Uma farofa pode ser feita a partir da combinação de uma farinha, como a de mandioca, com outros ingredientes, por exemplo, carnes, legumes, temperos e até mesmo frutas. Por isso, ela é uma ótima opção para dar um gostinho a mais em suas refeições. Confira estas receitas de farofa variadas e aproveite!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Receitas de farofa com bacon
Para combinar com aquele churrasquinho do fim de semana, nada como uma farofinha simples e rápida, não é mesmo? Já que o prato principal te dará todo o trabalho, aposte num acompanhamento prático e ainda assim, delicioso para fazer.
Publicidade
Colorida, a farofa de cenoura tem como base a farinha de mandioca amarela! Já o bacon e a calabresa fritinhos fazem o papel da proteína. Não tem como resistir.
Versátil, a farofa para festa combina com ocasiões variadas como almoço em família, churrasco com os amigos ou uma data mais especial, como o Natal. O grande diferencial fica por conta da cenoura ralada.
Com gostinho de comida do interior, esta farofa caipira é feita com farinha de milho flocada e bacon fritinho, o que dá uma crocância toda especial para a mistura. Você vai amar!
Apesar do nome, a farofa natalina pode ser feita em qualquer época do ano. Feita com farinha de mandioca crua, bacon e calabresa, ela tem um toque delicioso da páprica doce. Vai dar uma olhada e prepare na sua próxima refeição!
Publicidade
Sabe aquele pacotinho de creme de cebola que, tradicionalmente, é usado para fazer uma sopinha rápida? Aqui, ele ganha uma nova função: temperar uma deliciosa farofa de bacon com farinha de mandioca biju. Fica gostoso demais!
Sobrou arroz do almoço? Então, prepare essa deliciosa farofa de arroz fácil em seu jantar. O modo de preparo é prático, simples e o resultado é incrível. Aproveite!
Ideal para servir com uma feijoada gostosa, a farofa de couve rápida faz jus ao seu nome, pois fica pronta em vinte minutos. O destaque fica para a linguiça calabresa e o bacon. Confira!
Sempre presente nas refeições das casas brasileiras, a farofa de calabresa com ovo é mais fácil de fazer do que você imagina. Você pode usar azeitonas tanto pretas, quanto verdes. Fica ao seu critério!
Sinônimo de praticidade, a farofa de bacon simples também é composta por creme de cebola. Para finalizar, a dica é investir na cebolinha ou, se preferir, em uma boa quantidade de salsinha.
Publicidade
Feita com apenas cinco ingredientes, a farofa de feijão-fradinho simples tem como base a farinha de mandioca e uma quantidade caprichada de salsinha que dá um toque verde delicioso para a receita.
Já pensou em preparar uma farofa de lentilha deliciosa e simples? Confira como fazer essa opção que, além do grão, leva bacon e castanhas.
Com um toque picante, esta farofa de bacon e alho-poró também leva pimenta-dedo-de-moça na composição. Para não ficar muito ardido, a dica é tirar as sementes.
Mais refinada, a farofa de frutas secas leva ingredientes deliciosos, como uvas-passas brancas, frutas cristalizadas ou damascos secos, maçã, nozes ou castanhas trituradas e, claro, muito bacon fritinho.
Que tal preparar uma farofa que leva cebola e bacon? Aprenda a fazer e se delicie com essa versão.
Publicidade
Diferente, prática e gostosa: esta é a farofa de bacon! Com um toque agridoce incrível, essa versão leva dois tipos de frutinhas: damasco e ameixa seca sem caroço. Aprenda e prepare já!
Com ovos cozidos, bacon e farinha de milho ou de mandioca, esta farofinha de vagem tem um sabor incrível que promete combinar com diversas refeições do dia a dia.
Farofa perfeita para as comemorações de fim de ano, ou para quem gosta de receitas com um toque agridoce. Aqui, além do bacon, ela leva uva-passa, azeitonas e farinha de mandioca grossa.
Uma versão clássica e coringa, a farofa de bacon com ovo leva ingredientes que você tem aí na sua casa, como farinha de mandioca, manteiga e temperinhos simples.
Os apaixonados por carne de porco vão ficar encantados por esta farofa de torresmo que ainda tem um sabor todo especial da couve e do bacon fritinho. Vem conferir!
Essa farofa de feijão-de-corda é perfeita para aquele almoço de domingo ou para acompanhar um churrasquinho. Aqui utilizamos farinha de mandioca branca, mas você pode usar a farinha de mandioca torrada se preferir. Confira a receita!
Sobrou um pouco de pão francês do dia anterior? Então, que tal fazer uma torrada, triturar e preparar uma farofa de pão com castanhas-portuguesas deliciosa? É muito versátil, você vai adorar!
Outra delícia para apreciar uma especiaria paranaense, a farofa de pinhão crocante tem esta textura toda especial graças à farinha Panko e o bacon que deve ser cortado em cubinhos e ser bem fritinho!
Essa farofa fácil fica uma delícia com a mistura de carne moída, pinhão e temperinhos. O pinhão aqui serve como um substituto para a farinha, basta triturar em um processador.
O pinhão é uma semente comestível obtida a partir do pinheiro-do-paraná, também conhecido como araucária, uma árvore nativa do sul do Brasil! E se você adora essa delícia típica do inverno, então confira esta farofa de pinhão com bacon.
Publicidade
Aprenda a fazer esta farofa de feijão-fradinho e bacon pra lá de gostosa e que também conta com um ingrediente incrível: linguiça de porco sem a tripa. Sirva com um arrozinho branco e aproveite!
Receitas de farofa com banana
Pronta em dez minutos, esta farofa de banana é feita com azeite, cebola, farinha de mandioca e uma pitadinha de sal. Se quiser incrementar, a dica é finalizar com um punhado de cheiro-verde.
A cara dos acompanhamentos brasileiros, a farofa de banana-da-terra é temperada com uma pasta de alho com um sabor delicioso! Já o milho-verde dá a textura maravilhosa ao prato.
Lápis e papel na mão para anotar os ingredientes necessários e modo de preparo desta farofa de banana fácil que conta com um sabor delicioso da farinha de mandioca torrada.
Para uma opção mais completa, invista nesta farofa de banana-da-terra com linguiça e ovos. Aqui a fruta deve ser cortada em rodelinhas e frita no óleo até ficar dourada.
Com crocância de sobra, a farofa de banana com castanha-de-caju também é composta por sementes de girassol e sementes de abóbora, o que deixa o acompanhamento ainda mais nutritivo!
100% brasileira, a farofa de carne de sol com banana-da-terra é fácil de ser feita e não leva muitos ingredientes. Dica de ouro: deixe a carne dessalgando na água fria de um dia para o outro, ok?
Uma explosão de cores, sabores e texturas, a farofa de feijão-fradinho tem o gostinho de banana bem intenso. E as polêmicas uvas-passas dão um toque agridoce interessante. Se você gosta desse sabor, clica e já confere a receita!
A farofa de banana com tempero baiano é um mix de sabores, pois esse temperinho é composto por pimenta-de-cheiro, pimenta-do-reino, coentro em grãos, cúrcuma, gengibre em pó e outras delícias.
Já quem prefere uma opção mais marcante e diferente vai se apaixonar por esta farofa de fígado de galinha. A carne deve ser bem picadinha e frita até ficar dourada. Depois, é só entrar com a banana e os demais ingredientes. Você vai se surpreender. Experimente!
Receitas de farofa vegetarianas e fitness
Uma opção ideal para salvar o seu almoço do dia a dia, essa farofa fácil é feita com farinha de mandioca torrada, óleo, cebola, manteiga e temperinhos. Sirva com um vinagrete e aproveite.
Outra opção com ovo, esta farofa é crocante graças à farinha de mandioca biju. Dica de ouro: use a manteiga de garrafa para tostar os outros ingredientes. Fica bem mais gostoso!
Com uma coloração vermelha linda, a farofa de beterraba também é feita com alho-poró e com ingredientes totalmente liberados para veganos. Não tem como resistir.
Sem ingredientes de origem animal, a farofa de berinjela simples é uma ótima alternativa para os veganos. Se quiser dar uma picância extra, acrescente pimenta-dedo-de-moça picadinha sem sementes.
Você não vai acreditar na facilidade do modo de preparo desta farofa de cebola crocante. Para não queimar os ingredientes e dar um gostinho gostoso, a dica é usar manteiga e óleo vegetal. Vem conferir!
Pronta em dez minutos, a farofa d’água é uma opção perfeita para quem quer fazer um acompanhamento para o almoço, mas está sem tempo. Anote: farinha de mandioca, sal, coentro e, claro, água.
Mais uma farofa vegana, esta versão é feita com tofu defumado, farinha de mandioca, páprica defumada e outros ingredientes que prometem ser uma explosão de sabores. Conheça e prepare!
Que tal uma farofa de alho-poró para acompanhar o arroz e feijão quentinhos do dia a dia? Sem ingredientes de origem animal, ela é liberada para os veganos.
Diferente de tudo o que você já provou, esta farofa crocante com gergelim e shoyu à base de farinha de mandioca biju agrega o sabor do gergelim preto e do branco. Fica perfeita!
Essa farofa crocante de Panko também leva cebola dourada na composição. Mas aqui, a Panko cumpre o papel de deixar a textura mais interessante e divertida. Você vai adorar!
Outra opção crocante e fácil de ser feita, a farofa de proteína de soja é temperada com creme de cebola! Quer dar um frescor para a farofinha? Adicione raspas de limão e obtenha um tom cítrico na receita.
À base de farinha de amêndoas, esta farofa de ovo e bacon low carb é ideal para quem é celíaco ou evita consumir alimentos com trigo. Diferente, ela tem castanhas, nozes e sementes diversas na composição.
Quem tem criança em casa pode dar outro destino para a farinha láctea: uma deliciosa farofa que também leva farinha de mandioca, uvas-passas e outros ingredientes gostosinhos.
Para preparar essa farofa saudável e leve, você só vai precisar de amendoins triturados, farinha de mandioca, sal e manteiga. Veja o passo a passo completo e experimente!
Prática para sempre fazer em casa, a farofa de amendoim crocante fica pronta rapidinha. O primeiro passo é triturar bem o amendoim até formar uma farofinha. Depois, é só levar para uma panela e finalizar conforme as instruções da receita. Confira!
O maxixe é um ingrediente com sabores similares ao pepino, sendo essa uma farofinha que tem ele como protagonista! A farinha de milho flocada garante uma textura crocante ao preparo, mas pode ganhar tomate picadinho para ficar mais úmida.
Mais leve, a farofa de coco é feita com manteiga ghee, que é um tipo de manteiga clarificada originária da Índia. Ela é feita a partir da remoção da água e dos sólidos do leite da manteiga comum, resultando em um produto final com sabor e aroma intensos.
Outra receita crocantinha, a farofa de alho com Panko possui um sabor incrível do alho amassado e do açafrão que também ajuda a dar uma corzinha a mais para o prato. Fica linda e gostosa!
Sobrou pão de alho daquele churrasco com os amigos de domingo? Então, que tal esfarelar bem com as mãos ou triturar no liquidificador e depois adicionar frutas ou castanhas? Assim, você tem em mãos uma farofa maravilhosa e aproveita tudinho.
Sem farinha de mandioca ou derivados, esta farofa de aveia com ovo é feita com farelo de aveia, o que deixa a receita mais leve e com um gostinho incrível. Se quiser incrementar, adicione castanhas trituradas.
Para esta farofa de sementes low carb, você vai precisar de semente de abóbora sem a casca, sementes de linhaça, semente de girassol e gergelim. Confira a lista completa de todos os ingredientes e aproveite!
Uma opção levinha, a farofa de quinoa também leva ovos cozidos e cenoura na composição. Agora, se você prefere uma versão vegana, pode deixar os ovos de fora e substituir por palmito, pimentas e uvas-passas.
É isso mesmo: farofa de pipoca. O primeiro passo é estourar os grãos. Depois, é só triturar bem e levar para dourar com os demais ingredientes. Você precisa experimentar!
Essa é uma opção para deixar o prato mais colorido e com saúde. As folhas de beterraba possuem muitos nutrientes e você pode aproveitá-las na farofa. Essa receita fica pronta em 20 minutos, apenas.
Perfeita para os dias mais frios do ano, essa farofa de pinhão é simples e fácil de ser feita. A dica para facilitar na hora de abrir as sementes é cozinhar bem na panela de pressão por meia hora.
O que não falta são opções de farofa bem gostosas para as mais variadas ocasiões, não é mesmo?
E sabe o que combina superbem com uma farofinha? Um bom vinagrete, é claro!
Publicidade

Oi, sou a Letícia! Desde criança, aprendi a gostar de cozinhar observando minha mãe, uma cozinheira de mão cheia. Hoje, morando com amigas, preparo minhas refeições do dia a dia e, nos fins de semana, adoro fazer pratos mais elaborados para compartilhar com elas. Esses são momentos de afeto que não abro mão!
minhas listas