A banoffe é uma torta de origem inglesa, com base crocante, camadas de doce de leite, banana e chantilly. Com ingredientes acessíveis, essa sobremesa conquistou a mesa brasileira. De doce de leite de qualidade, a gente entende muito bem! E banana não falta por aqui. A receita tradicional ganha variações, há versões com chocolate, sem chantilly, sem glúten etc. Acompanhe nossa seleção abaixo.
A base dessa banoffe é preparada apenas com bolacha maisena triturada e manteiga derretida. Um doce de leite de qualidade faz toda a diferença no sabor. Espalhamos um pouco do suco de limão por cima das rodelas de bananas para elas não escurecerem.
Publicidade
Uma receita clássica de banoffe. A massa fica bem amarelinha e crocante. O recheio ganha uma camada de doce de leite, fatias de bananas madurinhas e chantilly. Para finalizar, canela em pó.
Dá para comer banoffe sem exagerar no carboidrato. A massa é preparada com farinha de castanhas e de coco. Também preparamos um doce de leite caseiro que fica bem cremoso. Acompanhe o passo a passo.
Uma dica é fazer a sobremesa a noite para servir no dia seguinte. Embora o preparo seja rápido, o ideal é servir a banoffe bem geladinho. Na finalização, ao invés de canela em pó (ingrediente tradicional dessa torta), utilizamos raspas de chocolate.
Essa banoffe fica bem recheada. Na travessa, vai farofinha de biscoito, doce de leite cremoso, rodelas de banana e chocolate picado. Você pode repetir as acabanas até a base da travessa. Para finalizar, chantilly e chocolate em pó.
Publicidade
Essa receita dá uma fugidinha do banoffe tradicional. As bananas são caramelizadas na manteiga. Para finalizar, ao invés de chantilly, preparamos uma cobertura com cream cheese e doce de leite. Uma ótima opção para quem gosta de sobremesas bem docinhas.
Se você quiser, pode substituir a banana por morango, resultando na torta morangoffe. Também é possível combinar as duas frutas na mesma sobremesa. Na finalização, ou entre as camadas de recheio, experimente polvilhar farofa de paçoca (o doce esfarelado), que combina muito com o sabor da banana.
Não esqueça, quanto mais geladinha, mais saborosa a banoffe fica. Aproveite para conferir outras receitas de sobremesas fáceis. Há tortas geladas, bolos, docinhos, mousse, sorvete, pudim e muito mais.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram