. Harmonize com vinho branco ou espumante.

Para quem procura pratos mais saudáveis, é importante substituir alguns ingredientes. Nesse caso, o arroz para risoto foi substituído pelo arroz integral, e o queijo parmesão e a manteiga foram deixados de lado, dando espaço ao cream cheese light.

O salmão é um peixe bastante gorduroso, por isso a combinação com limão-siciliano dá muito certo. A acidez do limão ajuda a equilibrar a gordura do salmão, resultando em risoto mais leve. Além de ser rico em sabor, o prato é perfumado e fresco.

O queridinho da gastronomia atual possui muitas variações saborosas. Com essa seleção, você pode preparar risotos para diversas ocasiões. Dica: no verão, prefira um risoto refrescante, como o primavera ou de limão-siciliano. Para o inverno, um risoto intenso, como o de carne. Jantares românticos pedem um risoto mais delicado e suave.

Outro ponto importante que pode deixar a refeição mais elegante é um bom vinho. Uma das harmonizações mais fáceis é a por semelhança: risotos com sabores marcantes pedem vinhos intensos, risotos delicados pedem vinhos suaves.

Depois da refeição, um docinho é sempre bem-vindo. Aproveite para conferir nossa seleção de receitas de sobremesas fáceis.

Leticia Carvalho Ferreira
curadoria feita com por

Oi, sou a Letícia! Desde criança, aprendi a gostar de cozinhar observando minha mãe, uma cozinheira de mão cheia. Hoje, morando com amigas, preparo minhas refeições do dia a dia e, nos fins de semana, adoro fazer pratos mais elaborados para compartilhar com elas. Esses são momentos de afeto que não abro mão!

minhas listas