O filé de peixe é um dos ingredientes mais fáceis e versáteis de se trabalhar na cozinha. Seja no forno ou na grelha, ele é uma iguaria perfeita para quem procura uma refeição cheia de sabor. Confira estas receitas de filé de peixe que vão do simples ao sofisticado!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Receitas com filé de peixe frito e grelhado
Feito com filé de linguado, esse peixinho grelhado é uma mão na roda para quem procura receitas práticas para fazer no dia a dia. Basta temperar bem, deixar marinando por alguns minutos, fritar em fogo médio até ficar dourado e prontinho!
Publicidade
Peixe típico do norte do Brasil, confira esse filé de mapará empanadinho e frito. Ele fica bem sequinho e crocante, você irá saborear!
Um pouco mais elaborada, esta tilápia grelhada com creme de espinafre demanda um tempo extra na cozinha. Você pode temperar o filé de tilápia e deixar marinando enquanto faz o creme, viu?
Mais uma receitinha com filé de salmão, essa carne nobre e cheia de nutrientes. Para acompanhar, você vai aprender a preparar um molho de ervas fenomenal!
Incremente o seu filé de tilápia grelhado com alcaparras em conserva, que possuem um sabor salgado, ácido e ligeiramente amargo. Já os temperos ficam por conta de sal, pimenta, lemon pepper e raspas de limão.
Publicidade
Quem gosta de uma opção puxada para o agridoce vai se apaixonar por este filé de peixe com chutney de maçã. Aqui, damos três opções para você usar: linguado, merluza ou tilápia. Todas ficam uma delícia!
Em busca de um prato diferente e delícia? A paçoca de peixe é uma ótima escolha! Anote aí: azeite, manteiga da terra, filé de merluza, cebola roxa, temperos e farofa. Vem aprender essa receita!
O filé de tilápia à Belle Meunière é um prato um pouco mais sofisticado e que acompanha dois ingredientes saborosos: cogumelos paris frescos e mini alcaparras. O resultado é de deixar qualquer um com água na boca.
O capellini com peixe é uma ótima escolha para quem não dispensa uma massa gostosa. Para um prato mais refinado, a dica é usar um filé de anjo bem fresquinho, ok?
Imagina um prato sofisticado, prático e saudável, esse é o salmão com batata na airfryer! Confira como preparar esse prato delicioso e perfeito para os momentos com que a gente ama.
Publicidade
Quem não é muito fã da tradicional carne vermelha vai ficar encantado por este churrasco de filé de tilápia! O sabor defumado do peixinho fica ainda mais intenso com alguns dos temperos especiais usados, como páprica picante, cebola desidratada e lemon pepper.
Prefere um peixe mais refinado? Então, você precisa aprender a grelhar um bom filé de salmão! Importante: uma peça fresca é o pulo do gato para um sabor mais intenso e gostoso. Confira já!
Se você quer experimentar um peixinho diferente e delicioso, precisa replicar esse passo a passo fácil! Você vai usar azeite, limão, páprica, cúrcuma, gengibre, sal e coentro para temperar.
Receitas com filé de peixe empanado
Superclássico, o peixe frito sequinho não tem erro, concorda? Para obter uma crostinha perfeita que todo mundo ama, você precisa empanar no ovo e usar três tipos de farinha: a de trigo, o amido de milho e o fubá.
Para um prato suculento e tradicional, o filé de tilápia à parmegiana surge como uma ótima alternativa. Capriche no queijo mussarela, viu? Combina demais com o molho de tomate. Clique e aprenda.
Publicidade
Sinônimo de praticidade, o peixe empanado na airfryer fica crocante por fora e suculento por dentro. O grande diferencial desta receita é a farinha panko! Já o peixinho escolhido é a tilápia.
Uma opção diferente e fácil de ser feita na correria do dia a dia, o filé de merluza à dorê fica com a casquinha que é crocante e fofinha. Basta temperar o peixe, deixar marinar e, em seguida, empanar e fritar.
Diferente, o peixe empanado e recheado com palmito e queijo mussarela promete ser a nova sensação aí da sua casa. Vale a pena conferir a receita completa e testar!
Prefere alimentos preparados no forno? Então, confira esta receita prática de filé de tilápia empanado em uma mistura de farinha de rosca, queijo parmesão e ovos. Fica uma delícia!
Um bom peixe empanado na cerveja não se nega a ninguém, correto? Crocante, ele ainda acompanha um molho de cream cheese com creme de leite fresco e limão-siciliano. Uma explosão de sabores!
Esse peixinho pode ser servido tanto como petisco quanto como prato principal no almoço ou jantar. Ele é empanado com uma mistura de farinhas que resulta em uma casquinha bem crocante. Veja o passo a passo completo!
Esse prato é perfeito para quem ama um peixinho empanado acompanhado pelas clássicas batatas fritas. Prepare um molho tártaro, ou outro de sua preferência, para acompanhar esse delicioso aperitivo!
Esse peixe fica sequinho por fora e suculento por dentro. A fritura também é feita na airfryer, ou seja, a carne não vai ficar oleosa. Confira como fazer o filé de mapará empanado!
Outra delícia que é a cara das porções de boteco, a tilápia frita crocante também é empanada na farinha de trigo e no fubá mimoso. Na hora de servir, regue com bastante suco de limão e aproveite.
Receitas com filé de peixe assado
O filé de peixe no forno fácil é o tipo de receita que todo mundo precisa ter anotada no caderninho. A dica aqui é usar uma merluza fresquinha e deixar marinando por alguns minutos antes de levar para o forno.
Publicidade
Um acompanhamento perfeito para o seu arroz e feijão, o filé de peixe com purê de batatas fica simplesmente perfeito. Para o molho, a dica é investir em temperos gostosos, como a pimenta bode.
Uma receita saborosa e prática para quem gosta de uma tilápia assada. Além do peixe, ela conta com um molhinho especial, tomatinhos-cereja e batatas.
Sabe aquele creme de cebola normalmente usado para o preparo de sopas rápidas? Aqui, essa maravilha versátil é o tempero especial de um filé de tilápia assada irresistível. Dê uma olhada e prepare!
Você vai aprender a fazer um molho cremoso, saboroso e prático para acompanhar os filés de merluza. E para finalizar, leve ao fogo para gratinar e ganhar mais textura e sabor. Aproveite!
Uma combinação maravilhosa de sabores, o peixe assado com legumes é composto por cebola, pimentão, abobrinha, tomate, salsa e coentro. Já o tempero é o clássico: sal, pimenta e suco de limão.
Extremamente saboroso e com uma textura interessante, o peixe assado com crosta é fácil de ser feito. Além do peixinho, você também vai precisar de farinha de rosca grossa, azeite e temperinhos especiais. Confira a receita completa!
Bem abrasileirado, o gratinado de peixe ao creme de queijo minas frescal é o tipo de prato que se come rezando. A cremosidade do creme aliado ao sabor do peixe-branco é surpreendente!
O sabor refinado desse filé de tilápia assado fica por conta de uma manteiga de ervas fenomenal. Tenha em mãos os seguintes temperinhos: alecrim desidratado, colorau, salsa, alho e cebola desidratadas, pimenta-dedo-de-moça sem sementes e pimenta-do-reino.
A cara de um almoço de domingo, o filé de merluza assado com batatas vai deixar todos os convidados pedindo a receita. Dica de ouro: esse tipo de peixe pode soltar bastante água, então antes de preparar, enxugue delicadamente com papel toalha.
Ideal para servir como apetivo ou acompanhamento em um jantar mais descontraído, o gratinado de filé de tilápia com batata conta com a picância da pimenta-malagueta e a crocância da farinha Panko. Diferente, concorda?
Esse peixe assado com molho de tomate e batata é a receita que você faz de olho fechado de tão prática. Feita com pescada-branca e finalizada com queijo mussarela, fica imbatível!
Para um almoço mais sofisticado, a tilápia assada com amêndoas e ervas é uma ótima opção. A textura perfeita fica por conta das amêndoas fatiada em lâminas. Vem aprender e se deliciar.
Refinada, esta receita de filé de tilápia na crosta de castanhas fica crocante e com um sabor espetacular. Para que o mix de castanhas fique bem aderido ao peixe aí vai o pulo do gato: misture com azeite e ovo batido.
Outra opção bem chique, o filé de pescada recheado com creme de shitake tem um leve toque de vinho branco seco, que ajuda a deixar o prato ainda mais saboroso. Não tem como resistir!
Surpreenda os seus convidados com este filé de pirarucu com legumes! O sabor intenso e leve fica por conta do tomilho fresco e das alcaparras usadas para compor o prato.
Crocante e gostosa, a tilápia com crosta de nozes também leva farinha de mandioca flocada (tipo biju) na composição. Esse ingrediente dá a liga às nozes e ainda ajuda a absorver o excesso de água do filé de peixe.
Receitas com filé de peixe com molho
O nome já diz tudo: o peixe à delícia é realmente delicioso e de comer suspirando. A cremosidade do molho é devido ao leite de coco que também ajuda a dar um sabor diferente para o prato. Aprenda e cozinhe na sua próxima refeição!
Muito parecido com uma moqueca, o peixe ensopado simples combina demais com os dias mais frios. E aqui vale usar qualquer tipo de peixe: seja merluza, tilápia, polaca, linguado ou o que você mais gostar.
Com um toque azedinho refrescante, o filé de tilápia ao molho de maracujá é uma boa indicação para quem gosta de pratos mais agridoces. Aqui, o creme de leite sem soro ajuda a dar a cremosidade incrível ao molho.
Se você é fã de frutos-do-mar, então não deixe de testar este peixe ao molho branco com camarões aí na sua casa. Vale usar um filé de tilápia fresquinho, ok? O sabor fica bem mais gostoso. Veja e prepare!
Cremoso, o peixe cozido com legumes é uma explosão de cores devido aos dois tipos de pimentão usados: o amarelo e o vermelho. O resultado é espetacular e você precisa provar!
E para deixar o ensopado mais delicioso, experimente adicionar leite de coco. O resultado é um prato dos deuses, que vai conquistar os mais variados paladares.
Uma combinação de sabores inusitada, mas que dá certo, a tilápia com banana ao molho de requeijão é digna dos melhores restaurantes gourmets. Use caldo de peixe em pó para realçar o sabor do filé de tilápia!
Rico em proteínas, o filé de linguado ao molho de cogumelos paris tem uma apresentação linda que conquista todo mundo logo de cara. A base do molho é o vinho branco.
Para um almoço mais especial, invista neste peixe e camarão ao molho! Aqui, o filé usado é o de pescada-amarela, que apesar do nome possui uma carne branquinha com um sabor suave. Já o camarão precisa ser o rosa G, ok?
Com um molho saboroso e cremoso, esse filé de mapará fica delicioso! Para que a carne fique ainda mais saborosa, deixe marinando nos temperos por pelo menos 2 horas.
O cheiro perfumado deste filé de peixe ao molho de bergamota e cebola vai deixar todo mundo salivando e doido para provar. A harmonização dos sabores fica por conta do vinho branco seco.
Já este filé de peixe com molho de manteiga apimentada é para quem adora um prato mais picante. Feito com molho apimentado Sriracha, esse prato não é para os fracos não! Tem coragem de provar? Não vai se arrepender!
Feito em três etapas, o filé de tilápia com tomate confit e molho de castanhas possui um sabor suave e refinado! O grande diferencial é o alho em lâminas que dá um gostinho bem marcante para os tomatinhos.
Inspirado nos pratos típicos da região Norte do país, este filé de atum ao molho de açaí e crosta de amendoim é uma opção refinada! Além da polpa de açaí, o molho também é composto por ingredientes como vinho tinto e fundo de peixe.
Receitas com filé de peixe em moqueca e pirão
Atualmente, a moqueca é apreciada em todo o Brasil e tem se espalhado para outros países, tornando-se um prato conhecido internacionalmente. E para aprender a preparar uma moqueca de tilápia fácil, confira essa receita!
A moqueca é um prato tradicional da culinária brasileira! Sua origem remonta aos tempos da colonização, quando os indígenas já utilizavam a técnica de cozinhar peixes em panelas de barro. Aprenda a fazer uma moqueca de peixe e se delicie!
Aprenda a fazer um pirão de peixe fácil e cremoso que é a cara da culinária brasileira. Aqui, pintado ou cabeças que sobram são usados no preparo. E atenção: esse prato é bem picante, pois é composto por pimenta-de-cheiro e pimenta-malagueta.
Outra versão maravilhosa de moqueca, esta receita é feita com filé de filhote e os três tipos de pimentão: amarelo, verde e vermelho. E uma boa moqueca não pode faltar o quê? Azeite de dendê, é claro! Pode caprichar e aproveitar.
Com um sabor bem intenso, a tilápia ao molho de moqueca também é apimentada, afinal, a pimenta-dedo-de-moça marca presença no preparo desta receita. Fica show que só provando para descobrir!
Um filé de peixe fresco e de qualidade é capaz de deixar qualquer almoço ou jantar mais interessante.
Como você viu, o que não falta são opções de preparo, não é mesmo? Escolha uma dessas receitas e prepare a sua próxima refeição utilizando o filé de peixe seja frito, grelhado, assado ou com molho.
Aproveite e confira também estas receitas de acompanhamento para peixe muito variadas.
Publicidade

Oi, eu sou a Juliana! Nessa vida, cafés, almoços e jantares marcam encontros que podem ser relembrados preparando e comendo a mesma comida servida naquele dia. Cresci vendo minha mãe cozinhar delícias e muito do que sei sobre preparos, aprendi com ela. Guardo isso com carinho e hoje tento cozinhar mais!
minhas listas