17 receitas de comidas indígenas que prometem bastante sabor

Se você estudou história direitinho, sabe que os primeiros habitantes do Brasil foram os indígenas e, por isso, eles influenciaram bastante a nossa culinária: suas comidas são um dos maiores legados deixados por esses povos! Então, que tal conhecer alguns pratos típicos das tribos e trazê-los para dentro da sua cozinha? Essas opções prometem bastante sabor!

Ao invés de usar a tapioca para fazer um lanchinho (que possui alto índice glicêmico), que tal conhecer essa receita de beiju feita com mandioca? Seus recheios? Doce ou salgado, de acordo com suas preferências!

Publicidade

Mas se a tapioca ainda for a sua queridinha, aprenda a prepará-la sem muitas dificuldades! No momento de servir (e se o recheio for salgado), regue com um pouco de manteiga, ingrediente que trará uma umidade deliciosa.

Fazer pamonha não é muito difícil, mas é demorado. Reúna amigos e familiares para ajudar no processo e siga todas as dicas corretamente! Com milho, açúcar, leite e outros condimentos é possível preparar essa delícia.

Esse clássico que nos acompanha em filmes também tem origem indígena, além de ser muito saboroso! Sem grandes segredos em seu preparo, aposte na pipoca preparada com seus temperos preferidos.

Essa tradicional e cremosa sobremesa brasileira também entrou nessa lista maravilhosa! Para sabores especiais, a sugestão é incrementar com cravos e canela em pó para que fique ainda mais deliciosa.

Publicidade

Surgindo da cultura indígena, o pirão de peixe é um acompanhamento irresistível para um almoço mais leve. Feito com sobras de pintado ou tambaqui, sua consistência cremosa deve ser servida imediatamente após o preparo.

Feito a partir de um ingrediente clássico, que é a mandioca, esse bolo fica ainda mais gostoso se adicionado coco ralado no seu preparo. Para sabores ainda mais especiais, o parmesão ralado também combina bastante!

À procura de um acompanhamento? Esse peixe assado com legumes rende 4 porções generosas, ficando pronto em 60 minutos. Entre seus legumes: cebola, pimentão, abobrinha e tomate. Salsa e coentro para temperar!

Mais uma opção para o seu lanche da tarde, esse bolo de arroz tem sabores neutros, sem gosto residual. O queijo ralado adicionado na massa proporciona sabores inesquecíveis, ficando bem servido com uma xícara de café preto.

Na versão salgada, a pamonha também é capaz de conquistar inúmeros paladares! Demandando poucos ingredientes, seu preparo é relativamente simples, mas exige certo tempo de dedicação na cozinha.

Publicidade

Cremoso e com textura levemente granulada, esse mingau de tapioca é perfeito para ser servido no café da manhã! Para finalizar com um toque a mais, a dica é polvilhar canela em pó para que fique ainda mais irresistível.

Clássico das festas juninas, mas originário da cultura indígena, o milho cozido pode ser consumido nas mais diversas estações. Temperado com sal ou pinceladas de manteiga, é sempre saboroso na medida certa!

O curau de milho doce é mais uma iguaria que não poderia ficar de fora dessa listagem! Pronto em 30 minutinhos, adicionando milho triturado em seu preparo resulta em uma textura bastante interessante.

Ideal para um almoço de domingo, essa farofa de carne de sol com banana-da-terra mistura crocância, sabor e praticidade em um mesmo prato. O acompanhamento perfeito para as mais variadas refeições!

Para diversificar nas receitas preparadas com milho, que tal aproveitar também do seu bagaço? Esse bolo é fofinho e não fica devendo em nada no quesito sabores. Fica incrível combinado com uma xícara de café bem quente!

Publicidade

Da combinação do pudim europeu com uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis, que venha o curau de milho em sua versão salgada! Com consistência cremosa, fornece nutrientes importantes para o organismo.

Esse é mais um acompanhamento perfeito para o seu almoço de domingo! A farofa de ovo é um prato clássico que combina muito com carnes assadas e salada de folhas verdes frescas. São só 30 minutinhos de cozinha!

O Nordeste é uma das regiões mais influenciadas pela comida indígena, então, que tal aprender a preparar também alguns pratos típicos dessa parte do país? Conheça receitas de comidas nordestinas!

Mariana Paiva Costa
curadoria feita com por

Olá, sou a Mari e morar sozinha me obrigou a explorar a culinária para me sustentar! Parece engraçado, mas a partir disso procurei conhecer novos alimentos e combinações possíveis. Adoro me aventurar em receitas simples, mas ainda assim saborosas! Dessas que me permitam criar refeições gostosas com poucos ingredientes e sem muito esforço ou tempo na cozinha.

minhas listas instagram