Uma sobremesa muito popular na mesa brasileira. E o melhor de tudo: você pode aproveitar o pão amanhecido. Por ser um pudim mais durinho, é fácil acertar o ponto e há menos chances de quebrar na hora de desenformar. Há variações na receita tradicional, o que influencia tanto no sabor quanto na textura. Confira abaixo algumas opções para você fazer em casa.
Uma das receitas de pudim mais fáceis de preparar. É muito fácil acertar o ponto da massa, a textura fica firme, porém sem perder a cremosidade. Além de pão francês, o preparo leva leite condensado e creme de leite.
Publicidade
O preparo não demora nem 10 minutos. Depois, é só levar para cozinhar por 30 minutos (o tempo pode variar um pouco). Utilizamos uma panela própria para pudim. Também é possível fazer a receita em uma panela comum, desde que ela tenha tamanho suficiente para você colocar a forma de pudim e cozinhar em banho-maria.
Sobrou pão do dia anterior? Nem pense em jogar fora. Use o pão amanhecido para fazer esse delicioso pudim. Também utilizamos coco ralado e leite condensado. A textura fica perfeita e sabor doce na medida certa.
Só ingredientes do dia a dia! Não vai leite condensado e nem creme de leite. Você vai precisar apenas de pães (fresco ou amanhecido), ovos, açúcar e leite. O preparo é muito fácil, acompanhe o passo a passo.
É só colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Utilizamos pães, creme de leite, leite condensado, leite e ovos. Se quiser, adicione algumas gotinhas de essência de baunilha para saborizar o pudim.
Publicidade
Utilizamos o fogão apenas para preparar a calda de caramelo. O pudim é cozido na air fryer por cerca de 45 minutos. Atenção: não escolha uma forma muito grande, que fique apertada na fritadeira elétrica, pois isso atrapalha a passagem de ar e interfere no cozimento uniforme do pudim.
Só quem viveu sabe! Entretanto, você também pode reviver o sabor do pudim de pão à moda antiga. Utilizamos pão francês, leite, açúcar, ovos, essência de baunilha e canela em pó. Não precisa da calda de caramelo.
Mais simples que isso, impossível. Utilizamos pão amanhecido, leite, ovos e açúcar. Se quiser que o pudim fique com uma textura mais cremosa, substitua 1/2 xícara de chá de leite por creme de leite.
Vale muito experimentar o pudim de pão à moda antiga. Ele entrega aquela sensação reconfortante de sobremesa de vó. O cheirinho de canela se espalha pela cozinha. Com relação ao preparo mais comum, experimente várias receitas e descubra qual você prefere, com leite condensado, creme de leite, essência de baunilha, coco etc. Há opções para todos os gosto.
Não para por aí, você pode fazer pudim dos mais variados tipos. Tem de leite condensado, chocolate, com gelatina, chia, fitness, que não precisa ir ao forno, preparado no micro-ondas… Todas essas opções, e outras, estão disponíveis em nossa lista de receitas de pudim. Confira.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram