O brisket nada mais é do que um corte específico do peito bovino. Normalmente ele é feito no defumador, equipamento muito comum nas terras americanas. Caso você não tenha um em casa, não se preocupe: a seguir separamos receitas para preparar essa carne de diferentes maneiras e impressionar seus convidados no churrasco. Confira:
1. Brisket tradicional no defumador
Aqui você aprende um dos passos essenciais para um bom brisket: limpar a carne! Isso vai facilitar seu preparo no defumador, aparelho que deixa a carne ainda mais gostosa. Já o tempero fica por conta do sal, açúcar, pimenta-do-reino e condimentos. Se programe, pois o processo de defumação e cozimento leva 11 horas.
2. Brisket com sal de parrilla
Uma ótima opção para saborizar a carne é utilizar o sal de parrilla. Somente ele e a pimenta-do-reino são suficientes para deixar a carne bem temperada. Ela é cozida no defumador durante 17 horas e fica uma delícia.
Publicidade
3. Brisket no forno a lenha
Sabor é o que não vai faltar nesta carne, pois ela é temperada com um mix de ervas poderoso. Ela deve cozinhar no forno a lenha por 8 horas, e depois ser banhada com suco de maçã para retornar ao forno por mais 8 horas.
4. Brisket na grelha
Fácil e prático, o tempero desse brisket é feito apenas com sal, uma vez que a própria carne já tem riqueza de sabor. Esta receita é ideal para churrascos, pois é feita na grelha da churrasqueira e seu cozimento é bem mais rápido.
5. Brisket supertemperado no forno elétrico
Publicidade
Não tem defumador ou churrasqueira? Você pode preparar um brisket delicioso no forno elétrico. Aqui, ele assará por 4 horas e será temperado com um mix de ervas muito rico em sabor.
Relacionadas
6. Brisket com wet rub
O wet rub é um mix de temperos que saboriza, deixa uma camada crocante e auxilia a manter o suco da carne. Aprenda a fazê-lo neste vídeo e aplique sobre a carne para finalizá-la com um toque de mestre.
Publicidade
7. Brisket com dry rub
O dry rub é um mix de temperos secos. Ele pode ser encontrado pronto e conta com a ajuda do azeite para fixar na carne. O brisket é assado em papel alumínio na brasa, envolto em cubos de manteiga para ainda mais suculência. Vale a pena colocar em prática!
8. Brisket na cerveja
Além de uma bebida popular nos churrascos, a cerveja também pode ser utilizada para temperar a carne junto com sal grosso, alho picado, rodelas de cebola e pimenta-do-reino. A carne ficará marinando na cerveja preta e temperos por 2 horas e depois é assada na churrasqueira.
Publicidade
9. Brisket na cebola
Que tal deixar sua carne ainda mais gostosa? Para isso ela será assada sobre uma “cama” de anéis de cebola e pimenta. O tempo médio na brasa é de 3 horas.
10. Brisket no sous vide
Selada a vácuo, aqui a carne é defumada durante 3 horas no defumador e depois fica mais 12 horas na máquina de sous vide. Para temperar você pode utilizar um mix de temperos secos que são fixados na carne com mostarda. É uma receita profissional!
11. Brisket de wagyu com shoyu
Esta carne ficará ainda melhor se temperada com shoyu, fumaça líquida e black rub. Depois de banhada no tempero, a carne é colocada em um saco plástico e vai para a máquina de sous vide à 60 graus por 48 horas. Exige programação, mas o resultado fica incrível.
12. Sanduíche de brisket
Vai receber os amigos e quer surpreender? Coloque em prática este sanduíche de brisket. A carne é assada durante 7 horas no pit smoker e o sanduíche é montado com pão de gergelim, queijo e molho barbecue. Como é uma proposta diferente dos tradicionais, não tem erro!
Gosta de se aventurar na churrasqueira e testar novos cortes e temperos? Confira também as receitas de paleta bovina, assado de tira e short ribs.
Publicidade
Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram