44 receitas com banana-da-terra que vão do doce ao salgado

Também conhecida como chifre de boi e banana-comprida, a banana-da-terra é muito popular em diferentes regiões do Brasil. Rica em vitaminas A e C e potássio, ela é tão versátil que pode ser utilizada no preparo de pratos doces e salgados. Confira estas receitas com banana-da-terra e se delicie nas próximas refeições!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Farofas com banana-da-terra

Perfeita para acompanhar os mais diversos pratos, a farofa de banana-da-terra também leva bacon em cubos fritinhos! Vale a pena testar em casa.

Publicidade

Impossível não se apaixonar por essa farofa de banana-da-terra com dendê. Ela possui um sabor bem abrasileirado e combina demais com pratos que levem peixes e frutos-do-mar.

Outra opção gostosa para servir com um peixinho, a farofa de flocão com banana-da-terra tem uma picância bem marcante da pimenta-dedo-de-moça. Uma delícia!

Para essa farofa de feijão-fradinho, você também vai precisar de duas bananas-da-terra, cebola, couve, farinha de mandioca, uvas-passas e temperinhos variados. Confira e prepare na próxima refeição.

Quem gosta de uma farofinha mais encorporada vai ficar encantado por essa farofa de carne de sol com banana-da-terra! A dica é deixar a carne de molho por pelo menos oito horas para retirar o excesso de sal.

Publicidade

Outra versão completa, a farofa de banana-da-terra com linguiça e ovos, pode ser servida com um vinagrete e uma salada refrescante! Use a farinha de mandioca para deixar tudo mais crocante.

Fácil de ser feita, a farofa de banana com passas fica pronta em menos de meia hora! O grande diferencial dessa versão fica por conta da manteiga de garrafa.

Acompanhamentos com banana-da-terra

Um acompanhamento diferente, o purê de banana-da-terra é fácil de ser feito e leva poucos ingredientes. Anote: limão, manteiga, cebola, sal, pimenta e, claro, bananinhas maduras.

Os veganos vão se apaixonar por esse ceviche de banana-da-terra! Saboroso, ele é feito com cebola roxa, coentro, pimenta biquinho, sal, azeite e a banana-da-terra que substitui o peixe.

Se você gosta de algo mais refinado, então o purê de banana-da-terra com leite de coco e bacon é a sua melhor escolha. Você pode servir com uma farofinha de bacon ou de castanhas. Experimente!

Publicidade

Outro acompanhamento diferente, o vinagrete de banana-da-terra é uma opção incrível para servir com um churrasco ou um peixe assado. A dica é investir na pimentas-de-cheiro, ok?

Refrescante, o ceviche de banana-da-terra e laranja também é composto por suco de limão e pimenta-dedo-de-moça. Ou seja, um sabor tropical apimentado maravilhoso. Prepare no próximo almoço e receba elogios.

Pratos principais com banana-da-terra

Com apenas cinco ingredientes (amido de milho, sal, pimenta, manteiga ou azeite e banana-da-terra), você consegue fazer um nhoque delicioso e diferente. Clique e venha aprender esse prato para o seu almoço ou jantar.

Um almoço refinado pede um prato no mesmo nível, como esse nhoque de banana-da-terra com carne-seca e rúcula. Aqui, o molho fica por conta do vinho branco, que agrega um sabor suave à receita!

Mas se você não é muito fã de pratos mais elaborados, então o nhoque de banana-da-terra simples pode ser uma ótima escolha. Na hora de servir, capriche no queijo meia-cura ralado e acrescente umas folhinhas de sálvia para dar um charme extra.

Com um sabor defumado gostoso, o nhoque de banana-da-terra com bacon é perfeito para servir em um almoço de domingo. Para dar liga à massa, o amido de milho é usado. Ou seja, é sem glúten e liberado para os celíacos.

Diferente de tudo o que você já provou, essa lasanha de tilápia com molho branco é recheada com bananas-da-terra, pimentão e outros ingredientes saborosos além do peixe. Você vai se surpreender!

Outra opção inusitada, mas que resulta em um prato maravilhoso, o peixe à delícia também leva banana-da-terra na composição. Já o leite de coco dá um gostinho bem tropical ao prato. Clique e confira já.

A origem da moqueca é incerta, mas é amplamente atribuída aos povos indígenas e afrodescendentes que habitavam a região costeira do Brasil durante o período colonial. E o que não falta são versões dessa delícia, como essa moqueca capixaba de banana-da-terra. Prepare e se delicie!

Outra versão para explorar os sabores do Brasil, a moqueca de banana-da-terra e champignon também é liberada para quem não come carne, pois ela não leva peixe na composição. Dica de ouro: use bananas maduras, ok?

Uma explosão de cores e sabores, a moqueca de banana-da-terra com farofa de dendê também conta com o gostinho delicioso de leite de coco. Na hora de servir, você pode caprichar no coentro ou no cheiro-verde picadinho.

Para comer rezando, a moqueca vegana é o tipo de prato que surpreende todo mundo pelo sabor intenso e marcante. Aqui, o destaque fica por conta do palmito pupunha, do caju, da raiz de capim-santo e do gengibre. Não tem como dar errado, não é mesmo?

Quem é mais chegado em fazer pratos refinados vai se apaixonar por esse lombo de pirarucu em escamas de banana-da-terra. Para que o sabor do peixe fique gostoso, não se esqueça de deixar marinando com os temperinhos por pelo menos meia hora, ok?

A origem do bobó de camarão remonta às tradições culinárias afro-brasileiras, influenciadas pela cultura dos povos africanos do período colonial. E essa versão com farofa de banana-da-terra é puro sabor e praticidade. Confira!

Itália e Brasil em um único prato! Delicioso, o risoto de banana-da-terra une os sabores dos dois países de uma maneira fenomenal que leva uma redução de gengibre com shoyu e vinagre balsâmico maravilhoso.

Diversas versões e receitas do cuscuz foram desenvolvidas em diferentes regiões do mundo ao longo do tempo. Para um sabor mais brasileiro, a dica é esse cuscuz recheado com calabresa e banana-da-terra delicioso.

No Brasil, o cuscuz é tradicionalmente servido no formato de uma massa compacta, cozido no vapor em um recipiente especial chamado cuscuzeira, como é o caso dessa versão recheada com banana-da-terra.

Outra versão bem brasileira, o cuscuz recheado com banana-da-terra e queijo coalho tem um sabor gostoso do queijo e da manteiga. Caso não encontre o queijo coalho, substitua por outras versões. Não perca tempo e experimente essa receita gostosa.

Salgados com banana-da-terra

Um lanchinho gostoso e diferente para servir no café da tarde, esse envelope de banana-da-terra com queijo é feito com massa para pastel de forno. Prático e rápido para saciar a fome.

Outro lanchinho que vai levar os convidados à loucura, essa torta folhada de carne seca e banana-da-terra é cremosa, pois leva requeijão no recheio. Dê uma olhada e incremente sua lista de receitas favoritas.

Para fazer esse petisco de banana-da-terra, você vai precisar ter em mãos queijo coalho, geleia de pimenta, tomilho e bananas-da-terra. A união do sabor adocicado da fruta com o toque salgado do queijo torna tudo ainda mais irresistível!

Perfeito para saborear com manteiga ou uma quantidade generosa de requeijão, o pão de banana-da-terra é liberado para celíacos, pois não leva farinha de trigo na composição. Aqui, quem entra em cena é o polvilho azedo e a farinha de linhaça dourada.

Fofinho e saboroso, o pãozinho de banana-da-terra com tapioca também leva farinha de coco na composição, o que deixa a massa ainda mais apetitosa. Sirva com um café preto e aproveite!

Mais leve do que as versões tradicionais, a quiche de banana-da-terra não leva carne na composição. O prato é versátil e pode ser servido quente ou frio. Uma delícia sem igual que você precisa conhecer e provar.

Com ingredientes que você consegue encontrar em qualquer mercado (ou talvez já tenha aí na sua geladeira), você consegue fazer uma torta de banana-da-terra com legumes assados. Feita com farinha de aveia, ela é saudável e gostosa.

Um pouco mais elaborado, o pastel de forno sertanejo com carne de sol precisa ser feito em duas etapas: primeiro o recheio e depois a massa. Se quiser um sabor apimentado marcante, use uma pimenta dedo-de-moça fresquinha.

Com apenas 3 ingredientes você pode preparar essas deliciosas patacones, prato de origem colombiana famoso em muitos países da América latina. Você pode consumir com molho chipotle. Confira a receita!

Doces com banana-da-terra

Uma opção prática para adicionar um toque de doçura no seu lanchinho da tarde. Veja como preparar um irresistível bolo de banana-da-terra com 9 ingredientes!

Versátil, o creme de banana-da-terra pode ser consumido de diversas formas: como recheio de uma torta, acompanhamento de frutas ou apenas puro mesmo. É uma delícia com um sabor de canela acentuado!

Com uma massa crocante e um recheio cremoso, o folhado de doce de leite com banana-da-terra vai conquistar os mais variados gostos e paladares. Se gostar, polvilhe bastante açúcar e canela em pó por cima na hora de servir.

Bateu a vontade de um docinho, mas está sem tempo para fazer algo elaborado? Então, invista nessa banana-da-terra com queijo e canela. Se quiser dar um toque a mais, a dica é polvilhar um pouco de gengibre em pó.

Uma sobremesa italiana com gostinho de Brasil, a panna cotta de coco com banana-da-terra surpreende pela cremosidade e sabor intenso do melado de cana. O mais legal é que ela é liberada para todo mundo, pois é feita com leite de amêndoas.

Para um docinho saboroso e mais saudável, a dica é essa torta integral de banana-da-terra com queijo, que também é composta por farinha de aveia e uma quantidade generosa de canela em pó.

Quem ama doces fitness precisa provar esse bolo de banana funcional. Aqui, sai farinha de trigo e entra farinha de coco, farinha de castanha e aveia em flocos. O resultado é uma massa macia e muito gostosa. Confira e se apaixone!

A dica para comprar uma boa banana-da-terra é sempre procurar em mercados de bairro e sacolões com produtos orgânicos!

E para aproveitar o máximo dessa fruta, confira as receitas com casca de banana que vão te surpreender.

Johnny Giusti
curadoria feita com por

Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.

minhas listas instagram