32 receitas com saquê que vão muito além dos drinks

Originário do Japão, o saquê é uma bebida alcoólica milenar feita a partir da fermentação do arroz. Muito além dos tradicionais drinks, é possível fazer diferentes pratos deliciosos com a bebida. Tem opções com carne, veganas, sopas e saladas bem gostosas. Confira essas receitas com saquê e se surpreenda!

Deixe qualquer festinha mais animada e gostosa com esse drink de manga com saquê deliciosa que é a cara do calor tropical do Brasil! Além do gengibre ralado, você pode adicionar algumas bolinhas de pimenta-calabresa para dar um sabor extra.

Publicidade

Agora, se você prefere uma mistura de sabor doce e ácido, então invista nesse cranberry saquê simples de ser feito! Você só vai precisar de um suco natural da fruta vermelha, uma boa dose de saquê, açúcar e bastante gelo para finalizar. Confira!

Com um gostinho de bebidas orientais, o drink de uva com saquê combina demais com o jantar especial entre amigos! Dica de ouro: use uma dose de licor de flor de sabugueiro (ou lichia) para agregar um sabor diferente e docinho.

Agora que você já sabe fazer uns drinks gostosos, que tal aprender a fazer um prato delícia para acompanhar? Ótimo para os amantes de carnes agridoces, o bife coreano pode ser feito tanto com melado quanto com açúcar. Já o saquê equilibra bem os sabores e deixa tudo ainda mais interessante.

Diferente, esse pimentão no estilo coreano é recheado com uma misturinha gostosa de linguiça, shoyu, saquê mirin, alho, cebola e a famosa farinha Panko. Além disso, essa receita também conta com ingredientes especiais, como gochujang e molho de ostra. Veja!

Publicidade

Com sabor de fundo do mar, o ceviche de ostras é ideal para você servir como entrada no jantar mais sofisticado. Para o molho da misturinha você vai precisar de suco de limão e duas doses de saquê, ok? Fica uma delícia!

Supertradicional em restaurantes japoneses, o shimeji na manteiga é uma ótima alternativa para quem não come carne. O segredinho do sabor incrível? Manteiga, saquê, shoyu, azeite e temperinhos, como cebola, alho e pimenta-do-reino.

Outra opção que costuma fazer sucesso em restaurantes de comida oriental, o Karaage nada mais é do que sobrecoxas de frango empanada em uma misturinha um pouco diferente. A marinada fica por conta de gengibre ralado com alho ralado, shoyu, óleo de gergelim, saquê e pimenta.

Uma ocasião especial pede uma entrada especial, não é mesmo? E para esses momentos, a dica é esse carpaccio de salmão com molho tarê! Mas atenção: para manter a qualidade do sabor, você precisa comprar um peixe de boa qualidade, ok? Isso faz toda a diferença no resultado.

Para fugir do arroz tradicional, a sugestão é testar esse arroz oriental com vegetais! O destaque aqui é o molho que é feito a partir de uma mistura de shoyu, com melado, o saquê, o limão, o molho de ostra e a água.

Publicidade

Diferente de tudo o que você já provou, o salmão ao molho oriental é servido na folha de bananeira, o que proporciona uma apresentação charmosa e especial! Para fazer o molho, tenha em mãos shoyu light, óleo de gergelim, saquê, mel, vinagre de arroz, cebolinha e gergelim branco e preto.

Ideal para servir no happy hour em casa com os amigos, o frango à passarinho oriental é marinado em uma combinação de shoyu, com saquê, pimenta, sal, gengibre, alho, óleo de gergelim, ovo batido e suco de limão. Venha conferie e se surpreenda!

Para uma opção sem carne, nada melhor do que essa acelga grelhada coreana. Pronta em menos de 30 minutinhos, ela também é uma ótima escolha para a mistura do dia a dia. Mas atenção: ela é bem apimentada, pois leva gochujang na composição, viu?

Uma espécie de sopa, a caldeirada do mar coreana recebe um molho delicioso à base de gochujang, doenjang, molho de peixe concentrado, shoyu, saquê mirim, alho, peixe seco e alga kombu. Vale a pena conferir a receita completa e testar em casa!

Prefere um lanchinho na hora da janta? Então, prepare esse sanduíche de frango frito coreano. Para a marinada, misture sal, pimenta, alho ralado e saquê e passe bem em todos os filés. Para uma carne crocante, empane na farinha Panko.

Publicidade

Surpreenda todos os seus convidados com esse arroz de bacalhau com lula e bacon. O detalhe especial desse prato são as gemas cruas que devem ser marinadas por pelo menos 2 horas em uma mistura de shoyu com saquê. Confira a receita completa para entender certinho todo o procedimento.

Com um sabor marcante de comida oriental, o mapo tofu é composto por delícias como molho de ostra, shoyu, saquê mirim e gochujang! A proteína usada é a carne moída bovina. Então, use uma opção que não contenha muita gordura, ok?

Uma explosão de sabores, o frango agridoce apimentado coreano combina com um drink de saquê bem gostoso! O molhinho que acompanha a carne é perfeito. Essa receita leva açúcar mascavo, shoyu, saquê mirin, molho de ostra, vinagre, alho e um pouco de amido para engrossar. Agora que você já sabe os ingredientes, clique e confira o modo de preparo.

O teppan, também conhecido como Teppanyaki, é um estilo da culinária japonesa que usa uma chapa de ferro para cozinhar alimentos. Então, já separe a sua panelinha de ferro para grelhar o salmão e cozinhar os legumes no saquê com shoyu.

Quem gosta de pratos diferentes com peixes vai se apaixonar por esse filé de polaca do Alasca oriental! O molho que deixa a carne e os cogumelos ainda mais saboroso é preparado com shoyu, saquê, açúcar e bastante gengibre fresco.

O gyudon é um prato típico do Japão. Feito com arroz, uma carne suína, cebola e molho adocicado de shoyu e saquê, ele também acompanha uma gema crua que dá um sabor todo especial à receita. Você vai se surpreender, viu?

Uma comida de rua bem tradicional na Coreia do Sul, o jokbal nada mais é do que o joelho de porco frito com um sabor agridoce bem presente! Mas atenção, ele leva pimentas-dedo-de-moça secas e doenjang na composição, viu? Ou seja, bem forte de pimenta!

Você não vai mais querer pedir comida por aplicativo depois que provar essa carne com brócolis à moda chinesa! Já separe um bom shoyu e saquê culinário para fazer um molho bem encorpado e gostoso. Dê uma olhada e prepare na sua próxima refeição.

Aprenda a preparar um dos pratos japoneses mais famosos do mundo com essa receita de lámen simples! Nessa versão feita com barriga de porco, a carne é temperada com shoyu, açúcar de coco ou mascavo, saquê seco, gengibre, alho e cebolinha.

Com um leve sabor de comida árabe, essa berinjela defumada com molho de tahine vai dar o que falar entre os seus convidados. Apesar do saquê, o que ganha destaque nesse prato é a coalhada de ovelha. Diferente, concorda?

Deliciosa e liberada para quem é celíaco ou segue uma dieta low carb, a crostata integral de cogumelos e alho-poró é indicada para servir como entrada. Suavize os temperos do recheio com uma dose de saquê e tenha um prato bem gostoso.

Em busca de uma receita diferente que promete agradar os mais variados gostos e paladares? Então, invista nesse jimdak coreano! A dica de ouro é usar um saquê seco ou culinário e finalizar com bastante cebolinha picada.

Democrática, a torta de vegetais low carb é liberada para celíacos e veganos, pois não leva farinha de trigo e nem ingredientes de origem animal. Além dos vegetais, esse lanchinho também conta com cogumelos paris e shitake.

Um bolinho chinês tradicional e bem popular no mundo todo, o dim sum é feito com uma massa de farinho de trigo com água e recheado com carne de porco moída temperada com delícias como gengibre e molho de ostra. Fica parecido com o bao!

Uma opção coreana dedicada ao clima tropical brasileiro, o baek kimchi combina com dias mais quentes e é feita em três etapas: a acelga, o mingau e o molho agridoce de molho de peixe concentrado com saquê mirin e uma pitadinha de sal ou shoyu.

Inove a sua carne do dia a dia com essa receita de tiras de alcatra com brócolis! O leve sabor adocicado é devido à combinação de shoyu com açúcar e saquê. Na hora de servir, você pode caprichar no gergelim preto ou branco.

Um prato rico em sabores, o katsudon é muito apreciado no Japão e tem ganhado popularidade em outros países ao redor do mundo. Aqui, o lombo ou copa lombo suíno é empanado na farinha Panko, que ajuda a deixar a carne mais crocante e molhadinha por dentro. Sirva com um gohan caprichado e aproveite!

Viu só? O saquê vai muito além de bebidas e drinks.

E sempre que for comprar uma garrafa para uso culinário, verifique se ela não tem sabor de frutas, ok?

Aproveite e confira também estas receitas com molho de ostra e continue explorando pratos com sabores orientais!

Leticia Carvalho Ferreira
curadoria feita com por

Oi, sou a Letícia! Desde criança, aprendi a gostar de cozinhar observando minha mãe, uma cozinheira de mão cheia. Hoje, morando com amigas, preparo minhas refeições do dia a dia e, nos fins de semana, adoro fazer pratos mais elaborados para compartilhar com elas. Esses são momentos de afeto que não abro mão!

minhas listas