Para que bolos e tortas possam crescer e ficar ainda mais gostosos, é preciso usar o fermento. E porque não investir no fermento natural, feito em casa? Veja como preparar e incremente suas receitas!
1. Fermento natural com farinha de trigo
Esse é um fermento que leva ingredientes que todo mundo tem em casa, e mais: é um fermento para compartilhar com amigos. Você pode dividi-lo em três partes, uma você usa na receita, outra você guarda para voltar a multiplicar e a terceira parte você dá de presente! É só colocar num potinho bonito de vidro e anotar as instruções de como “multiplicar”.
2. Fermento natural com farinha integral
Em apenas alguns dias você transforma farinha e água em fermento para usar eternamente em suas receitas de pão! Bastam 5 minutos por dia, uma colher de medida e alguma paciência e dedicação.
Publicidade
3. Fermento natural de abacaxi
Quem diria que abacaxi pode virar fermento? Duvida? Essa receita é pra quem gosta de desafios diários e exige um pouco de paciência, que é a essência para se fazer um fermento perfeito.
4. Fermento natural sem glúten
Fermento natural selvagem, ou “massa madre”, esse fermento é indicado para pessoas que têm alergia à glúten e também para aquelas que sofrem com candidíase recorrente. A receita leva farinha de arroz e será preciso usar uma balança de cozinha.
5. Fermento natural diferentão
Publicidade
Aqui tem duas opções, uma para quem quer começar do zero e outra para quem já tem a mistura inicial, assim você terá fermento para sempre! Você levará um susto no terceiro dia, com o crescimento da massa!
6. Fermento natural com mix de farinhas
Essa receita leva uma mistura de farinhas (de preferência orgânicas) e você vai se sentir cuidando e alimentando um monstrinho comilão. Mas ele cresce de forma bonita e te ajuda a fazer receitas saudáveis depois.
Publicidade
7. Fermento natural de batata
Um fermento que fica pronto bem rápido e pode ser feito até por quem não entende muito de cozinha. Leva pouca farinha e deixa o pão bem leve, porque usa batata e água como elementos principais.
8. Fermento natural de maçã
Uma maçã ralada pode ser o início de um fermento natural, que leva ainda farinha de trigo integral e muita dedicação. Mas vale a pena, porque ele cresce muito e você vê a transformação diariamente.
Publicidade
9. Fermento natural de kefir
O kefir não serve somente para fazer iogurte, ele faz um ótimo fermento que fica pronto em poucos dias. Essa receita leva produtos bem básicos e instrumentos que toda cozinha tem.
10. Fermento natural de frutas secas
Você vai começar capturando as leveduras de frutas nessa receita bem natural e depois que adicionar a farinha, a mágica acontece bem rápido: você vai ver a massa dobrar de tamanho em poucas horas! Um fermento leve e com aroma de frutas.
E aí, qual delas você vai tentar? Agora que você já sabe tudo sobre fermentação natural, que tal tentar usar um desses fermentos nestas receitas de pão caseiro?
Escrevo desde criança, tendo publicado romances e distopias com uma pegada reflexiva jovem adulto. Além da escrita de livros, sou redatora há 9 anos, escrevendo sobre diferentes temas. Os meus preferidos são: beleza, saúde, mercado imobiliário, pets, terapias holísticas, literatura e alimentação.
minhas listas instagram