O fígado de galinha é um miúdo que pode ser utilizado para compor uma infinidade de pratos. A carne pode ser incrementada com cebola, vegetais e até macarrão. É uma ótima pedida para quem gosta de desperdício zero. Confira uma seleção imperdível de receitas:
Esse fígado é cozido em água com temperos e cebola refogada no azeite. Para não ficar seco, a dica é servir com um pouco do caldo. A finalização deve ser feita com cheiro-verde picado. O resultado é um prato de sabor e textura inconfundíveis!
Publicidade
Aqui, o fígado de galinha aparece em uma versão bem fritinha e deliciosa. A cebola fica bem caramelizada, já que é frita na mesma frigideira que a carne. A sugestão é servir com salsinha ou manjericão por cima.
Para uma receita diferente com o miúdo, escolha essa versão em que o fígado de galinha é empanado. Fica muito saboroso!
Nessa opção de fígado à grega você vai adicionar pimentões vermelho e verde, além do tomate, ao preparo. Outro diferencial da receita é o uso do vinho branco no cozimento, que dá um sabor todo especial para o prato.
Essa receita traz uma espécie de ensopado de fígado. O miúdo é temperado e levado para cozinhar com azeite, água, pimentões coloridos, extrato de tomate, cebola e tomate. Para finalizar, a dica é acrescentar cheiro-verde picado.
Publicidade
Os ingredientes especiais desse patê de fígado são as nozes e o vinho do Porto. O miúdo precisa ficar de molho no leite por pelo menos 12 horas antes do preparo. Para harmonizar, a dica é servir com geleias de fruta ou de pimenta.
Para essa receita você precisa temperar o miúdo e levar para o forno com manteiga, os pimentões e as batatas.
Essa versão é uma boa pedida de fígado para servir como aperitivo. A banha de porco é utilizada para fritar o miúdo, preparado com cebola, pimentões, coentro e tempero. Para flambar, você vai usar um cálice de cachaça envelhecida.
E que tal preparar uma farofa com o fígado de galinha? Aqui, você aprende a fazer essa farofinha que além do miúdo, leva banana, pimentões, cenoura e cebola.
O fígado de galinha também é uma ótima opção para fazer com o macarrão. Aqui, ele é refogado, flambado e depois incrementado com cogumelos e creme de leite. Por último, entra o macarrão apurado com o miúdo.
Publicidade
O fígado de galinha é uma carne que funciona bem para servir como aperitivo e também acompanhamento. Além disso, o preparo pode ser usado para compor outros pratos e incrementado com ingredientes e temperos especiais. Veja também receitas de coração de galinha e galinha caipira!
Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram