A canjica é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, perfeita para saborear em dias frios, festas juninas ou sempre que bater aquela vontade de um doce cremoso e aconchegante. Versátil, pode ser preparada de diversas maneiras, desde a clássica com leite condensado e coco, até versões com paçoca! Assim, veja diferentes possibilidades e combinações para agradar todos os paladares.
Muito consumida em Festas Juninas, que tal uma canjica tipicamente nordestina? Combinando milho, leite integral, leite de coco e cravos, ganha uma finalização de canela para conquistar o seu paladar! Com um rendimento incrível de 12 porções bem caprichadas.
Publicidade
Um preparo mais simples, mas que garante um docinho saboroso e democrático! Feito com apenas 6 ingredientes, tem um passo a passo que exige apenas 10 minutinhos de cozinha. Finalize com amendoim triturado para provar os melhores sabores!
Fácil e prática de fazer, essa é uma versão em que o leite condensado é o responsável por seu toque adocicado. Os cravos-da-Índia, assim como a canela em pó, aromatizam o preparo, deixando tudo mais saboroso e irresistível. Vale a pena experimentar!
Ideal para dias com temperaturas mais baixas, que tal essa canjica branca? Rendendo de 8 a 10 porções, é aquele tipo de preparo perfeito para incrementar suas festanças juninas. Vale polvilhar canela ou paçoquinha de rolha por cima para um gostinho clássico!
Combinando milho de canjica com leite integral, leite condensado, coco ralado, amendoim torrado, entre outros ingredientes clássicos, essa é uma sugestão de canjica tradicional. Feita na panela de pressão, para que seu preparo seja muito mais rápido e prático!
Publicidade
Outra canjica de milho, perfeita para quem gosta de provar novas possibilidades e combinações! Com um preparo tanto na panela quanto auxiliado por um liquidificador. O resultado é saboroso, cremoso e pode ser servido tanto frio quanto quentinho.
Mais um preparo de panela de pressão, utensílio esse que garante uma canjica bem cozida e molinha. O creme de leite é o ingrediente responsável por deixar o preparo mais encorpado e cremoso, do jeitinho que a gente mais gosta. Simplesmente delicioso!
Apresentando uma textura incrível, esse munguzá é a nossa sugestão para quem deseja mais um preparo tipicamente nordestino! Embora seu preparo seja mais demorado, o resultado é de querer repetir a porção, ainda mais considerando que ela rende um total de 10.
Feita com ingredientes básicos e acessíveis, nessa versão de canjica cremosa você poderá substituir o coco ralado por amendoim triturado, caso prefira! O gostinho promete uma ótima combinação, ficando ainda mais gostosa se servida quentinha.
Aquela combinação que promete uma explosão não apenas de sabores, como também de texturas! Preparada com o auxílio de uma panela de pressão, um liquidificador e finalizada em uma panela comum, ou seja, perfeita até para cozinheiros amadores.
Publicidade
Pronta em 60 minutinhos, nada como uma canjica clássica e sem muitos segredos de preparação! O coco colocado para ficar marronzinho, assim como o açúcar transformado em caramelo, incrementam seus sabores. Não deixe de experimentar!
Perfeita para qualquer ocasião, mas principalmente como sobremesa no inverno! Essa canjica com paçoquinha promete conquistar seu paladar, sendo perfeita para quem não dispensa preparos com amendoim. Utilize também cravo-da-índia, cardamomo e noz-moscada!
Combinando canjica com creme de leite e leite condensado, esse é um preparo de 40 minutos que fará sucesso na Festa Junina do seu bairro! Garantimos que seu preparo é fácil, tradicional e muito saboroso, ideal para quem gosta de cremosidade.
Uma versão salgada para contrastar com as demais! Essa canjica salgada será incrementada com calabresa, que traz um toque defumado ao prato. Para além dela, utilizaremos cebola, tomate, alho picado, além de temperinhos como sal e pimenta-do-reino.
Com tantas opções deliciosas, fica difícil escolher apenas uma receitinha, não é mesmo? Aproveite cada colherada e deixe seus momentos ainda mais especiais com o sabor irresistível da canjica!
Para mais opções que vão incrementar a sua festança, confira também essas receitas doces para Festa Junina, com opções variadas e deliciosas.
Publicidade

Olá, sou a Mari e morar sozinha me obrigou a explorar a culinária para me sustentar! Parece engraçado, mas a partir disso procurei conhecer novos alimentos e combinações possíveis. Adoro me aventurar em receitas simples, mas ainda assim saborosas! Dessas que me permitam criar refeições gostosas com poucos ingredientes e sem muito esforço ou tempo na cozinha.
minhas listas instagram