Conheça diversas receitas com frutos do mar, que vão desde camarões até ostras! Esses ingredientes são conhecidos pela sofisticação e pelo sabor delicioso do mar. Aprenda variados preparos e transforme a cozinha da sua casa em um restaurante à beira da praia. Aproveite junto das pessoas que você mais ama!
Camarão
Uma opção super clássica e gostosa! O risoto de camarão fica extremamente cremoso e com aquele gostinho de fundo do mar que todo mundo ama! Para que a base seja perfeita, você deve usar um arroz arbóreo, carnarolli ou outro semelhante.
Publicidade
O strogonoff de camarão fácil é indicado para quem gosta de inovar e sair da mesmice. Mas algumas coisas não mudam, não é mesmo? Então, separe o tradicional ketchup, a mostarda e o creme de leite!
A moqueca é um prato típico da culinária brasileira, conhecido por sua combinação de peixe ou frutos do mar cozidos em um molho rico, geralmente à base de azeite de dendê, leite de coco, tomate, cebola, pimentões e temperos como coentro e alho. Confira essa versão com camarão e aproveite!
Que tal inovar o almoço de domingo de uma maneira deliciosa e muito prática? Para isso, invista nesse camarão ao molho branco gratinado com batata mega cremoso! Não se esqueça de caprichar no queijo na hora de finalizar o prato, pois é ele que garante o efeito gratinado.
Lindo, o camarão na moranga é aquele tipo de prato que, em um primeiro momento, conquista pelos olhos. O preparo é um pouco mais elaborado, pois você precisa cozinhar a abóbora, retirar o seu interior e só depois rechear. Mas acredite: cada minuto na cozinha vale a pena!
Publicidade
O camarão à Provençal é um prato da culinária francesa que leva camarões cozidos em um molho de inspiração das delícias do sudeste da França, região conhecida por suas influências mediterrâneas, com o uso abundante de azeite de oliva, alho, tomates, ervas aromáticas e ingredientes frescos.
Uma maneira bem legal de inovar um prato simples do dia a dia! Esse arroz com camarão fica com um sabor marcante e é muito mais fácil de fazer do que você imagina. Os temperos ficam por conta de uma mistura de páprica picante e açafrão-da-terra (cúrcuma). Delícia!
Uma jantinha especial e bem simples de preparar, esse macarrão com camarão leva ingredientes que, com certeza, você encontra com facilidade em qualquer mercado. Aqui, a massa mais indicada é o espaguete, mas você também pode usar o macarrão parafuso, penne ou a versão que preferir.
Que tal saborear um camarão internacional bem no estilo dos melhores restaurantes, mas pagando bem menos e sem sair de casa? Mega cremoso, esse prato leva ingredientes especiais, como leite de coco, requeijão Catupiry ou requeijão cremoso, presunto e, claro, um bom camarão!
Uma mistura bem curinga, o camarão gratinado combina com um arroz integral e uma salada de folhas bem colorida e refrescante. O interessante dessa versão é que o molho branco é feito com tapioca ao invés de farinha de trigo. Ou seja, liberado para celíacos!
Publicidade
Lagosta
Um jantar especial pede um prato especial, não é mesmo? E para isso, a dica é apostar esse talharim com camarão e lagosta. Feito com um molho delicioso à base de vinho branco seco, ele fica com um sabor suave e marcante ao mesmo tempo.
Eleve o nível dos seus almoços de domingo com essa maionese de batata com lagosta! A cremosidade fica por conta da maionese ou creme de leite mais a mostarda. Já o verdinho que dá um colorido lindo ao prato é devido ao coentro – que você pode trocar por cebolinha.
Quem gosta de investir em pratos sofisticados e surpreender todos os convidados, precisa conferir esse tagliatelle com lagosta e trufa! O melhor de tudo é que, mesmo com os ingredientes de alta gastronomia, o prato é muito prático de fazer.
Um lanche incrível e bem diferente, a quiche de lagosta tem uma massa crocante e um recheio bem cremoso devido ao cream cheese, que também garante aquele sabor meio azedinho que todo mundo adora. Finalize com pimenta biquinho na hora de servir!
Uma combinação dos deuses, essa lagosta com cogumelos tem uma apresentação maravilhosa e digna dos restaurantes mais refinados do país. O destaque aqui fica por conta do vinho branco seco, do vinagre branco e da mostarda Dijon. Confira!
Publicidade
A lagosta à Thermidor é um prato clássico da culinária francesa, mais especificamente da alta gastronomia. Ele consiste em lagosta cozida e depois preparada com uma mistura cremosa de molho bechamel, creme de leite fresco, além de temperos e bastante queijo.
Uma explosão de sabores e texturas, a lagosta assada com crosta de castanhas fica pronta em meia hora e conta com um ingrediente pra lá de especial: a manteiga trufada. Caso não encontre no setor de geladeiras do mercado, você pode substituir por azeite trufado!
Você vai se apaixonar por essa lagosta ao champagne logo na primeira garfada. Além dos dois ingredientes bases, você também vai precisar de arroz, manteiga, queijo parmesão, creme de leite fresco e essência de baunilha – sim, fica uma delícia!
Polvo
Se você nunca preparou um prato com polvo e ainda fica receoso de mexer nesse fruto do mar, então a dica é começar por essa versão ao alho e óleo. Bem fácil de fazer, o prato é ideal para servir com um vinho e uma salada de folhas frescas deliciosas. Confira!
Uma combinação de ingredientes que, em um primeiro momento pode parecer estranha, mas que dá super certo, o arroz com polvo e linguiça é um prato indicado para quem gosta de inovar. Na hora de servir, você pode finalizar com um azeite trufado, hein!
Outra opção fácil, mas deliciosa, o polvo na manteiga! Ele tem um sabor bem pronunciado de ervas frescas graças ao bouquet garni, que deve ser adicionado logo no começo do preparo, junto com a cebola, a cenoura, o alho-poró e o vinho branco seco.
O spaghetti Nero é uma especialidade italiana de massa que se destaca pela sua cor escura obtida adicionando tinta de lula durante o processo de preparação da massa. A tinta também adiciona um sabor distinto e sutil ao prato. E essa versão com polvo deixa tudo ainda mais saboroso!
Pronto em menos de vinte minutinhos, o polvo com vieiras é ótimo para servir em um almoço com os familiares. E para temperar o polvo, você vai precisar de alho, cebola, tomilho fresco, vinho tinto, um pouco de sal e bastante pimenta-do-reino.
Com um colorido lindo e vibrante, o polvo com legumes é a cara dos dias mais quentes do nosso calor tropical. Invista em batatas bolinhas bem bonitas, tomates-cerejas vermelhinhos e, claro, um maço de brócolis com um verde bem intenso!
Publicidade
Surpreenda todos os seus convidados com esse polvo com cuscuz marroquino maravilhoso! Para garantir a crocância do prato, você deve torrar as castanhas em uma frigideira até elas começaram a exalar aquele cheirinho delicioso e irresistível!
Uma maneira bem interessante de inovar o tradicional arroz do dia a dia é essa receita de arroz caldoso de polvo com tomate! Mas atenção, por conter páprica picante e dedo-de-moça, esse prato é bem apimentado, ok?
Macio e extremamente saboroso, o polvo na pressão é perfeito para quem adora pratos diferentes, mas tem um pouco de preguiça de preparar algo complicado. Aqui, basta colocar o fruto do mar na panela com uma cebola e deixar cozinhar. Prontinho! Sirva com alho dourado e azeite, aproveite!
Mexilhão
Invista em um prato nacional delicioso, mas com um toque refinado incrível: a moqueca de cação com mexilhão! E, claro, que não pode faltar um azeite de dendê de qualidade, bem como pimentões (das cores que você preferir) e leite de coco.
Uma ótima maneira de aproveitar o caldo de cozimento do mexilhão é, claro, investir em um pirão bem saboroso, não é mesmo? E para incrementar ainda mais o prato, você deve usar dois vidrinho de leite de coco, ok? Faz toda a diferença no resultado final.
Diferente de tudo o que você já provou, o mexilhão com farofa crocante vai te deixar com água na boca já na hora do preparo. O que garante a textura especial dessa receita é a farinha Panko, então nada de usar outro tipo de farinha, hein!
Que tal um jantar especial com um delicioso prato de mexilhões ao vinho? Para preparar essa delícia, você vai precisar de azeite, manteiga, cebola, alho, sal, pimentas, creme de leite fresco, raspas de limão siciliano, salsinha e, claro, mexilhão meia concha e vinho branco seco.
Outra opção com vinho branco, esse mexilhão também leva cebola, salsa, azeite, sal e pimenta. Ou seja, ele fica com um sabor bem pronunciado do fruto do mar! Se quiser dar uma incrementada, a dica é usar um azeite trufado. Fica incrível!
A origem da paella remonta ao século XVIII, na região de Valência, na Espanha, onde os camponeses locais começaram a cozinhar arroz com ingredientes disponíveis, como legumes e carnes de caça. Hoje, esse prato é popular no mundo todo e ganha diferentes versões, como essa deliciosa receita com camarão e mexilhão!
Lula
Uma saladinha típica de churrascos, o vinagrete vai muito bem com carnes diversas, pão de alho e um arroz soltinho. E se você gosta de inovar, então invista nessa versão com lulas limpas e cortadas em anéis finos. Não tem quem resista!
Quem gosta de pratos com uma apresentação bonita vai se apaixonar por esse peixe ao molho de lula! O mix de temperos fica por conta dos seguintes ingredientes: cebola, alho, tomate, salsinha ou coentro, pimentas-de-cheiro e pimenta-do-reino!
Crocante e macio ao mesmo tempo, esse prato de lula com bacon é bem fácil de ser feito! Basta fritar tudo muito bem e depois servir com uma fatia de pão integral. Caso queira, você pode servir com uma saladinha simples, folhas e legumes diversos.
Para preparar esse linguine, você vai precisar de lulas limpas cortadas em anéis, cebola, alho, tomate, azeite, um mix de pimentas moídas, sal e coentro. E não se esqueça de dar uma olhadinha nas instruções de cozimento do macarrão na embalagem!
Quer deixar a sua mesa de almoço de domingo ainda mais bonita? Então, faça esse refogado de lula mega colorido e saboroso! O que garante o visual bonito é a combinação de pimentão amarelo com pimentão vermelho e meia pimenta-dedo-de-moça.
Um petisco diferentão! A lula à dorê fica crocante e é perfeita para ser saboreada com um molho caseiro bem gostoso. E para garantir essa textura perfeita, você deve empanar os anéis na farinha de trigo com lemon pepper, sal, pimenta-calabresa e pimenta-do-reino!
Siri
Muito popular na região nordeste do Brasil, o bobó remonta à culinária afro-brasileira, com influências da culinária indígena e portuguesa. E o que não falta são versões dessa delícia, como é o caso desse bobó de siri maravilhoso!
A cara do Brasil! Essa moqueca de siri fica extremamente cremosa e, ao mesmo tempo, com uma textura de carne desfiada surpreendente. Não se esqueça dos ingredientes principais quando se trata de moqueca: azeite de dendê e leite de coco!
Outra opção deliciosa de moqueca com siri, essa versão com carne desfiada fica pronta em menos de meia hora! O que garante a cor vermelha intensa é o colorau e os tomates (que devem ser sem sementes). Vale a pena testar em casa.
Prepara-se para provar uma comida totalmente diferente do que você está acostumado! Deliciosa, a frigideira de siri baiana é ideal para quem gosta de explorar novos sabores. Camarão seco, coco seco ralado, leite de coco e azeite de dendê são apenas algumas das delícias usadas.
Um refogado de siri catado com leite de coco é o que você precisa para deixar o seu arroz integral ainda mais gostoso. O truque para não deixar a pimenta-dedo-de-moça tão forte é retirar com cuidado as sementes e picar a polpa muito bem!
O seu café da tarde nunca mais será o mesmo depois que você provar essa torta de siri! A massa é feita com batata cozida, o que é ótimo para quem é celíaco. Já o molho também leva camarão, que combina perfeitamente com a carne de siri.
Com apenas 30 minutinhos você pode preparar essa receita deliciosa de casquinha de siri. Se quiser deixar ainda mais com a cara do Brasil acrescente leite de coco no refogado. Siga nosso passo a passo e se delicie!
Ostras
Bem no estilo das comidas que são servidas em rodízios japoneses, o salmão com molho de ostras fica com um sabor marcante e gostoso. Mas para garantir um prato perfeito você deve estar atento à qualidade do peixe, ok?
Se engana muito quem pensa que o ceviche é um prato japonês! Na verdade, ele é de origem de um país aqui pertinho do Brasil, o Peru. E quem gosta de ostras vai ficar encantado por essa versão feito com esse fruto do mar delicioso.
As ostras gratinadas são uma ótima maneira para quem ainda não conhece muito bem esse fruto do mar e quer provar a iguaria. E para isso, você precisa fazer um molho branco bem básico, com farinha, leite e mateiga. Finalize com bastante queijo ralado, viu?
O azedinho do sour cream é o creme perfeito para incrementar o sabor salgado e mineral dessas ostras gratinadas. O grande diferencial aqui é a combinação de dois tipos de queijo: o mussarela e o parmesão (que deve ser o fresco ralado na hora).
Vai receber aquela pessoa especial para um jantar bem especial? Então, nada melhor do que um prato sofisticado, não é mesmo? Aposte nesse risoto de ostras com gorgonzola e açafrão e torne essa noite inesquecível!
Para todos esses pratos a principal dica é: comprar os frutos do mar em peixarias de qualidade e confiança. Isso ajuda muito no sabor das refeições e, claro, garante a sua segurança!
Agora, se você é mais fã de peixes de água salgada, então confira estas receitas de salmão no forno deliciosas.
Olá, sou a Andressa! No dia a dia, preparo pratos simples e deliciosos. Mas é nos fins de semana que me aventuro em novas receitas e combinações ousadas. Adoro fazer massas e comidas reconfortantes enquanto jogo conversa fora.
minhas listas instagram