O peito de frango é uma fonte rica de proteína, com pouca gordura e bastante vitaminas. Também é um corte com preço acessível, muito fácil de preparar. Pode ser assado, grelhado, desfiado, refogado etc. Está no prato principal, no lanche, no patê, na torta, nas sopas… Para não enjoar, dá para variar bastante, trazendo temperos, técnicas culinárias fáceis e sabor para a sua cozinha.
Simplificamos o preparo do clássico strogonoff de frango. Na receita, você confere o passo a passo certinho para selar o frango, criando uma crostinha de sabor. Veja também como preparar o molho para não talhar o creme de leite.
Publicidade
O rei do PF (prato feito) brasileiro! Aqui você encontra a receita tradicional do filé de frango à parmegiana - os bifes são empanados e fritos. Depois, vão ao forno com molho de tomate e queijo (e o nosso coração pede bastante queijo) até gratinar. Tem que ter arroz e batata frita para acompanhar.
O frango desfiado é refogado com temperos, requeijão e azeitonas - fica muito cremoso. Na travessa, uma camada de frango e, por cima, um creme de milho muito fácil de preparar. Finalizamos com bastante batata palha.
Salva essa receita, pois ela é a base de muitos pratos preparados com frango desfiado. Ensinamos a técnica da panela de pressão - é vapt-vupt e o frango está desfiadinho. Você pode congelar em porções para facilitar o preparo no dia a dia.
Uma ótima opção de prato principal para o almoço ou jantar. O peito de frango e as batatas são temperados com uma marinada de maionese, que deixa a carne bem suculenta. O preparo é fácil, porém exige cerca de 80 minutos no forno até assar.
Publicidade
Na correria, você não precisa chutar o balde e comer alimentos ultraprocessados. Rapidinho, é possível preparar um filé de peito de frango grelhado. Com alguns truques culinários fáceis, a carne não resseca, pelo contrário, fica muito suculenta.
Pensa em um petisco gostoso! Preparamos uma misturinha de farinha panko e manteiga para envolver os filés de peito de frango. Isso ajuda a criar uma crosta crocante e bem douradinha enquanto a carne continua suculenta. Vai muito bem com limão espremido.
Se você tem frango desfiado na geladeira, o patê fica pronto em menos de 10 minutos. Uma entradinha refrescante para servir com torradas. Também é uma ótima opção para rechear lanches. Sirva bem geladinho.
Um clássico das festas de fim de ano, almoço de domingo e churrascos. O segredo de um salpicão de frango perfeito é o equilíbrio de sabor, textura e cremosidade. Acompanhe o passo a passo com várias dicas fáceis de reproduzir em casa.
Para aqueles dias em que você não quer sujar panela e nem fazer bagunça na cozinha. O macarrão é preparado na panela de pressão com peito de frango, molho de tomate, creme de leite e temperos.
Publicidade
A clássica torta de frango utiliza cerca de 400 gramas de peito de frango cozido e desfiado. O recheio também leva tomate, ervilha, milho e temperos. A massa é preparada no liquidificador. Pode ser servido como lanche, ou como prato principal com uma salada de folhas frescas.
Depois que a panela pega pressão, é só contar 5 minutinhos e já pode desligar o fogo. Cozinha muito rápido! Utilizamos um mix de tempero para deixar o molho bem saboroso. Uma ótima opção para acompanhar purês e polentas.
Você pode aproveitar o arroz do dia anterior. Então, é só preparar o peito de frango desfiado com molho de tomate, milho, requeijão, cenoura, presunto e temperos. Misture o arroz e o frango, coloque em uma forma, acrescente bastante queijo e leve ao forno para gratinar.
Prato colorido deixa o dia mais bonito! O peito de frango em cubinhos é refogado com vários legumes. Para finalizar, um molho de shoyu, vinagre e mel. Você pode adaptar a receita para usar os legumes disponíveis em sua geladeira.
Nos dias frios, um caldinho é sempre bem-vindo. A combinação de frango, batatas e bacon resulta em um prato cremoso, com texturas e um leve sabor defumado. O preparo é fácil e você pode adaptar os temperos a seu gosto.
Publicidade
Para rechear o peito de frango, utilizamos requeijão, tomate e orégano. Depois, a carne é grelhada e coberta com um molho de tomate. Finalizamos o preparo no forno. Em 20 minutinhos, está assado. A carne fica muito suculenta.
A base de um bom risoto está no caldo. Utilizamos um mirepoix de cenoura, salsão e alho-poró para prepará-lo. O frango cortado em cubos médios, além de saborizar, trouxe um contraste de texturas e deixou a apresentação muito fina.
O creme é preparado com milho em lata, requeijão, leite e temperos. Os filés de peito de frango são dourados na frigideira. Depois, é só juntar os dois, deixar o creme apurar um pouquinho e finalizar com queijo parmesão.
Preparado com a famosa massa podre, o empadão de frango fica crocante por fora e se desmancha na boca. Caprichamos no recheio, deixando-o bem colorido com frango desfiado, ervilha, milho, azeitonas e temperos.
O escondidinho é montado em uma travessa. Primeiro, uma camada de purê de batata cremoso com um toque de requeijão. Então, o recheio de frango com ervilha, milho e molho de tomate. Para finalizar, outra camada de purê e queijo parmesão fresco.
Para o filé de peito de frango não ficar ressecado, forramos a fritadeira com papel-alumínio, evitando que a marinada do tempero e o líquido da carne escorram. É preciso de ficar de olho no tempo de cozimento.
Culinária mineira, simples, com ingredientes do dia a dia. Esse caldo de kenga é preparado com um creme de mandioca e um refogado de peito de frango desfiado bem temperadinho. Além de ser muito consumido no inverno, é um prato típico de festas juninas.
Há quem diga que a autêntica coxinha deve ser recheada com frango. Dá para variar, mas concordamos que esse recheio é um dos melhores. Aprenda a preparar a massa e o recheio. Também há um passo a passo ilustrado da montagem.
O peito de frango é cortado em tiras (ao estilo escalope) e marinado juntamente com um mix de legumes. Antes de ir ao forno, o frango é grelhado em uma panela. Para acompanhar, um molho agridoce de laranja com mel. Ficou uma delícia!
Nada de massa pesada e gordurosa! Confira as medidas certinhas para preparar uma panqueca bem aerada. O recheio de frango fica bem sequinho. Finalizamos na travessa com molho de tomate e queijo e levamos ao forno por 5 minutos para gratinar.
Publicidade
Preparamos uma misturinha de farinha panko e manteiga para envolver os filés de peito de frango. Isso ajuda a criar uma crosta crocante e bem douradinha enquanto a carne continua suculenta. Vai muito bem com limão espremido.
Muito famosa em restaurantes, a salada caesar leva cubinhos de peito de frango, alface e croutons. O molho é preparado com maionese, anchova, alho, parmesão e limão. Uma opção leve e rica em proteínas para o dia a dia.
Essa receita é para os fãs da culinária oriental (entretanto, todo mundo que experimentar, vai amar). O peito de frango em tirinhas é refogado com suco de abacaxi, shoyu, vinagre de arroz e gengibre. Traga novos sabores para a sua cozinha.
Um petisco pra lá de saboroso. Temperamos o filé de frango com limão, óleo de gergelim, sal e pimenta. Depois, empanamos em ovo batido temperado e finalizamos com uma camada de fubá. Fica bem sequinho sem perder a maciez da carne. É a cara do happy hour.
Com certeza, um dos melhores cremes de batata que a gente já experimentou por aqui - preparado com 3 tipos de queijo e cubinhos de bacon para finalizar! O frango é cortado em cubos médios, trazendo um contraste de texturas para o prato.
As queridinhas da padaria! A gente ensina o passo a passo do preparo da massa de empadinha, que pede atenção aos detalhes. O recheio de frango desfiado fica levemente molhadinho para não desandar o ponto da empadinha.
Refeição completa em uma panela só! O arroz é refogado juntamente com o peito de frango desfiado. Para trazer cremosidade, na finalização, acrescentamos requeijão e queijo parmesão. Sirva com uma salada.
Para preparar um delicioso cordon bleu, escolha um filé de peito de frango bem fininho. Ele será recheado com presunto e queijo, empanado e frito. Fica com uma crostinha crocante e o queijo derrete envolvendo a carne.
Usamos uma combinação de peito e sobrecoxa de frango para o ensopado ficar com um pouquinho de gordura. Se preferir um caldo mais leve, pode usar apenas o peito de frango. Combina muito com arroz branco ou polenta.
O frango possui um sabor suave, por isso combina muito com pimentões, que trazem intensidade ao preparo. Uma opção bem saudável e rica em proteínas para você incluir no seu dia a dia, ou montar as marmitinhas da semana.
Com a praticidade da air fryer, transforme seu frango empanado em uma opção mais saudável tão saborosa quanto o preparo tradicional. Crocância perfeita em cada mordida sem abrir mão do sabor. Sirva com os molhos de sua preferência.
Não é difícil comer salada, é difícil comer salada sem graça. Vamos mudar isso? Com peito de frango, repolho, mussarela, presunto, maionese e creme de leite - você prepara uma refeição completa e refrescante. Se tiver frango cozido na geladeira, fica pronta em 15 minutos.
Esse é o tipo de prato para sair da rotina sem se estressar na cozinha. O molho de laranja com mel envolve os cubinhos de peito de frango, trazendo um toque cítrico e agridoce para o preparo. Finalize com raspas de laranja.
Em uma forma, você coloca uma camada de fatias de pão, recheio de frango cremoso, fatias de mussarela e outra camada de pão (se a sua forma for alta, repita o processo para deixar o lanche mais robusto). Finalize com mussarela, rodelas de tomate e orégano. Leve para gratinar.
Uma canjinha de galinha é tipo coração de mãe: traz aconchego para o nosso dia. Aprenda a preparar uma versão simples, com peito de frango, batata, alho-poró, arroz, tomate e temperos. Fica cremosa que é uma beleza.
O termo "à rolê" é uma técnica da culinária francesa que consiste em preparar carnes enroladinhas. Aqui, as tiras de peito de frango são recheadas com ovo, cenoura e pimentão. Depois de enroladas, são cozidas em um molho de tomate. Fica bom demais.
Já viu bolinho sem massa? Esse não precisa de farinha de trigo. É preparado com frango desfiado bem refogadinho (não o deixe úmido). Acrescentamos o requeijão e modelamos os bolinhos. Depois, eles são empanados e fritos.
Toda vez que começar a esfriar, você vai lembrar dessa receita. A combinação de mandioquinha, cenoura e frango fica muito aconchegante. Utilizamos a água do cozimento para preparar o caldo. Até a cor é apetitosa.
Você não imagina o quanto é fácil preparar uma linguiça caseira. Fizemos uma massa com peito de frango triturado, temperos e um pouquinho de farinha para chegar à consistência. Uma ótima opção para lanches. Bem fritinha no azeite, fica perfeita.
Prato principal pronto em 25 minutos! Você só precisa temperar o frango e refogar no azeite com bastante cebola. Para finalizar, acrescente mostarda e mel. Sirva com arroz branco, legumes refogados e uma saladinha de sua preferência.
Vamos transformar o peito de frango em um delicioso hambúrguer. Na receita, você aprende todo o processo de preparo, até a fritura e a montagem de um lanche. Dá para preparar vários e congelar.
Um caldo muito apreciado na culinária francesa. Ele é preparado com um concentrado de legumes, peito de frango e temperos. No passo a passo, você aprenderá a fazer o processo de clarificação do consomê. Pode ser servido como uma entradinha.
Um sanduíche leve e bem fresquinho. O recheio é um patê de frango com cenoura, salsão e temperos. Para complementar, rodelas de tomate, cebola e folhas de alface. Você pode servir em porções ou partir o pão ao meio.
Primeiro, o peito de frango é grelhado para depois ser desfiado. Complementamos o recheio com pimentão, cebola, extrato de tomate e salsinha. Depois recheamos a berinjela e levamos ao forno por cerca de 20 minutos. Pode regar com azeite para servir.
Aprenda a preparar um frango empanado sem glúten! Ao invés da farinha de trigo, utilizamos queijo parmesão ralado e um ovo batido para criar uma crostinha crocante. Deixamos dourar no forno por 30 minutos.
Quem é fã de creme branco, vem com a gente! O frango é refogado na frigideira com cebola e cogumelos. Em uma travessa, vai o refogado, creme branco e espinafre, que deixa o molho com um amarguinho bem gostoso. Finaliza no forno para gratinar. Pode salpicar queijo ralado por cima.
É possível comer nuggets sem um monte de ultraprocessados. A massa é preparada apenas com peito de frango triturado e um mix de temperos. Depois, basta moldar os nuggets, passar em uma misturinha de farinhas e levar ao forno.
O peito de frango é um dos melhores amigos das dietas. Entretanto, é preciso pensar bem nos acompanhamentos. Utilizamos requeijão light e bastante tempero para preparar um picadinho bem cremoso. Até quem não está de dieta vai aprovar o sabor.
Um sanduíche árabe preparado no pão sírio. Para o recheio, filé de frango temperado com iogurte. A carne é assada e fica bem macia. Na montagem, também vai alface, tomate, picles, azeitonas.
Leve criatividade para a sua cozinha! Utilizamos o peito de frango para preparar enroladinhos recheados com patê de requeijão, cenoura, alho-poró e azeitonas. Os enroladinhos vão em uma travessa com iogurte e mussarela por cima. Quando sair do forno, dá até água na boca.
Aproveite o peito de frango para fazer uma quiche deliciosa. Para a base, preparamos uma massa podre, que fica bem leve e derrete na boca. O recheio é de peito de frango cremoso. E utilizamos tomate-cereja para decorar. Impossível comer um pedaço só.
Em 30 minutos, está pronto! O peito de frango é cortado em cubos e refogado no azeite com bastante alho, cebola, tomate e tempero. O leite de coco entra no final do preparo, trazendo cremosidade e um sabor levemente adocicado. Aroma e sabor aprovados!
Uma ótima opção de prato principal para um jantar ou almoço especial. O peito de frango triturado é combinado com um pouquinho de farinha para formar uma massa consistente. O recheio leva cenoura, presunto, mussarela, bacon e calabresa.
O sabor suave do frango combina com a picância da mostarda Dijon, incorporada em um molho cremoso. Temperamos o frango com um toque de limão para trazer notas de acidez. Você pode servir com arroz branco, batata palha e uma salada de sua preferência.
Na travessa, uma camada de filé de peito de frango, outra de molho de maionese com tomate, cebola e temperos. Para finalizar, bastante queijo ralado. Leve para gratinar por 30 minutos. Um prato principal simples de fazer que entrega muito sabor.
Na compra do mês, pode colocar mais de um peito de frango na cestinha. Com essa lista, você tem muitas ideias para preparar no seu dia a dia. É possível sair do comum sem gastar muito tempo na cozinha. Se comprar a peça inteira, vem com a gente e confira outras receitas com frango – há opções para aproveitar cada corte da carne, inclusive os miúdos.
Sou graduado em Comunicação e apaixonado por histórias. Para mim, cada prato é um livro: eles nos ensinam mais sobre pessoas, lugares, culturas... Aprender assim é gostoso demais, né?
minhas listas