Nessa receitinha de vatapá, a farinha de trigo é o ingrediente responsável por conferir uma consistência cremosa e mais encorpada ao prato. O leite de coco e o azeite de dendê complementam seus sabores, trazendo certa profundidade para o preparo. Não deixe de experimentar!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Organize os ingredientes para agilizar esse preparo! Lave os tomates, picando-os em cubos. Descasque a cebola e pique-a grosseiramente. Descasque o dente de alho e pique-o finamente. Pique o coentro (sem os talos) e a cebolinha finamente também. Descasque e rale o gengibre;
Receiteria
-
No liquidificador, coloque os tomates, a cebola, o alho, o coentro, a cebolinha, o amendoim, as pimentas-de-cheiro inteiras (descartando as extremidades, apenas), o gengibre, o leite de coco, o sal, a água e o camarão seco defumado;
Receiteria
-
Bata bem até que a mistura fique completamente homogênea e todos os ingredientes se dissolvam;
Receiteria
-
Com a mistura ainda no liquidificador, adicione a farinha de trigo e bata mais um pouco para garantir que ela se incorpore bem ao líquido e não forme grumos;
Receiteria
-
Em uma panela grande, coloque a mistura do liquidificador e adicione o azeite de dendê. Leve ao fogo médio e comece a mexer sem parar. O objetivo é cozinhar a mistura e deixá-la mais espessa e cremosa, cerca de 10 minutos;
Receiteria
-
Quando atingir a consistência desejada, desligue o fogo. Transfira o vatapá para uma travessa e, para dar um toque especial, decore com alguns camarões secos por cima!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O vatapá é um preparo conhecido pela harmonia de temperos, mas você pode incrementar ou substituir os ingredientes de acordo com suas preferências. Se gostar de um vatapá mais picante, aumente a pimenta-de-cheiro.
Incremente pimentão para dar um toque colorido e mais sabor ao prato. Outra possibilidade é agregar castanhas e amêndoas, para mais crocância. O camarão seco pode ser trocado pelo peixe desfiado, e a farinha de trigo por farinha de arroz, para uma versão sem glúten.
Há muitos preparos populares no Norte e Nordeste do país que conquistaram o paladar de todos os brasileiros. Para deixar sua mesa completa no almoço ou jantar, confira nossa seleção de receitas nordestinas e aprenda a fazer mais delícias regionais.

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!