O povo brasileiro é famoso por, em sua maioria, comer arroz todos os dias. Entretanto, quando sobra arroz cozido, o que você faz com ele? No Receiteria, preparamos diversos outros pratos, como arroz de forno, cremoso, bolinho, farofa, torta, coxinha etc. Um alimento versátil e a criatividade formam uma bela dupla na cozinha. Acompanhe nossa seleção de receita, inspire-se e faça em casa.
O arroz amanhecido não fica tão soltinho e macio quanto o preparado na hora. No entanto, é possível recuperar seu frescor, transformando-o em outro prato. Nosso arroz cremoso ganha um creme branco com requeijão e parmesão, que traz um salgadinho gostoso. Também caprichamos na mussarela.
Publicidade
Esse arroz de forno ganha um refogado de frango bem molhadinho. Também adicionamos presunto e requeijão, que traz cremosidade. Para finalizar, uma camada de mussarela. Se quiser, você pode adicionar outros complementos de sua preferência, como cubinhos de bacon.
Cada dia mais, a air fryer está presente em nossa cozinha. Nessa receita, ela se torna uma grande aliada para prepararmos bolinho de arroz sem excesso de óleo. Apostamos em uma combinação de ingredientes que não deixa a massa seca.
O yakimeshi é um prato tradicional da culinária chinesa. Você pode usar sobras de arroz cozido tipo agulhinha (mais comum no dia a dia brasileiro), ou de gohan. O preparo leva ovos mexidos, seleta de legumes e temperos. Vale adicionar cubinhos de presunto.
Um dos pontos importantes da coxinha é a massa. Ela precisa ficar macia, mas não molenga; sequinha, porém não dura. Essa receita entrega tudo isso. No liquidificador, preparamos um creme com arroz cozido, margarina, leite e temperos. Depois, engrossamos no fogo e adicionamos a farinha de trigo atém dar ponto de modelar. Acompanhe o passo a passo.
Publicidade
Uma torta de liquidificador que fica com a massa bem fofinha - utilizamos arroz cozido, leite, ovos, sal, farinha de trigo e fermento. Para o recheio, preparamos um refogado de linguiça calabresa, alho-poró, tomate, azeitonas e temperos.
Na hora de fritar os camarões, é preciso ficar de olho, pois, se passar do ponto, eles ficarão duros. Para trazer cremosidade, utilizamos um molho bechamel tradicional. Finalizamos com manteiga gelada, misturando bem, o que garante o brilho desse arroz cremoso.
Há bolinho de arroz para todos os gostos. Nessa receita, preparamos uma versão assada, com legumes, presunto e mussarela. Dica para o bolinho não ficar duro: adicione a farinha de trigo aos poucos, apenas até dar liga na massa.
O arroz cozido está na geladeira quase pedindo socorro. Não o jogue fora, pois ele tem potencial para se transformar um arroz cremoso sofisticado que acompanha muito bem carnes vermelhas. Para trazer cremosidade, utilizamos creme de leite, requeijão e manteiga, leite e parmesão.
Um prato paulistano que diz muito sobre a sua origem: o preparo é muito rápido, leva menos de 15 minutos. Vai arroz cozido, bacon, ovos, batata palha e temperos. Basta refogar tudo, seguindo o passo a passo da receita, e está pronto o biro-biro.
Publicidade
A versalidade do arroz surpreende muito na cozinha! Nessa receita, ele se transforma em uma torta de frigideira com direito a recheio. A massa não precisa de farinha de trigo, pois utilizamos requeijão e ovos para dar liga.
Vontade de comer um bolinho? Com essa receita, você prepara petiscos para a família inteira. Aqui, a receita rendeu 30 unidades. Utilizamos sobras de arroz cozido, mussarela, presunto e temperos. Sirva com seus molhos preferidos.
Esse prato faz muito sucesso em restaurantes. Uma combinação de arroz com camarão, creme branco, ervilhas, presunto e mussarela. O creme é preparado com leite de coco que harmoniza perfeitamente com frutos do mar.
Misturamos o arroz cozido com requeijão, ovos, parmesão e presunto. Também preparamos um molho de carne moída com bastante tempero. Na travessa, vai uma camada de arroz cremoso, a carne moída por cima e mais queijo ralado para finalizar. Depois, é só gratinar.
Há dois pratos que brasileiro ama e se orgulha: arroz e farofa. Aqui, combinamos ambos em um preparo só, resultando em uma farofa pra lá de saborosa. O preparo também leva bacon, pimentão, cenoura e azeitonas. Se quiser, adicione alho frito a gosto.
Publicidade
Minha mãe já dizia que deixar comida estragar é uma tristeza. Acabou o churrasco, aproveite as sobras para preparar esse prato. Você vai precisar arroz branco cozido e as sobras do churrasco, como linguiça e carne assada. Também caprichamos na pimenta-biquinho que possui sabor suave, mas é bem aromática.
Nada de legumes estragando na gaveta da geladeira! Aproveite tudo que você tem para preparar esse arroz colorido. Utilizamos cebola, cenoura, milho, frango desfiado e cheiro-verde. Você pode adicionar ervilhas, pimentões, azeitonas, abobrinha etc.
O arroz à piamontese lembra bastante risoto, entretanto ele é preparado com arroz tipo agulhinha. Caprichamos no alho frito, cubinhos de calabresa e temperos. A cremosidade fica por conta do creme de leite e do leite. Experimente!
O arroz à grega é um prato festivo muito popular nas festividades de fim de ano. Entretanto, ele também pode entrar no seu cardápio do dia a dia, principalmente essa versão rápida. Quem não gosta, não precisa colocar uvas-passas.
Use uma linguiça de sua preferência, pode ser a calabresa, toscana, paio, apimentada ou outra. O prato também ganha uma combinação de 3 queijos: parmesão, gruyére e requeijão - é possível substituir por outros, como mussarela, provolone e cream cheese.
Abençoado seja nosso arrozinho de cada dia. É um prato mais gostoso que outro. Sugerimos utilizar as sobras para evitar desperdício na cozinha, porém nada te impede de preparar um arroz fresco. Caso opte por utilizar sobras, cuidado na hora de temperar – lembre-se que o arroz já está salgado, então, sempre experimente antes de adicionar mais sal.
Aqui, fizemos uma seleção de receitas fáceis, com o arroz já cozido para agilizar o preparo. No entanto, se a gente for falar sobre a versatilidade desse grão, a conversa rende metros. Nesta lista de receitas de arroz, você confere muitas outras possibilidades, desde pratos principais até sobremesas.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram