A panificação é um universo de possibilidades, envolvendo técnicas, exatidão e paciência. Hoje, nosso foco é o pão caseiro fofinho – simples de preparar, com ingredientes acessíveis e perfeito para o consumo cotidiano. Já experimentamos diversas opções, tradicional, sem lactose, na air fryer, de forma, de liquidificador, de fermentação natural etc. Confira nossa seleção de receitas e escolha aquela que melhor se encaixa à sua cozinha.
Um dos pães mais fofinhos que já preparamos por aqui. É importante sovar bem a massa e respeitar o tempo de fermentação, pois esses pontos garantem uma textura macia e aerada. Para criar uma casquinha amarelinha, pincelamos o pão com gema de ovo batida antes de levar para assar.
Publicidade
Paciência é a palavra-chave desse pão que precisa ser fermentado por 12 a 18 horas. Para preparar, utilizamos fermento natural alimentado (levain), farinha de trigo, sal e água. É sem lactose e sem ingredientes de origem animal.
Uma receita rápida e fácil de preparar - você não precisa sovar a massa do pão! É só bater todos os ingredientes no liquidificador, despejar em uma forma e esperar a massa crescer por 1 hora. No forno, assa em 40 minutos.
Hoje, vamos passar longe do forno! Esse pão preparado na air fryer surpreende na textura, que fica fofinha e bem aerada. Se quiser, adicione sementes de chia e linhaça à massa. Pão fresquinho é tudo de bom.
É só seguir a receita certinho que não tem, erros! O resultado será um pão com o miolo macio e casquinha crocante. Fique de olho no ponto da massa, se ela estiver grudando nas mãos, adicione farinha aos poucos e continue sovando.
Publicidade
Essa receita é a prova que pão integral não precisa ser solado! Claro a textura ficará um pouco mais densa, pois é uma característica da farinha. Entretanto, o resultado entrega, sim, o pão fofinho e bastante saboroso.
Uma fatia de pão quentinha, com a manteiga derretendo... imagine essa cena para se inspirar e ir à cozinha preparar nossa receita de pão de forma tradicional. É importante que o leite esteja morno, pois, se estiver frio ou quente, pode interferir no processo de fermentação.
Embora essa receita leve 4 colheres de sopa de açúcar, o pão não fica doce. O açúcar é importante para o processo de fermentação, auxiliando no crescimento e maciez do pão. Confira o passo a passo.
O cheirinho de pão se espalhando pela cozinha é bom demais! Sirva o pão com manteiga, requeijão, patês, geleias, doces, ou o que você preferir. Também é uma ótima opção para montar lanches.
Armazene o pão em um recipiente hermético com tampa, ou em um saquinho com boa vedação, e em local fresco por até 3 dias. Na geladeira, por até 5 dias, porém o pão pode ficar um pouquinho ressecado. No congelador, por até 3 meses.
Continue com a gente desvendando o universo da panificação! Vamos conferir mais receitas de pão caseiro. A lista reúne opções populares em padarias e mercados, como o pão australiano, sírio, brioche e outros.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram