A proteína de soja (PTS) é muito popular entre pessoas vegetarianas e veganas. Entretanto, todo mundo pode se beneficiar com esse alimento rico em proteínas e com baixo teor de gordura. Além de nutritiva, a PTS fica muito saborosa conforme os temperos que você utiliza. Ela substitui carnes em diversas receitas, como refogados, petiscos, hambúrgueres etc. Confira uma seleção de pratos que já preparamos por aqui.
Um hambúrguer vegetariano que entrega crocância. Se quiser, você pode temperar a proteína de soja com fumaça pó para trazer um sabor defumado. Também vale acrescentar páprica defumada e outros temperos de sua preferência. O preparo é muito fácil, confira.
Publicidade
Um bolinho fácil de preparar, sem glúten e com ingredientes acessíveis. Para uma versão vegana, você pode substituir o ovo por uma batata cozida. No tempero, é você que manda, acrescente os seus preferidos.
Um prato principal vegetariano, saudável e bastante saboroso. O ponto alto é a preparo da proteína de soja, que deve ser bem temperadinha. Para uma versão vegana, substitua o creme de ricota e a mussarela por queijos sem ingredientes de origem animal.
A proteína de soja é estrela desse kibe vegano. Como manda a receita tradicional, não poderia faltar a hortelã fresca. O limão traz um toque de acidez. Para dar liga na massa, utilizamos amido de milho.
Uma das farofas mais elogiadas por aqui. A proteína de soja traz uma textura crocante. Também utilizamos creme de cebola que, além de saborizar, aromatiza o preparo. Você pode incluir temperos de sua preferência.
Publicidade
A opção perfeita para um churrasco vegetariano ou vegano. É importante deixar a massa de proteína de soja temperada descansar por algumas horas, pois isso intensifica o sabor. Assamos a kafta no forno, no entanto também pode ser preparada em churrasqueiras.
Uma releitura do clássico kibe frito. Temperamos a proteína de soja no capricho, com um mix de temperos do Oriente Médio. Para dar liga na massa, utilizamos batata cozida. Fica bom demais! Sirva com seus molhos preferidos.
Para fazer essa carne de panela, utilizamos a proteína de soja grossa, batata e cenoura. Dica: hidratar a pts com vinagre suaviza seu sabor forte - pode substituir por suco de limão. Se preferir, prepare essa receita na panela de pressão.
Vamos de receita mexicana! Esse chilli leva proteína de soja, tomate, feijão cozido, molho de pimenta e temperos. Fica caliente! Uma opção perfeita para servir com tortilhas, torradas ou montar sanduíches.
A textura da proteína de soja lembra bastante carne moída, tanto que dá um molho à bolonhesa delicioso. Você pode usar para fazer a clássica macarronada de domingo, lasanha, escondidinho etc. Acompanhe a receita.
Publicidade
Em lojas de produtos naturais, você encontra proteína de soja em diferentes texturas, como fina, em tiras, grossa. Também há opções saborizadas, por exemplo PTS sabor bacon, picanha, frango etc. Todas sem ingredientes de origem animal. Elas podem ser usadas normalmente no preparo das receitas dessa lista.
Há muitas possibilidades criativas para você explorar em sua cozinha. Leve a proteína de soja para a sua rotina alimentar sem abrir mão de pratos apetitosos. Além dessa seleção, confira mais receitas com carne de soja – como a PTS é popularmente conhecida.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram