As comidas mineiras são bem diversificadas e cada parte do estado conta com receitas típicas. Isso faz com que a culinária seja rica e cheia de sabores que podem ser combinados ou apreciados isoladamente. Pão de queijo, doce de leite, angu e feijão-tropeiro são apenas algumas dessas deliciosas opções. Confira a lista que preparamos com os pratos mais gostosos!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Petiscos
Quando se pensa em comida mineira, a primeira que vem à mente é, com certeza, o pão de queijo. Feito com queijo ralado e polvilho azedo, essa iguaria da culinária de Minas Gerais conquistou o Brasil inteiro. Dê uma olhada!
Publicidade
O biscoito de polvilho é conhecido por sua crocância e leveza, sendo impossível comer um só. Para o seu preparo, você vai precisar de apenas 6 ingredientes e 60 minutos, você pode deixá-lo ainda mais delicioso adicionando queijo parmesão ralado à massa.
Se o que você quer é uma receita rápida e fácil de preparar, esses torresmos na airfryer são o que você precisa, além de serem deliciosos. Você vai precisar de barriga de porco, sal e pimenta-do-reino, além de 35 minutos do seu tempo. Confira!
Outra receita rápida de se preparar e que faz sucesso como petisco são os bolinhos de carne. O tempo de preparo é de apenas 25 minutos e, se preferir, você pode rechear os bolinhos com um cubinho de queijo. Dê uma olhada!
Essa especiaria vinda originalmente da Bahia ganhou a sua versão mineira que também é deliciosa. Recheado com calabresa, bacon e couve, a receita é razoavelmente simples e rende até seis porções, precisando de uma hora para o preparo.
Publicidade
Pratos principais
A canjica salgada é outro prato bem típico da comida mineira e que, além de saboroso, é bastante nutritivo. Nessa receita, a calabresa acompanha a canjica salgada, mas você pode trocá-la por carne-seca ou frango desfiado se preferir.
O típico prato brasileiro: arroz com pequi. Minas Gerais, Goiás e Tocantins são os estados em que o prato faz mais sucesso. Aprenda de vez a preparar essa delícia!
Prato criado na época em que os tropeiros viajavam para carregar mercadorias de Minas Gerais para outros estados, o feijão tropeiro é muito conhecido e saboreado por todo o Brasil até os dias de hoje. Fica delicioso se acompanhado de arroz branco e salada verde.
O tutu de feijão é uma pasta de feijão acompanhada de bacon, calabresa, farinha de mandioca e ovo cozido, o que o torna um prato que traz bastante saciedade. Com essa receita, você pode preparar o seu tutu de feijão em apenas 25 minutos. Confira!
Essa receita é uma refeição inteira em um prato só! O mexidão mineiro leva arroz, feijão, carne-seca, couve, ovos mexidos, flocão de milho e temperos, tudo cozido e bem misturado dentro de uma panela só. Ele leva 20 minutos para o preparo e rende de 6 a 8 porções.
Publicidade
O pequi é uma fruta bastante típica do estado de Minas Gerais e, nessa receita, seu creme misturado ao arroz branco criam uma receita cremosa e muito saborosa, além de bastante fácil de se preparar. Ela pode ser servida tanta como acompanhamento quanto como prato principal.
Se você gosta de uma receita de macarrão bem incrementada, o macarrão mineiro pode ser a pedida certa para você. Esse prato leva linguiça, linguiça calabresa, bacon e molho de couve, e leva apenas 30 minutos para o preparo. Confira!
Esse prato feito com o rabo do boi também faz parte da culinária mineira e é muito fácil de se preparar, chegando a render até 10 porções e precisando de cerca de 60 minutos para o preparo. Experimente servir com arroz branco e polenta como acompanhamento.
Você vai precisar de cerca de 3 quilos de barriga de porco para preparar essa deliciosa panceta à pururuca. Seu preparo leva 45 minutos e rende 6 porções. É uma ótima receita para servir na ceia de Natal e outras comemorações de fim de ano.
Se você prefere carnes brancas, essa receita de frango com quiabo pode ser a escolha certa para você. Você vai usar a sobrecoxa do frango para essa típica receita mineira que precisa de apenas 30 minutos para o seu preparo. Dê uma olhada!
Publicidade
A ora-pro-nóbis é uma planta nativa do estado de Minas Gerais e, portanto, bastante presente na sua culinária, principalmente acompanhando receitas de carnes, como essa costelinha de porco. Fica delicioso se acompanhado com purê de batata.
Esse prato de carne bovina e mandioca cozidos na panela de pressão é um clássico da culinária mineira. A vaca atolada é conhecida por seu caldo espesso e sabor marcante, e fica deliciosa se acompanhada com arroz ou farofa.
Com essa receita típica, você aprende a fazer a quirera misturada com a costelinha desmanchando na boca. O bacon e a calabresa ainda complementam a refeição. Veja como fazer essa delícia!
Sobremesas
Quem não adora um bom doce de leite? Essa delícia mineira se tornou popular em todo o país e prepará-la é muito fácil. Você vai precisar de leite integral, açúcar, uma pitada de sal e bicarbonato de sódio, além de 60 minutos para o preparo. Confira!
Esse bolo com gostinho de casa de avó faz sucesso onde quer que for servido. Para deixá-lo ainda mais saboroso, faça uma calda de goiabada e suco de limão levados ao fogo e despeje sobre o bolo depois de assado, fica uma delícia. Dê uma olhada!
O doce de abóbora é facinho de fazer e precisa de apenas 4 ingredientes para o seu preparo, além de 25 minutos. Tudo o que você precisa fazer é levar ao fogo: abóbora de pescoço, açúcar refinado, cravos-da-índia e canela em rama e deixar cozinhar.
Os doces de fruta no geral são bastante típicos de Minas, e o doce de mamão também é um deles. Ele é de muito fácil preparo e fica delicioso se servido com queijo branco ou torradinhas, como café da manhã ou lanche da tarde. Confira!
As bolachas mineiras feitas com polvilho doce vão fazer você se apaixonar. Com um gosto suave e que derretem na boca, seu preparo leva cerca de 45 minutos e você pode adicionar erva-doce à massa para um sabor ainda mais especial.
Você vai precisar de apenas 4 ingredientes para preparar essa deliciosa receita de ambrosia, uma sobremesa também bastante típica de Minas Gerais. A receita rende de 15 a 20 porções, então é ideal para quem irá receber convidados. Dê uma olhada!
Publicidade
A goiabada cascão é outra sobremesa vinda do estado de Minas que conquistou todo o Brasil e ela também é muito fácil de se preparar. Para uma goiabada ainda mais saborosa, use goiabas orgânicas no preparo, pois assim você poderá aproveitar também a casca.
Com milho
Veja como fazer este caldo quentinho para acompanhar a costelinha, que é primeiro refogada separadamente para depois ser misturada com os outros ingredientes.
Essa receita tradicional combina a quirera cremosa com o lombo de porco bem temperado. Para fazer, é preciso preparar a quirera e a carne em recipientes separados e depois misturá-los. Confira os detalhes!
A pamonha é um dos pratos mais famosos da culinária mineira e um dos mais deliciosos também. Ele pode não ser tão simples e rápido de se preparar, mas o trabalho com certeza vale a pena! A pamonha também tem a sua versão doce que é igualmente deliciosa.
O bolo de milho é outra delícia vinda de Minas que é bastante fácil de se fazer e com um tempo de preparo bastante curto, apenas 25 minutos. Ele fica uma delícia quando acompanhado de café ou chá no lanche da tarde. Dê uma olhada!
O fubá é uma farinha de milho bastante utilizada na culinária mineira, e o bolo de fubá talvez seja a receita mais famosa utilizando esse ingrediente. Se quiser um café da manhã reforçado, experimente comer uma fatia de bolo de fubá com pão de queijo e suco verde.
A broa de milho é um tipo de pão pequeno preparado com fubá, farinha de trigo, milho verde e outros ingredientes, que é bastante macio e saboroso. Se quiser deixar suas broas de milho com um gostinho a mais, adicione queijo parmesão ralado à massa.
A canjiquinha é um prato salgado que consiste de milho de canjiquinha ou quirera de milho e que traz bastante nutrição e sabor para o seu almoço. Se quiser fazer uma versão vegetariana, substitua a calabresa por cogumelos, como por exemplo o shitake.
Uma excelente opção de petisco para os seus convidados, o pastel de angu com certeza vai ser um sucesso na sua casa. O angu, ingrediente principal da massa do pastel, é feito do fubá, e torna a massa crocante e deliciosa. Confira!
Uma receita deliciosa para se saborear no inverno, essa sopa de fubá com couve vai fazer você se apaixonar. Seu preparo é bastante rápido, precisando apenas de 30 minutos e a receita também é muito simples de fazer. Dê uma olhada!
Agora você pode explorar essa parte da culinária típica brasileira da forma que você preferir, escolhendo seus pratos favoritos e se divertindo na cozinha. Sirva seus convidados e familiares, se delicie com essas receitas e bom apetite!
Se quiser experimentar mais da culinária brasileira, dê uma olhada nessas receitas de comida baiana e aproveite!
Sou graduado em Comunicação e apaixonado por histórias. Para mim, cada prato é um livro: eles nos ensinam mais sobre pessoas, lugares, culturas... Aprender assim é gostoso demais, né?
minhas listas