O feijão-tropeiro é um prato tradicional da culinária mineira. Segundo a história, ele foi criado por tropeiros (trabalhadores responsáveis por transportar mercadorias) que precisavam de uma alimentação fácil de preparar e rica em nutrientes. Os ingredientes podem variar, porém é comum ter feijão-carioca, ovos, bacon, calabresa, carne-seca ou embutidos no geral. Acompanhe nossa seleção de receitas.
Se você tiver feijão cozido na geladeira, o preparo desse prato fica ainda mais rápido. É importante que o feijão não esteja muito cozido, pois, ao ser misturado com a farinha, perde a textura e pode virar uma papa.
Publicidade
O feijão-carioca é combinado com bacon, calabresa, ovos cozidos, temperos e farinha de mandioca. O resultado é um feijão-tropeiro muito saboroso. Sirva com fatias de limão para trazer um toque de acidez.
Nessa receita, quem brilha é o feijão-fradinho, que possui um sabor mais adocicado e textura macia. Se quiser, adicione paio, linguiça toscana ou carne-seca. Quem gosta de pimenta, pode caprichar!
Um prato colorido e cheio de sabor! Combinamos bacon, calabresa, ovos mexidos, couve, feijão-carioca e farofa de mandioca. Vale acrescentar pimenta-de-cheiro para trazer um toque aromático. Acompanhe o passo a passo.
Mais agilidade na cozinha! O preparo desse feijão-tropeiro é muito fácil. Um prato perfeito para você servir com arroz branco, mandioca frita e salada de folhas frescas. Também combina muito com um torresminho. Acompanhe o passo a passo.
Publicidade
Que delícia! Esse prato fica muito aromático. Você pode brincar com os temperos sem medo. Acrescente pimentas frescas, especiarias e ervas. Uma boa é finalizar com coentro ao invés de cebolinha e salsinha.
Um dos alimentos mais popular na mesa brasileira, a gente pode sair do tradicional feijão cozido e explorar toda a grandiosidade desse grão. Inclusive, há muitos tipos. Aproveite nossa seleção de receitas com feijão – já fizemos sopas, saladas, pratos com carne, bolinhos e muito mais.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram