De origem mexicana, o guacamole caiu no gosto brasileiro. É refrescante, colorido, apimentando de acordo com a preferência de quem prepara e levemente adocicado. No geral, os ingredientes são bastante acessíveis, como abacate, cebola, tomate, coentro e limão. Um acompanhamento refrescante para você servir com seus petiscos preferidos. Abaixo, confira receitas que trazem variações do guacamole.
Em menos de 10 minutos, esse guacamole está pronto! É importante escolher um tomate bem madurinho. Não utilizamos cebola, porém, se quiser, pode colocar. Quem não gosta de coentro, basta substituir por salsinha.
Publicidade
Prepare um guacamole mexicano perfeito para acompanhar nachos, tortilhas e burritos. Você também pode servir com torradinhas, saladas ou usar para montar sanduíches frios. Fica uma delícia! Pode adicionar pimentas de sua preferência a gosto.
Esse creme salgado é uma versão vapt vupt do guacamole e perfeito para quem não gosta de cebola. Você vai precisar apenas de abacate, azeite, suco de limão, coentro, pimenta-do-reino e sal. Se preferir, substitua o coentro por salsinha, cebolinha ou manjericão.
Uma receita de guacamole com bastante influência brasileira: utilizamos um dente de alho amassadinho, abacate-quintal (que é um dos mais populares no Brasil) e cebola-amarela. Confira os outros ingredientes e o modo de preparo!
Uma das características do guacamole original é ser preparado com avocado, uma espécie de abacate que possui a polpa mais consistente e gordurosa. Tostamos o alho e a pimenta-jalapeño antes de incorporar à receita. Também utilizamos cebola-roxa.
Publicidade
Para finalizar o guacamole, utilizamos um mix de gergelim branco e preto, que traz um contraste de textura. Se quiser, você pode tostar o gergelim rapidamente em uma frigideira - isso deixará o sabor mais acentuado.
Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino, depois, leve para dourar em uma frigideira com um pouquinho de azeite ou manteiga derretida. Quando o guacamole estiver pronto, basta incorporar os camarões e misturar cuidadosamente. Além de textura e sabor, o preparo se transforma em uma entradinha sofisticada.
O guacamole é o tipo de prato que você prepara para comer na hora, fresquinho. Se deixar na geladeira por muito tempo, o abacate pode escurecer e ficar com uma aparência desagradável. Porém, sim, tudo bem deixar na geladeira por alguns minutos para esfriar. Outra opção é colocar o recipiente com guacamole em uma bacia com gelo.
Em nossa lista de comidas mexicanas, há diversas receitas que combinam muito guacamole, além de outros pratos típicos dessa culinária. Reunimos pratos salgados, doces e bebidas. Venha aproveitar!
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram