A carne de carneiro possui um sabor intenso e muito característico, por isso, ao ser temperada, pede ingredientes frescos e mentolados, que trazem equilíbrio para o preparo. A combinação de hortelã, alecrim e vinho branco, além de ser muito aromática, suaviza a intensidade do carneiro, deixando a carne macia e muito saborosa.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Preferencialmente, escolha as ervas mais frescas possíveis, assim o tempero ficará com uma cor verde bem viva e apetitosa;
Receiteria
-
Lave as folhas de alecrim e hortelã em água corrente. Descasque e pique o alho grosseiramente. Você pode tirar o miolinho branco do alho para suavizar o sabor. Se quiser, ajuste a quantidade de alho de acordo com seu paladar;
Receiteria
-
No liquidificador, coloque o alecrim, a hortelã, o vinho, o alho, o sal, a pimenta-do-reino e o azeite;
Receiteria
-
Ligue o liquidificador e bata até todos os ingredientes ficarem bem trituradinhos, formando uma espécie de molho, cerca de 1 minuto;
Receiteria
-
Tempero para carneiro pronto! Basta envolver a carne com o tempero e deixar marinando por, pelo menos 30 minutos, antes de continuar o preparo.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Para o tempero penetrar bem, faça alguns furos na carne. Você pode temperar o carneiro em um dia para preparar no outro. Deixe a carne descansando na marinada, e na geladeira, por até 12 horas – quanto mais tempo, mais saborosa ela fica.
A quantidade indicada de ingredientes é suficiente para temperar cerca de 1 a 1,6 quilos de carneiro. Esse tempero também combina muito com outras carnes, por exemplo, frango grelhado.
Você pode substituir o vinho branco por suco de limão ou laranja. Adicione raspas de limão-siciliano para trazer um perfume ainda mais fresco ao tempero. Para um sabor levemente agridoce, acrescente 1 colher de café de mel.
Há vários temperos caseiros para carne que deixarão a sua cozinha muito mais criativa e interessante. Experimente combinações e explore os sabores de ervas e especiarias.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
VANILDO
31/12/2024