Com um sabor intenso e muito rico, os doces italianos ganham adeptos em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Quem gosta de uma sobremesa típica vai ficar com água na boca só de conferir esta lista incrível com diferentes opções de doces italianos. Mamma mia!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Panna cotta
A palavra "panna cotta" significa "nata cozida" em italiano. Acredita-se que a receita tradicional tenha sido desenvolvida na década de 1960 ou 1970. E se você é mais tradicional, então confira esta versão bem simples e básica.
Publicidade
Para uma opção mais tropical, a dica é esta panna cotta de manga feita em duas camadas: uma de creme branco e outra de gelatina de manga. Fica lindo e uma delícia!
Também refrescante, a panna cotta com calda de maracujá tem um fundo azedinho bem característico da fruta, o que acaba combinando bem com o doce do extrato de baunilha adicionado ao creme.
O purê de amoras desta panna cotta deixa o doce mais refinado e com uma textura interessante. Para isso, a dica é usar frutas frescas ou congeladas batidas.
Com uma textura aveludada, a panna cotta de morango é feita com creme de leite fresco (nada de versões em caixinha) e açúcar refinado. Além disso, ela também leva um delicioso purê de morangos.
Publicidade
Diferente das outras versões que você já viu, esta panna cotta com frutas vermelhas é feita com gelatina incolor em pó ao invés da em folha. Mas atenção: ela precisa ser sem sabor, hein!
A redução de vinho tinto seco com morangos, framboesas ou amoras, um pouco de açúcar e gotinhas de essência de baunilha resultam em uma calda deliciosa para despejar sobre esta panna cotta. Vem conferir a receita e se surpreenda.
Além de deliciosa, a panna cotta de açaí com frutas vermelhas é totalmente vegana, pois é feita com ágar-ágar em pó, que é uma alga marinha substituta da tradicional gelatina. O resultado é um creme delicioso e especial.
Aqui, além dos blueberries serem usados no creme da panna cotta, eles também são adicionados na calda que dá o toque ao doce. E o modo de preparo é bem fácil, viu?
Mais uma opção totalmente vegana, esta panna cotta de leite de coco também é feita com ágar-ágar em pó. Já o topping fica por conta de uma deliciosa calda de frutas vermelhas caseira e simples de ser feita.
Publicidade
Brasil encontra a Itália nesta deliciosa panna cotta de coco com banana-da-terra! O pulo do gato é grelhar as bananas em uma frigideira e finalizar com melado de cana. É chique e os sabores encantam.
Refinada, a panna cotta de café e baunilha leva mascarpone nos dois cremes, isso ajuda a dar uma textura mais aveludada ao doce e, claro, um sabor todo especial. Para finalizar, cacau 100% alcalino polvilhado por cima!
Tiramisu
O tiramisu é uma sobremesa clássica italiana com origem na região de Veneto, no nordeste da Itália. A combinação de sabores e texturas torna esta delícia uma sobremesa amplamente apreciada. Confira esta receita e aproveite!
Uma versão charmosinha e fácil de fazer, o tiramisù na taça leva queijo mascarpone, rum ou conhaque, biscoito champanhe na composição e outros ingredientes que dão todo o sabor aqui.
Agora, se você prefere algo mais barato, então invista neste tiramisù econômico, feito com ingredientes mais acessíveis, como cream cheese, ovos e biscoitos tipo champanhe.
Publicidade
Outra opção com cream cheese, este tiramisu também tem um toque de rum que deixa o creme ainda mais gostoso e especial. Para finalizar, polvilhe um bom cacau em pó por cima.
Se você não tem rum em casa, mas tem uma dose de whisky, então aposte neste tiramisu delicioso com um sabor intenso de café expresso e queijo mascarpone. Simplesmente irresistível!
Um pouco mais moderno e gourmet, o tiramisu com Nutella fica aerado graças às claras batidas em neve com açúcar misturadas ao creme de avelã. E não se preocupe, pois não fica com sabor de ovo.
Feito com Whey Protein sabor cookie, este tiramisu proteico é ideal para saborear depois de um treino mais intenso na academia. Para intensificar os sabores, use um café coado bem forte.
E é claro que os veganos não poderiam ficar de fora! Para este tiramisú, você vai precisar de tofu firme e leite vegetal para fazer o creme. O grande diferencial da receita fica por conta da dose de vinho tinto.
Panetone
Acredita-se que o panetone tenha sido criado por um padeiro chamado Toni, que preparou um pão especial para a ceia de Natal, adicionando frutas cristalizadas, passas e nozes à massa. O pão ficou tão popular que logo ganhou fama em toda a Itália. Confira esta receita clássica!
Com uma fermentação especial, o panettone de levain é um pouco mais delicado de ser feito e exige um nível mais alto de conhecimentos na cozinha. Seguindo o passo a passo certinho, você consegue tirar de letra.
Prefere algo mais simples? O panetone de liquidificador é a melhor escolha! Tudo o que você precisa fazer é bater a massa no liquidificador e depois adicionar as frutinhas cristalizadas e levar para assar. Simples assim!
Sem farinha de trigo, o panetone low carb também é liberado para quem é celíaco. E no lugar do trigo, a farinha de amêndoas entra em cena e entrega uma massa fofinha e saborosa.
Publicidade
Outra versão liberada para os celíacos, o panetone sem glúten é feito com um mix de farinhas especiais: fécula de batata, polvilho doce, amido de milho e farinha de arroz. Fica bem macio!
Quem não quer sair da dieta vai amar o panetone saudável, que não leva farinha de trigo e nem açúcar cristal. No lugar desses ingredientes farinha de amêndoas e xilitol são usados.
Na linha gourmet, este panetone recheado de maracujá é o tipo de opção que arranca suspiros. Para o recheio tenha em mãos suco de maracujá concentrado, creme de leite e leite condensado.
Lindo e delicioso, este panetone trufado de leite em pó funciona como um ótimo presente de fim de ano. O recheio fica por conta de uma espécie de mousse de leite em pó com creme de leite e leite condensado. Já a decoração é com você: solte a imaginação!
Diferente, o panetone festivo é o tipo de sobremesa que deixa todo mundo encantado. As cerejas frescas, o damasco, as castanhas-de-caju, as nozes e as amêndoas combinam perfeitamente e você tem uma explosão de sabores!
Uma porção individual linda e perfeita para presentear quem você ama, o mini panetones com cobertura de amêndoas e avelãs tem um toque de cointreau na massa, o que ressalta ainda mais os sabores desta delícia natalina.
Agora, os mais tradicionais podem apostar no panetone de frutas cristalizadas! O segredo da massa macia e aveludada é sovar sem parar por pelo menos cinco minutos. Vale super a pena, acredite!
Colomba pascal
Assim como o panetone, a origem da Colomba Pascal também remonta à tradição italiana. Acredita-se que esse doce tenha sido criado na década de 1930 por Angelo Motta, que se inspirou na forma de uma pomba, símbolo da paz, para criar um bolo especial para a Páscoa. Confira esta receita deliciosa!
Para esta colomba pascal, você pode usar os seguintes recheios: goiabada cascão, doce de leite e chocolate em gotas. A massa tem preparo fácil e fica macia. Uma delícia que você precisa provar.
Sem farinha de trigo, a massa desta colomba pascal funcional é liberada para os celíacos. E no lugar da farinha tradicional entra em cena a farinha de coco, farinha de amêndoas e polvilho azedo.
Além de vegana, esta colomba pascal também é sem glúten, pois é feita com farinha de arroz e amido de milho. O sabor característico do doce pascoalino fica por conta das raspas de limão e da essência de baunilha.
Variados
A caçarola italiana nada mais é do que um bolo cremoso e com um sabor intenso de queijo parmesão com coco ralado. Você ainda pode finalizar com um pouco de canela em pó por cima antes de servir.
Também conhecido como Biscotti di Prato, o cantucci é tradicional da região Toscana e foi criado pelo italiano Antônio Mattei em 1858. Essa bolachinha deliciosa conquistou o mundo e hoje é feita de diferentes formas, como no caso deste cantucci de pistache e raspas de limão.
Sem açúcar, este cantuccini leva adoçante culinário nos ingredientes. Além disso, ele é feito farinha de amêndoas e raspas de limão-siciliano, o que dá um sabor gostoso à massa.
Os cannolis são de origem italiana! Acredita-se que tenham sido criados na cidade de Palermo, durante o período árabe da Sicília, entre os séculos IX e XI. Atualmente, é possível encontrar diferentes variações, como estes deliciosos cannolis de chocolate!
E a palha italiana? Não se deixe enganar pelo nome: a palha italiana é um doce tipicamente brasileiro! Sim, a sobremesa feita a base de brigadeiro e bolachinhas trituradas nasceu em solo tupiniquim e não tem nenhuma ligação com o país europeu.
Continue explorando os sabores do mundo através da confeitaria!
Confira estas receitas de doces árabes mega diferentes.
Sou escritora, facilitadora de oficinas de escrita e entusiasta da literatura. Ao mesmo tempo, trabalho com planilhas, dados e planejamento estratégico. Amo arte, cultura, culinária e ecologia. Adoro saladas e prezo muito por uma alimentação equilibrada e consciente. Mas dificilmente recuso um docinho.
minhas listas instagram