Gosta de inovar no preparo das suas refeições e de utilizar alimentos naturais? Então, vale a pena aprender a preparar receitas utilizando PANCs. Se você quer saber o que é isso, quais opções são encontradas facilmente em terras tupiniquins e como utilizá-las na cozinha, fique com a gente!
O que é PANC?
PANC é uma abreviação utilizada para denominar uma planta alimentícia não convencional. Isso vale para frutas, verduras e hortaliças que não temos o costume de consumir. Algumas delas podem passar despercebidas, como simples “matinhos”, já que uma das suas características é seu crescimento espontâneo.
Além disso, há também quem considere como PANCs partes de alimentos comuns, mas que geralmente são descartadas, como a casca de banana, por exemplo. Todas essas plantas são fáceis de cultivar e normalmente não necessitam de agrotóxico, além de serem saudáveis e ricas em nutrientes variados.
As PANCs mais comuns aqui no Brasil são: ora-pro-nóbis, azedinha, peixinho da horta, dente-de-leão, hibisco, taioba e physalis. Araruta, beldroega e urtigo também são outros exemplos, mas a variedade é grande: são 350 espécies catalogadas somente aqui no Brasil.
Relacionadas
Agora você já sabe o que é e viu exemplos de PANCs que são facilmente encontradas. Então, que tal aproveitar para conferir receitas para inseri-las no cardápio? Confira abaixo!
Publicidade
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Ora-pro-nóbis
Com uma coloração linda, esse pão de ora-pro-nóbis vai deixar seus lanches muito mais nutritivos e saborosos. A massa fica muito fofinha e o sabor bem suave. Você também pode servir junto de sopas no período de inverno.
Publicidade
Se você quer variar nos acompanhamentos das refeições, esse bolinho de feijão-fradinho com ora-pro-nóbis é uma bela opção. Além de ser muito nutritivo, ele fica com sabor delicioso e com uma casquinha crocante por fora.
Esse suco verde com ora-pro-nobis é uma maneira refrescante e saudável de incorporar nutrientes essenciais à sua dieta. Além da ora-pro-nobis, ele leva ingredientes como: maçã e limão, sendo uma fonte poderosa de vitaminas e antioxidantes. Perfeito para começar o dia com energia!
Sabor marcante e delicioso, é o da costelinha de porco! Nesse prato, você cozinha ela com caldo de legumes caseiro e junta com a ora-pro-nóbis, que traz um frescor ao prato maravilhoso.
As batatinhas ao pesto de ora-pro-nobis são uma alternativa criativa e saudável aos acompanhamentos tradicionais. Se você tem essa plantinha no quintal, aproveite com essa receita mega saborosa e que é bem fácil de fazer.
Publicidade
A ora-pro-nóbis é uma planta muito rica em proteínas, por isso é comumente incorporada na alimentação vegana. Aqui você aprende a fazer um bolo vegano fofinho e muito saboroso, além de mais nutritivo.
Esfriou por aí? Então tá na hora de fazer essa sopa cevadinha com ora-pro-nóbis! Um prato quentinho, cheio de nutrientes e muito sabor.
A empanada da Paola Carosella, com ora-pro-nobis, é uma receita que une tradição e inovação. O recheio de ora-pro-nobis, junto com outros ingredientes, é envolvido por uma massa crocante e dourada, criando uma empanada irresistível. Faça hoje mesmo!
Peixinho da horta
O peixinho da horta é uma panc, que viralizou recentemente na internet, principalmente em vídeos de influencers de comidas veganas. A folha tem o formato parecido com de um lambari e, se bem temperadinho, fica delicioso fritinho, além de muito crocante!
Além da opção frita, você também pode fazer o peixinho da horta assado no forno. O preparo é bem mais saudável, fica bem crocante e, o melhor, não suja a cozinha!
Publicidade
Agora, se você quer um preparo saudável e muito mais rápido, essa opção feita na air fryer é a escolha ideal. Lembrando que o peixinho é uma folha cheia de nutrientes e vitaminas, principalmente vitamina C e K, ou seja, perfeito para incluir no dia a dia de uma alimentação balanceada.
E para quem gosta de diversificar e inventar na cozinha, essa lasanha de peixinho da horta vai ser um sucesso. É um prato diferente, saboroso e mega saudável, que com certeza todo mundo vai adorar!
Com temperos simples, mas deliciosos, você prepara esse peixinho da horta empanado, sequinho e saboroso! Você pode servir como petisco ou acompanhado de um arroz e feijão fresquinho.
Hibisco
O hibisco é a PANC mais pop de todas, principalmente por ser muito consumida em chás ou drinks. Esse chá de hibisco é fácil e tem um aroma delicioso. Se quiser, não precisa adicionar adoçante, pois ele já tem um dulçor suave e natural maravilhoso.
Para quem gosta de drinks fáceis e deliciosos, esse hibiscus martini é a escolha perfeita! Essa versão de martini é feita com vodka e licor Grand Marnier, além das especiarias deliciosas, como o hibisco.
Uma sobremesa deliciosa e sofisticada: peras cozidas no chá de hibisco. Prepare naquele jantar romântico com seu amor, para deixar o momento ainda mais inesquecível.
Esse crumble feito com maçãs e farinhas saudáveis fica crocante e, para trazer um sabor docinho, prepare a calda de hibisco, você vai amar o resultado!
Para os amantes de gin, aqui vai uma receita diferente e supersaborosa! O hibisco adiciona uma nota floral e levemente ácida, complementando perfeitamente o sabor das framboesas. Prepare na festinha com os amigos!
Com ingredientes como hibisco, suco de cranberry e kombucha, oferece não apenas um sabor delicioso, mas também benefícios para a saúde. Faça esse drink delicioso numa tarde quente de verão e deixe tudo mais refrescante.
Essa é uma variação mais aromática do gin tradicional. Com a adição de especiarias como pimenta-rosa, canela e hibisco, este drink ganha complexidade e um toque exótico. Veja como preparar!
Variados
Nessa receita de moqueca, é utilizada a taioba, mais uma PANC (planta comestível não convencional) deliciosa e cheia de nutrientes. Lembrando que apenas taioba-mansa pode ser consumida e deve ser refogada. Ela dá um toque especial nessa moqueca!
Mais uma receitinha de moqueca com taioba! Essa planta tem o sabor parecido com a couve e espinafre, deixando o preparo com um amargor especial. Prepare essa versão de moqueca vegana e muito saborosa!
O coração de bananeira ainda é pouco explorado nas refeições, mas aos poucos vem ganhando espaço, com seu sabor amargo e textura macia, se bem preparado. Essa versão refogada e bem temperada, fica deliciosa e vai conquistar o pessoal aí na sua casa.
A physalis é um fruto brasileiro, conhecido mundialmente na confeitaria, principalmente por possuir uma beleza única e delicada. Seu sabor é docinho com um leve azedinho, deixando sobremesas, como essa torta de merengue com pêssegos, muito mais lindas e saborosas!
Mais uma receitinha que a physalis ganha espaço! Ela fica linda na decoração, mas ainda melhor quando consumida com um pedaço do bolo brownie com laranja. Aproveite!
Depois de conferir todas essas informações e receitas, fica fácil incluir PANCs ao seu cardápio, certo? Uma dica é não comer esses alimentos se colhidos direto da rua. Para evitar isso, uma sugestão é colher mudinhas e plantá-las na sua casa.
E se você quiser conhecer mais receitas, tem uma lista com opções feitas com receitas com casca de banana que são de dar água na boca.
Oi, sou a Letícia! Desde criança, aprendi a gostar de cozinhar observando minha mãe, uma cozinheira de mão cheia. Hoje, morando com amigas, preparo minhas refeições do dia a dia e, nos fins de semana, adoro fazer pratos mais elaborados para compartilhar com elas. Esses são momentos de afeto que não abro mão!
minhas listas