Se você é fã de k-drama, com certeza já viu o teok - um bolinho de arroz coreano. Ele é a base de diversos pratos, como o Tteokbokki, um preparo tradicional com molho apimentado e muito saboroso. Aprenda a fazer em casa e traga um pouco da Coreia para a sua mesa!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Leve a água para esquentar em um caneco, ou no micro-ondas, até ficar quente, sem borbulhar. Separe os outros ingredientes na bancada;
-
Em uma tigela, coloque a farinha de arroz glutinoso, o sal e a água quente. Misture com uma colher para incorporar. Quando ficar difícil para mexer com a colher, utilize as mãos para misturar até obter uma massa mais consistente;
-
Polvilhe um pouco de farinha em uma superfície lisa e sove a massa por cerca de 3 - 5 minutos. Assim que a massa estiver lisa, divida em 3 partes iguais;
-
Molde uma parte da massa em um rolinho, pressionando com as palmas das mãos na superfície, como para fazer nhoque, até ficar com a espessura de um dedo grosso, cerca de 1 cm;
-
Corte em pequenos cilindros de cerca de 5 cm de comprimento. Use o primeiro teok como molde para cortar os demais do mesmo tamanho. Reserve. Repita o mesmo processo com as outras duas partes da massa de arroz;
-
Encha uma panela com água e leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, adicione os bolinhos de arroz e cozinhe até boiar. Assim que boiar, retire com uma escumadeira e transfira para uma tigela com água gelada para interromper o cozimento. Escorra a água;
-
Estão prontos! Agora você pode preparar um Tteokbokki, ou Topokki, com esses bolinhos, além de incluir em outros pratos, como o lámen. Aproveite!
Publicidade
anote aí...
É sempre bom conhecer outras culinárias! O teok está muito presente na mesa dos coreanos. Há diversas variações no preparo desse bolinho, que também pode ser feito com feijão azuki. Para saborizar, é comum utilizar frutas e nozes.
Aqui, fizemos a receita mais popular, que é o teok cozido. Seu sabor é bastante suave, perfeito para combinar com outros ingredientes. Experimente adicionar o teok em um lámen apimentado. Também vale servir com um molho agridoce.
Fique de olho no ponto da massa: depois que formar uma farofa na vasilha, vá apertando a massa com as mãos até ela ganhar consistência. Se você levar a massa muito esfarelada para a bancada, ficará mais difícil de sovar. Não é necessário polvilhar farinha na bancada para sovar, pois isso pode ressecá-la.
Você pode congelar os bolinhos de arroz por até 90 dias. Congele-os separadamente em uma forma e, quando estiverem firmes, transfira para um saquinho plástico. Assim, eles não grudam. Confira também outras receitas de comidas coreanas. Há opções para usar o teok no seu dia a dia.
Prazer, sou a Raphaela Reis! Fiz graduação em Gastronomia, trabalhei com cozinha industrial e gerenciei restaurantes. Gosto de compartilhar receitas acessíveis, fáceis de serem reproduzidas em casa. Valorizo o empratamento e a beleza dos ingredientes para fazer pratos tão bonitos quanto saborosos.
minhas receitas instagramBolinho de arroz
Publicidade
Bom dia, pessoal! Eu fiz, mas ficou muito inferior ao verdadeiro. Mas coloquei também farinha de arroz. Vocês sabem qual é o segredo? Eu não fiz só com o arroz glutinoso, vou tentar fazer hoje. O meu ficou meio aerado, não gostei não.
dislaine em 03/09/2024
Algumas receitas mais tradicionais de Tteok caseiro também levam 1/2 colher de sopa sal e 1 colher de sopa de óleo de gergelim. Talvez dessa forma ele fique menos aerado. Quanto ao uso da farinha, é recomendado utilizar apenas a farinha de arroz glutinoso. Dica: é importante amassar muito bem a massa até que ela pare de grudar na mão e fique lisa e elástica. Se não, a textura não será a mesma.
Thaís Navarrete Resende em 04/09/2024