O passo a passo é simples, porém o resultado é uma torta de limão digna de vitrine de confeitaria. O segredo está na temperatura da manteiga que deixará a massa crocante e fácil de manusear. O suco natural da fruta deixa o recheio refrescante, com o azedinho bem equilibrado.
ingredientes da massa
ingredientes do recheio
Publicidade
receita em vídeo
modo de preparo da massa
-
Você pode quebrar as bolachas em pedaços pequenos para ajudar no próximo passo. Retire a manteiga da geladeira 5 minutos antes de começar a receita. Assim, ficará mais fácil de manusear;
Receiteria
-
Em um mixer ou liquidificador, triture a bolacha até formar uma farinha. Não tem problema se ficar alguns gruminhos de bolachas. Se quiser uma massa bem lisinha, peneire a farinha;
Receiteria
-
Em uma tigela, coloque a farinha de bolacha, a manteiga, a água e as raspas de limão. Com as mãos, misture bem até formar uma massa úmida, que fique compacta e lisa ao apertar;
Receiteria
-
Transfira a massa para uma forma redonda de fundo removível (27 cm de diâmetro). Espalhe bem e, com os dedos, vá pressionando a massa no fundo e nas laterais da forma, cobrindo toda a área;
Receiteria
-
Leve a forma com a massa para a geladeira enquanto você prepara o recheio.
Receiteria
modo de preparo do recheio e finalização
-
Tenha todos os ingredientes do recheio em mãos;
Receiteria
-
Em um liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão. Bata por cerca de 5 minutos, ou até obter um creme homogêneo;
Receiteria
-
Retire a massa da geladeira. Despeje o recheio, espalhe bem e leve à geladeira por 4 horas (ou ao congelador por 1 hora);
Receiteria
-
Decore com as raspas de limão e sirva geladinha. Mantenha a torta na geladeira. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
Dicas para deixar a torta de limão fácil mais saborosa
A gente tinha um único objetivo: preparar uma torta de limão que passasse bem longe do forno. Queríamos uma receita fácil e acessível. Assim, todo mundo conseguiria fazer em casa, com os ingredientes que, geralmente, há na despensa, ou são fáceis de encontrar em qualquer supermercado.
O resultado entregou muito. O preparo é vapt-vup. A apresentação fica um charme. As texturas são bem equilibradas entre o crocante e o cremoso. O sabor é na medida certa – docinho, com um toque de acidez, que não deixa a sobremesa enjoativa.
Se você chega ao almoço de família com uma torta dessas, os elogios estão garantidos. Embora o preparo simples entregue um resultado muito satisfatório, caso queira, é possível dar tchan e trazer elementos surpresas para a sobremesa. Confira as dicas abaixo:
Cuidado ao preparar as raspas de limão
O limão possui uma camada interna branca e esponjosa – o albedo – que é bastante amarga. Na hora de fazer as raspas de limão, se você ralar a parte branca também, provavelmente, o sabor não ficará muito agradável, amargando tanto a massa quanto o recheio da torta.
O ideal é raspar apenas a camada externa da casca – o flavedo – que é rica em óleos essenciais, responsáveis por seu aroma, e tem um sabor refrescante. Use um ralador fino e passe o limão sobre ele com cuidado, fazendo movimentos suaves, até obter raspas finas e aromáticas.
Recheio de 2 limões
O limão-taiti traz um sabor azedinho bem pronunciado, que ajuda a quebrar a doçura do leite condensado. Sua acidez é marcante, criando um contraste tropical. O resultado é uma torta menos doce, com notas azedas mais acentuadas e um sabor de limão prolongado no paladar.
Para quem gosta de recheios mais doces, nossa dica é apostar em uma combinação 2 limões, usando 75 ml de suco de limão-taiti e 75 ml de suco de limão-siciliano. A torta ainda terá a acidez e o azedinho característicos da fruta, porém com mais suavidade.
Com casca amarela e vibrante, o limão-siciliano oferece um sabor suave, além de ser menos ácido que o limão-taiti. Quando combinados, resultam em um recheio mais delicado, sofisticado, com profundidade doce, no entanto sem perder o frescor.
Licor de laranja
A adição de um ingrediente pode ser o elemento surpresa para você deixar o seu recheio “uau”. Experimente acrescentar licor de laranja, criando uma fusão de frescor cítrico, com um fundo bem equilibrado entre o amargo e o doce.
O álcool do licor ajuda a suavizar a intensidade da acidez do limão, deixando a experiência gustativa mais envolvente. Além disso, traz um toque aromático, dependendo da bebida utilizada. Para potencializar esse efeito, é possível finalizar a torta com raspas de casca de laranja ou um fio de calda de laranja.
Cuidado para não exagerar na quantidade de licor, pois há o risco de desandar o ponto do recheio, que pode ficar muito líquido e não ganhar consistência durante o resfriamento. Também não queremos mascarar o sabor do limão, apenas ressaltar as notas cítricas. Por isso, use com moderação, entre 1/2 (sabor suave) e 1 (sabor marcante) colher de sopa de licor.
Mousse de chocolate
Uma combinação que não tem como dar errada: torta de limão com chocolate! O recheio mantém o azedinho característico do limão, porém ganha uma camada aveludada de chocolate.
Priorizamos por manter o preparo fácil e acessível, por isso optamos por uma mousse de chocolate com poucos ingredientes: chocolate ao leite, creme de leite e claras de ovos. O passo a passo pode ser feito na batedeira ou à mão. Não tem segredos.
Na hora da montagem, faça uma camada de recheio de limão e leve para gelar por algumas horas, até ganhar consistência. Então, despeje a mousse de chocolate por cima e leve à geladeira novamente – isso evitará que o recheio se misture, garantindo uma apresentação apetitosa.
Incremente a massa
De verdade, essa é uma das massas de torta mais fáceis que já fizemos no Receiteria. O sabor depende da qualidade dos ingredientes que você está utilizando. Preferencialmente, escolha uma manteiga sem sal, pois não queremos que a base da torta fique mais puxada para o salgado.
Também recomendamos evitar o uso de margarina, um produto de origem vegetal, que não oferece a mesma consistência que a manteiga – tende a ser mais líquido, influenciando na estrutura e crocância da massa. Em último caso, se estiver usando margarina, diminua a quantidade de água (coloque aos poucos).
Já para deixar a massa com uma textura mais crocante e um toque tropical, acrescente coco ralado sem açúcar (o recheio já é doce, por isso evite adicionar açúcar à base). Se tiver, pode usar coco ralado fresco. Aliás, vale separar algumas lascas para usar na decoração final do recheio – combina muito com o sabor do limão.
Outra opção é acrescentar nozes, amêndoas e castanhas trituradas à base. Além de trazerem um toque crocante à textura, enriquecem o sabor, que ganha complexidade e sofisticação. Evite castanhas salgadas ou doces.
Há diversas variações, desde a base até o recheio, que você pode fazer para complementar a torta de limão fácil! Seja a adição de um ingrediente ou uma camada extra de mousse. Também vale finalizar com um merengue suíço. O preparo só leva ovos e açúcar, porém entrega uma decoração charmosa e um complemento muito saboroso.
Por que o recheio da torta de limão fácil não endureceu?
O recheio dessa torta de limão tende a ser mais cremoso do que duro – isso porque não utilizamos um espessante, como amido de milho ou gelatina, que ajuda a firmar a mistura. Aliás, é justamente esta a consistência que queremos: leve, aveludada, quase desmanchando na boca.
Entretanto, se a mistura ficar muito líquida e não ganhar uma consistência cremosa após algumas horas na geladeira, significa que algo não bate com as orientações da receita. Uma das causas mais comuns é a proporção errada dos ingredientes.
Caso você tenha usado mais suco de limão do que o recomendado na receita, a quantidade de líquido pode interferir no ponto do recheio, deixando-o muito mole. Também vale verificar a qualidade dos ingredientes, pois algumas marcas de leite condensado possuem uma textura mais rala que outras.
Utilizamos o creme de leite de caixa que, geralmente, é mais acessível nos supermercados. Entretanto, se você quiser, pode usar o creme de leite de lata ou o fresco. Essas opções possuem um teor de gordura mais alto, oferecendo um melhor ponto de cremosidade.
Também é importante bater bem os ingredientes para garantir uma mistura homogênea. A gordura do creme de leite precisa ser incorporada ao leite condensado, caso contrário, o recheio não terá sustentação para endurecer corretamente.
Por fim, dê tempo ao tempo – espere, pelo menos, 6 horas antes de concluir que o recheio não endureceu. Pode haver variações de uma geladeira para a outra, dependendo da potência do eletrodoméstico. Evite deixar a torta no congelador por mais de 1 hora, pois, ao invés de ficar cremosa, ela vai congelar.
Se após o tempo recomendado o recheio continuar mole, calma, ainda há solução. Com cuidado, retire o recheio da base da torta e volte-o para o liquidificador. Em um recipiente, prepare 1 sachê de gelatina sem sabor, seguindo as instruções da embalagem.
Despeje a gelatina sem sabor já dissolvida no liquidificador com o recheio. Bata por alguns minutos até ter certeza que a mistura está bem incorporada. Depois, é só despejar o recheio na base da torta novamente e levar para gelar.
A gelatina vai agir como espessante e ajudará a dar consistência ao creme. Embora a torta ficará um pouquinho mais densa e menos aveludada, é uma ótima solução, além de entregar um resultado igualmente delicioso.
Além de ser fácil de preparar, o recheio é fácil de consertar caso aconteça de não endurecer. Pode fazer tranquilamente! Com certeza, é o tipo de sobremesa que vai te deixar com orgulho de suas habilidades culinárias. Aliás, vale conferir outras receitas de tortas doces – há várias opções de sabores, com diferentes níveis de dificuldades. Desafie-se com muita doçura.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagram
Torta de limão
Publicidade
Pode ser aquelas formas de silicone?
yanka-nadyne_ em 28/12/2024
É recomendado formas com fundo removível para ficar mais fácil de desenformar. Caso não tenha, você pode forrar a sua forma normal com aproximadamente 3 folhas de alumínio para ficar bem firme e facilitar a retirada da massa da forma.
Thaís Navarrete Resende
em 06/01/2025
O que é merengue suíço?
Lucy em 05/10/2024
O merengue suíço é um tipo de merengue preparado em banho-maria. Seu sabor é mais intenso e ele é mais resistente a umidade e ao calor se comparado com o merengue francês!
Thaís Navarrete Resende
em 07/10/2024
Não precisa assar a massa ?
Julia carina em 06/08/2024
Olá, Julia! Não, essa massa não precisa ser pré-assada 😉
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
Qual o diâmetro da forma?
Bárbara em 06/08/2024
Olá, Bárbara! A forma tem 30cm de diâmetro.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
Posso trocar a massa de farinha de maisena por outra massa de torta?
Lúcia em 28/07/2024
A massa de torta com farinha de maisena é uma opção rápida, que não vai ao forno, fácil de fazer e saborosa. Se preferir, pode seguir a sua receita de massa, por exemplo massa podre, sem glúten ou sem manteiga.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
Publicidade