O creme de ricota é uma pastinha cremosa, com sabor suave e textura leve. Você encontra diversas opções em supermercados, no entanto também é possível fazer o creme em casa com ricota fresca. Pode ser usado nas mais diversas receitas, como sanduíches, quibes, lasanhas, purês, salgados etc. É uma alternativa menos calórica para substituir o creme de leite em muitos preparos. Escolha seu prato preferido abaixo.
A berinjela é cortada em formato de barco e besuntada com molho de tomate. Para o recheio, fizemos uma camada generosa de creme de ricota, mussarela, rodelas de tomatinho, azeitona e folhinhas de manjericão. É só levar para gratinar e servir em seguida.
Publicidade
Nesse purê de batata-doce, o creme de ricota garante a cremosidade, além de combinar muito com o sabor suave do ingrediente principal. Também utilizamos leite desnatado para deixar a textura mais leve.
O polpetone é um bolinho de carne recheado frito ou assado. Para fazer uma versão light, optamos por assar e recheamos com um creme de ricota. Se você quiser, pode temperar o creme com ervas frescas e azeitonas.
Para rechear o canelone, preparamos um creme de ricota muito fácil. Utilizamos ricota fresca, leite, azeite, manjericão, sal e noz-moscada. Fica bem fresquinho e saboroso! Depois, é só cozinhar a massa de lasanha, rechear e enrolar para formar os canelones.
Um clássico argentino, a empanada entrega uma casquinha sequinha e pode ser recheada com diversos ingredientes. Nessa receita, preparamos um creme de ricota com iogurte natural e misturamos com espinafre refogado na manteiga.
Publicidade
Uma entradinha leve e fácil de preparar. A massa é feita com farinha de trigo, manteiga, água gelada e sal. O recheio ganha um creme de ricota com azeitonas, azeite e pimenta-do-reino a gosto. A receita rende cerca de 10 a 15 canapés.
Um strogonoff perfeito para quem busca redução de calorias nas alimentações diárias. Ao invés de creme de leite, utilizamos creme de ricota, que possui uma quantidade muito inferior de gordura. Também optamos por passata de tomate ao invés de ketchup.
É possível fazer quibe sem triguilho! Aqui, utilizamos a quinoa. Para temperar a carne moída, escolhemos o za'atar que traz um gostinho muito característico da culinária árabe. No recheio, uma camada generosa de creme de ricota. O resultado é um quibe bem molhadinho.
Por possuir um sabor suave, é muito fácil combinar o creme de ricota com outros ingredientes. Aliás, quando for utilizá-lo como recheio, você pode acrescentar os temperos de sua preferência. Um pouquinho de suco de limão traz um azedinho gostoso. O azeite aromatiza, além de oferecer gordura. Vai bem com pimentas no geral e combina muito com azeitonas.
Uma vantagem de comprar o creme pronto é que você otimiza seu tempo na cozinha. Além disso, as versões industrializadas tendem a ter uma data de validade maior, uma vez que possuem adição de conservantes. Ao fazer o creme em casa, você garante um preparo mais natural e pode fazer diversas combinações. Confira nossa seleção de receitas de creme de ricota.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram