O arroz amanhecido é um ótimo aliado da criatividade na cozinha! Você pode transformá-lo em diversos outros pratos, como arroz de forno, bolinho, torta, farofa etc. Otimiza seu tempo, evita o desperdício de alimento e tira o cardápio da rotina. Com o preparo correto, é possível recuperar o frescor do arroz. Confira nossa seleção de receitas.
Quando tem arroz amanhecido por aqui, a gente faz a festa. Esse bolinho fica uma delícia e pode ser servido como acompanhamento ou petisco. Além de arroz, a massa também leva presunto e queijo, porém, se não tiver em casa, não precisa colocar, basta caprichar nos temperos.
Publicidade
Para aqueles dias em que bate a vontade de comer um prato mais refinado, porém o tempo está curto. Combine o arroz amanhecido com cubinhos de calabresa, creme de leite, leite e temperos. Pronto, você tem um arroz à piamontese fresquinho.
Para preparar a massa dessa torta, utilizamos arroz amanhecido, ovos, requeijão, presunto, cenoura, tomate, cheiro-verde, orégano, sal e pimenta. O recheio ganha uma camada generosa de queijo mussarela. Use uma frigideira antiaderente para não correr o risco da torta grudar no fundo da panela.
Duas paixões brasileiras em um prato só: arroz e farofa! Para preparar, utilizamos arroz amanhecido, cebola, pimentão, bacon, tomate, azeitonas e farinha de mandioca torrada. Experimente servir com um caldinho de feijão - combina muito!
Sabe quando sobra só um pouco de arroz cozido e não dá para servir todo mundo? Vamos multiplicar! Para isso, adicionamos cenoura, milho e frango desfiado, além de temperos. Pode acrescentar outros legumes de sua preferência.
Publicidade
Para essa receita, combinamos arroz cozido com cenoura, abobrinha, alho e outros temperos. O segredo está em fritar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Tanto o arroz quanto os legumes ficarão com uma crostinha levemente crocante.
No dia seguinte, o arroz cozido tende a perder o frescor. Porém, é possível recuperá-lo. Prova disso é esse arroz cremoso que, além de ficar muito gostoso, entrega uma refeição completa. Basta servir com uma salada fresca para trazer um contraste leve ao prato.
Uma combinação que não tem como dar errado: frango desfiado, presunto, mussarela e requeijão. Se quiser, você pode usar outro tipo de queijo, acrescentar bacon ou outros complementos. O arroz fica bem cremoso. Sirva quentinho.
Impossível descrever o quanto esse prato fica gostoso! O sabor defumado do churrasco envolve o arroz. Pode preparar com sobras de carne vermelha, linguiça, frango ou peixe. Combina muito com temperos apimentados. Experimente servir com vinagrete.
Esse bolinho de arroz é uma ótima alternativa para quem quer diminuir o consumo de frituras. O preparo na air fryer garante um resultado bem sequinho - também é possível assar no forno. Sirva com seus molhos preferidos.
Publicidade
Se você não conta, ninguém acredita que o seu arroz de forno foi preparado com as sobras do dia anterior. Não dá para perceber! Um ponto para se atentar: lembre-se que o arroz amanhecido já foi temperado uma vez, então, ao reaproveitar, cuidado para não adicionar sal em excesso.
Assim como reaproveitamos as sobras de arroz, é possível reaproveitar outros alimentos, como sobras de legumes, feijão, pão, casca de banana etc. Acompanhe nossa seleção de receitas para aproveitar sobras. Acreditamos que cozinhar sem desperdiçar é mais gostoso.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram