O dry rub é um tempero seco, de origem norte-americana, que ajuda a dar mais gosto para carnes bovinas, de frango e de porco. O preparo substitui uma marinada e é conhecido pelas mistura dos sabores apimentado, cítrico e agridoce. É uma boa opção para usar no churrasco ou no cotidiano. Confira receitas:
1. Dry rub básico
Essa é uma versão simples de dry rub. Para preparar, só é preciso misturar todos os ingredientes em uma vasilha até se misturarem por completo. Algumas das especiarias utilizadas para compor o tempero são a páprica doce, a pimenta caiena e o açúcar mascavo.
2. Dry rub para churrasco
O dry rub dessa receita é ideal para assar carne na grelha. Um dos ingredientes fundamentais é o orégano e o preparo também leva açúcar, pimenta chilli, cominho e outros. O coentro em pó dá um toque diferencial para essa versão do tempero.
Publicidade
3. Dry rub com triplo de páprica
Essa receita traz a combinação incrível de três opções de páprica. São utilizadas as versões picante, doce e defumada da especiaria. O preparo é realizado em uma vasilha e a dica é finalizar apertando os ingredientes maiores para não dar diferença ao usar.
4. Dry rub para cordeiro
Não sabe como temperar cordeiro? O dry rub pode ser uma boa pedida. Como toque especial, a hortelã desidratada é usada para deixar o tempero mais refrescante. Outro ponto alto é o uso da pimenta síria, que tem um gostinho bem marcante.
5. Dry rub para porco
Publicidade
A carne suína também harmoniza bem com o dry rub. Aqui, é possível utilizar tanto a páprica doce como a defumada. Outra substituição que pode ser feita é a da pimenta chilli por pimenta caiena ou calabresa. O mais importante é usar bastante açúcar para deixar o tempero com o gostinho característico.
6. Dry rub para frango
Os cortes de frango são outra possibilidade de uso para o rub. Essa versão tem como diferencial o uso da mostarda em pó. A dica é utilizar uma quantidade menor de sal em relação ao açúcar pois combina mais com a carne de frango. O preparo dura até três meses. Veja o passo a passo.
7. Dry rub para steak
Publicidade
O amaciante de carne é utilizado nessa opção do tempero pois ajuda a deixar a textura do steak mais suculenta. Os ingredientes especiais usados são a fumaça em pó, o funghi secchi e o sal grosso do himalaia. É preciso triturar tudo para a consistência ficar homogênea.
8. Dry rub para costelinha
Aqui, a mistura de especiarias é feita para temperar a costelinha. A páprica pode ser utilizada tanto na versão doce como defumada. A pimenta escolhida para compor o dry rub é a calabresa e o alho e a cebola em pó deixam aquele gostinho irresistível.
9. Dry rub australiano
Publicidade
A versão australiana do tempero é uma boa pedida para dar mais gosto para carnes com molho barbecue. O sal de parrilla é um diferencial da receita e é usado para não salgar demais o preparo. O ingrediente especial da versão é a semente de aipo, que dá um sabor marcante ao rub.
10. Dry rub Outback
O tempero dessa receita vai te ajudar a levar o gostinho das carnes do Outback para a sua casa. Além dos açúcares e da páprica, o preparo também conta com ingredientes como pimenta jamaica, fumaça em pó e sal defumado. O resultado é um rub imbatível!
11. Dry rub para brisket
Essa é uma opção de tempero que alia praticidade e sabor. Você vai precisar de apenas três ingredientes para compor: sal de parrilla, sal fino e pimenta-do-reino. Depois que misturar tudo, é só passar na carne e prepará-la.
O dry rub é um tempero clássico e que pode ser incrementado de várias formas. Além disso, ele ajuda a deixar as carnes do dia a dia ou das ocasiões especiais ainda mais gostosas. É um preparo para ninguém botar defeito. Veja também receitas de tempero para carne e tempero para carne de porco!
Sou especialista em criação textual para mídias digitais e jornalismo e me interesso pelas múltiplas formas de comunicação, por sua potência e influência na vida das pessoas.
minhas listas