A quirera é um prato feito a partir do milho triturado grosseiramente. Com uma textura cremosa, ela pode ser servida pura, com queijos ou até mesmo ser preparada com carnes, como de a frango ou a suína. Há uma grande variedade de combinações para serem feitas e uma delas pode ser a ideal para você. Veja só:
1. Quirera com frango
Feita com ingredientes simples, essa receita pode te surpreender pelo sabor, pois é combinada com coxinha da asa de frango e bacon. Além dessa mistura maravilhosa, que pode deixar qualquer um com água na boca, tomate e temperos ajudam a completar o gostinho do prato.
2. Quirera com peito de frango
Para quem quer se deliciar com uma quirera feita com frango, mas que não conte com pele e ossos, usar o peito pode ser uma ótima alternativa. Com o preparo feito em uma panela só, você não terá muito trabalho e ainda conseguirá uma refeição pra lá de suculenta.
Publicidade
3. Quirera com costelinha
Costelinha e bacon são dois ingredientes clássicos usados para incrementar o sabor de receitas. Mas não é só isso: essa receita ainda conta com um toque de calabresa. Enquanto a quirera é hidratada, os embutidos são fritos. Depois, a costelinha é refogada. Então, todos os ingredientes são adicionados à panela. Se você é fã de carne de porco, pode adorar essa opção.
4. Quirera com costela e quiabo
Essa não é uma das receitas mais rápidas da lista, afinal, ela leva costela. Mas para não perder tanto tempo e acelerar o cozimento da carne, a dica é prepará-la na panela de pressão. Além desse passo, ainda há mais duas etapas: o preparo da quirera e do quiabo. Todas essas delícias são servidas juntas, formando um prato cheio de sabor.
5. Quirera com costelinha de porco
Publicidade
Com dicas básicas, que vão desde como cortar a cebola sem chorar, essa receita é uma ótima escolha para os iniciantes na cozinha que querem um prato saboroso. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha, anota aí o que você vai precisar: quirera, água, costelinha de porco, bacon, tomate, cebola, alho, pimenta, cheiro-verde e sal.
6. Quirera mineira com carne de porco
Como você já deve ter percebido, carne de porco cai muito bem com quirera. Por isso, essa receita faz o uso tanto da costelinha suína, quanto do lombo. Nessa opção, a carne é preparada com a linguiça calabresa em uma panela, enquanto a quirera é feita em outra. Quando ambas estiverem prontas, tudo é misturado para ser servido junto.
Publicidade
7. Quirera com queijo
Se você quer saborear uma versão da quirera sem carne, essa é a receita ideal. Aqui, ela é cozida com água, da mesma maneira que o arroz. Na hora de finalizar o prato, a dica é adicionar queijos brasileiros de sua preferência. Tudo isso faz com que o preparo seja bem simples. O resultado é uma textura extremamente cremosa e um sabor irresistível.
8. Quirera com calabresa e carne seca
Para um prato bem encorpado, essa receita propõe fazer uma combinação bem especial: costelinha de porco, carne seca, calabresa e bacon entram em cena no preparo do prato. Devido a essa combinação, o gostinho do prato fica bem marcante e faz com que ele caia bem até em uma refeição de domingo.
9. Quirera com linguiça portuguesa
Publicidade
Prática, essa receita é incrementada apenas com as linguiças do tipo calabresa e paio, bacon, pimentão verde, tomate e alguns temperinhos. Mesmo sendo uma opção simples, é interessante conferir todas as dicas de preparo para obter um prato de sucesso.
10. Caldo de quirera
Essa é uma receita em que a quirera é servida junto com o caldo de cozimento, que é feito na mesma panela em que o bacon e a calabresa são fritos. Nem é preciso falar que isso faz com que o sabor de todos os ingredientes se destaque, não é mesmo?
11. Canjiquinha mineira
A canjiquinha tem, além da quirera, as costelinhas e bacon na mistura. Esse é um prato bem completo e reforçado, regado com vinho branco seco e temperado com louro, pimenta-do-reino, colorau, dentre outras especiarias. Aprenda a fazer!
12. Quirera com suan
Também conhecida como canjiquinha, a quirera vem da quebra do milho e se parece muito com uma farofinha, e combinada com o suan fica com um sabor irresistível. Se atente ao fogo, a quirera pode queimar fácil então mantenha o fogo baixo para cozinhar. Venha conferir essa receita passo a passo e aproveite!
Alternativas de preparos não faltam para fazer a sua quirera, assim como ingredientes que podem ser usados para incrementar o sabor do prato. Ele combina muito bem com os dias frios, que pedem aquela refeição estilo comfort food. Falando nisso, já pensou em aprender como preparar uma polenta cremosa?
Publicidade
Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram