Além dos pratos salgados, nosso país tem uma vasta produção de doces nacionais, influenciados por outras culturas, países, mas criados por aqui mesmo. Para te ajudar a experimentar estas sobremesas deliciosas, trouxemos uma lista com uma curadoria incrível dos doces brasileiros mais famosos do país. Aproveite!
Pensamos exatamente nele, o brigadeiro, quando falamos de docinhos brasileiros. Uma delícia feita com chocolate em pó, leite condensado e manteiga. Você pode decorá-lo da maneira que preferir. Aproveite!
Publicidade
Não se deixe enganar pelo nome, a palha italiana é um doce 100% brasileiro. E com apenas cinco ingredientes em mãos: leite condensado, creme de leite, manteiga, chocolate em pó e biscoitos de maisena - você consegue fazer essa delícia. Acesse a receita completa!
O beijinho é sempre uma ótima aposta para quem não é muito fã de chocolate. Sua receita é parecida com a do brigadeiro, mas ao invés do cacau em pó, você vai utilizar o coco ralado. Para finalizar, um cravo-da-índia por cima de cada bolinha!
Feito com apenas três ingredientes - leite condensado, manteiga e amido de milho - o sequilho é uma bolachinha que desmancha na boca! Muito apreciado em diferentes regiões do país, ele é sempre acompanhando de um café passado na hora!
O bolo de rolo é um doce tradicional da região nordeste do país, mais especificamente de Pernambuco. Ele consiste em uma massa fina e delicada de pão de ló, que é enrolada com um recheio doce, geralmente de goiabada cremosa, como é o caso desta receita maravilhosa.
Publicidade
Atrativo por fora e muito cremoso por dentro, o quindim é amado por muitos brasileiros. Com apenas 4 ingredientes e de forma bem fácil você o prepara. Confira!
Muito popular em diversas regiões do Brasil, a queijadinha é uma espécie de bolinho feito à base de leite condensado, ovos, manteiga, coco seco ralado e, claro, muito queijo ralado! O resultado é simplesmente perfeito.
Um dia nublado e chuvoso merece um bolinho de chuva sequinho, certo? Com uma massa super fofinha, ele fica ainda mais gostoso se passado no açúcar com canela. Não tem como não lembrar dos dias calmos da infância!
Com gostinho das comidas do interior, a paçoca é um doce feito de amendoim torrado e sem pele, açúcar e uma pitadinha de sal. Descubra o segredo da textura perfeita com esta receita bem prática.
Acredita-se que a cocada tenha sido trazida para a região pelos africanos, durante a época da escravidão. Com uma textura gostosa e que pode variar de algo mais firme até cremoso, a cocada é a escolha perfeita para os apaixonados por doces de coco.
Publicidade
Um docinho clássico das padarias nacionais, o sonho doce recheado com goiabada. Para que fique com uma massa fofinha e super saborosa, o segredo é fritar em óleo quente até a bolinha dourar e, depois, rechear com a goiabada - mas se quiser pode usar creme de confeiteiro, doce de leite ou outro que preferir.
A pamonha é um prato popular nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país. Acredita-se que ela tenha origens indígenas e seja uma adaptação dos alimentos consumidos pelos nativos. Aprenda a fazer essa maravilha à base de milho!
A canjica é um doce típico de festas juninas. Feita com grãos de milho branco previamente cozidos em água ou leite, e adoçada com leite condensado, canela e outras especiarias. Aqui, o grande diferencial é o amendoim tostado e sem pele!
O cartola é um doce típico de Pernambuco e surgiu nas casas de engenho do Brasil colônia. O preparo consiste em fritar bananas na manteiga e acrescentar o queijo por cima. Já a finalização fica por conta de uma duplinha clássica: açúcar com canela!
Feito com uma das frutas tropicais mais famosas do mundo, o doce de banana simples é aquele tipo de opção que sempre acompanha muito bem um pão caseiro ou torradinhas crocantes. Lembre-se de selecionar bananas mais maduras, ok?
Publicidade
Com sabor de infância, a gelatina colorida simples é um verdadeiro banquete para os olhos. Para mesclar bem as cores, a dica é usar gelatinas de morango, limão, tutti-frutti, uva e abacaxi, ok?
Muito popular nas festas juninas, o pé de moleque é um docinho feito com açúcar, glicose de milho, manteiga, bicarbonato de sódio e, claro, muito amendoim. Confira!
Com gostinho de casa de vó, o doce de abóbora tem um sabor bem marcante de duas especiarias: o cravo e a canela. Mas quem não é muito fã desses sabores, pode deixar de fora ou adicionar outras delícias. Confira a receita completa!
Um doce feito à base de ovos e leite condensado, o pudim é uma sobremesa praticamente obrigatória no almoço das famílias brasileiras. E o segredo da textura perfeita está no cozimento, que deve ser feito em banho-maria.
Clássico da cultura do nordeste, o mungunzá é um doce feito com grãos de milho amarelo e é a sobremesa perfeita para a sua Festa Junina ou aquele almoço de domingo especial.
A tapioca é um alimento feito a partir da fécula extraída da mandioca. Acredita-se que ela tenha origem indígena e seja consumida há séculos pelos povos nativos da região amazônica. Hoje o que não falta são variações desta delícia, como esta versão com chocolate e morango!
Docinho obrigatório na sobremesa do almoço de domingo! O pavê de bolacha maisena é mega democrático e todo mundo gosta. E o recheio dessa maravilha fica por conta de um creme branco com leite condensado e coco ralado incrível.
Extremamente cremoso, o doce de abóbora com coco é um verdadeiro patrimônio nacional, não é mesmo? Preparado com abóboras cozidas, açúcar, canela, coco ralado e creme de leite, ele faz sucesso em todos os estados do Brasil.
A combinação desses dois ingredientes, canjica e paçoca, formam um par poderoso e muito brasileiro. Essa sobremesa pode ser consumida quanto quente quanto fria. Aprenda a fazer!
Uma receita com batata-doce que até quem não é muito fã desse legume vai gostar, experimente o marrom glacê. Com apenas 4 ingredientes e 25 minutinhos você saboreia essa delicia. Teste a receita!
Publicidade
A culinária nacional é rica demais! Afinal, o Brasil é uma mistura de diversas culturas maravilhosas. Como pôde ver, temos deliciosas receitas que vão adoçar sua vida e seu paladar. Varie nos preparos e aproveite o melhor do nosso país!
E se você adora docinhos diferentes, confira estas receitas de doces árabes incríveis.
Publicidade

Sou escritora, facilitadora de oficinas de escrita e entusiasta da literatura. Ao mesmo tempo, trabalho com planilhas, dados e planejamento estratégico. Amo arte, cultura, culinária e ecologia. Adoro saladas e prezo muito por uma alimentação equilibrada e consciente. Mas dificilmente recuso um docinho.
minhas listas instagram