Preparo simplificado para você fazer um delicioso strogonoff de frango sem erros e rapidinho. Um detalhe que faz toda a diferença no sabor do molho: dourar bem as tirinhas de frango e em pequenas quantidades para evitar a formação de água, criando, assim, uma crostinha suculenta.
ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Corte o frango em tiras de 0,5 cm de espessura. Deixe a cebola bem fininha. Pode substituir a manteiga por margarina ou óleo vegetal. Reúna os demais ingredientes para começar o preparo;
Receiteria
-
Em uma panela grande, coloque a manteiga e espere derreter. Refogue a cebola por cerca de 2 minutos, ou até ficar douradinha;
Receiteria
-
Acrescente o frango, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem e espere dourar. O frango não pode cozinhar, apenas dourar. Se você colocar muitos cubinhos de uma vez, vai soltar água e cozinhar. Se preciso, divida o processo em 2 etapas;
Receiteria
-
Assim que o frango estiver douradinho, coloque a água e espere ferver;
Receiteria
-
Quando boa parte da água evaporar, adicione o creme de leite e o ketchup. Misture bem e deixe cozinhar por 2 minutos;
Receiteria
-
Se necessário, corrija o sal e a pimenta-do-reino. Desligue o fogo para não talhar o creme de leite;
Receiteria
-
Sirva com arroz branco e batata palha.
Receiteria
Publicidade
Qual é o verdadeiro strogonoff?
O strogonoff é um prato de origem russa, tradicionalmente preparado com carne bovina cortada em tiras finas, douradas, flambadas e servidas com um molho à base de creme azedo, mostarda e caldo de carne ou vinho.
Tradicionalmente, o strogonoff russo é servido por cima de um purê de batata, acompanhado por salada de repolho, tomate e ervas frescas, como erva-doce e salsinha. Quando o prato foi levado para a Europa, ganhou a adição de cogumelos.
Com o tempo, a popularidade do strogonoff se espalhou por outros países. Nos Estados Unidos, o molho começou a ser preparado com ketchup e, ao invés de ser servido com purê de batata, o strogonoff passou a ser consumido com batata palha. Essa é a variação mais consumida no Brasil.
Além de ser um prato muito presente no dia a dia brasileiro, também é um ótimo recheio para lanches, tortas e pizzas. O strogonoff de frango é um dos mais populares, porém também há de carne, vegetariano, vegano, camarão, palmito, entre outras versões.
Dicas para incrementar o strogonoff de frango simples
O objetivo de uma receita simples é que todo mundo consiga fazer o prato sem dificuldades, os ingredientes sejam acessíveis e não haja uma lista imensa de temperos. Claro, o resultado precisa ser saboroso. A simplicidade facilita muito o nosso dia a dia. Entretanto, para uma ocasião especial, você pode dar um toque no strogonoff de frango, trazendo novos sabores e texturas. Confira as dicas:
Marine o frango: uma boa marinada pode realçar o sabor do frango. Uma opção simples pode ser feita com 2 colheres de sopa de maionese; 1 dente de alho picado; pimenta-do-reino a gosto; e um pouquinho de suco de limão. Coloque os cubinhos de frango na marinada, misture tudo muito bem e deixe descansar na geladeira por, pelo menos ou mais, 1 hora antes de começar o preparo.
Não doure a carne fria: a carne gelada tende a cozinhar mais devagar. Como o peito de frango possui pouca gordura, enquanto ganha temperatura, ele perde umidade, o que resulta em uma carne seca. Retire o peito de frango da geladeira 30 minutos antes de começar o preparo.
Não doure grandes porções ao mesmo tempo: esse é um dos principais pontos para garantir um strogonoff perfeito – quando os cubinhos de frango ficam com uma crostinha de sabor. Se você colocar muitos cubinhos ao mesmo tempo na panela, eles ficarão amontoados e, ao invés de dourarem, vão cozinhar, soltando o pouco de umidade que possuem. Coloque pequenas porções, deixando um espaço entre eles. Se necessário, divida o processo em etapas.
Aproveite a crostinha que se forma no fundo da panela: enquanto você refoga o frango, uma crostinha se forma no fundo da panela – parece uma camada queimada, porém não é! Nem pense em lavar a panela. Nessa crostinha, há uma grande concentração de sabor. Com uma espátula, raspe-a e incorpore ao restante dos ingredientes.
Acrescente mostarda: o molho de strogonoff pode ganhar um toque picante com a adição de mostarda, além de combinar muito com o sabor ácido e adocicado do catchup. Entretanto, use com moderação, pois, em excesso, pode sobrecarregar o prato. Dica: adicione 1 colher de sopa de mostarda ao molho, misture bem, experimente e, se desejar, acrescente um pouco mais.
Adicione 1 dose de conhaque: após dourar todos os cubinhos de frango, despeje uma dose de conhaque na panela e abaixe o fogo. O álcool vai evaporar completamente, deixando apenas o sabor marcante e adocicado da bebida, que complementa o sabor do molho. Se não tiver conhaque, pode usar rum.
Substitua o ketchup por molho de tomate: se você não gosta de ketchup, calma! É possível fazer um delicioso strogonoff substituindo esse ingrediente por molho de tomate, ou extrato. A dica é escolher um molho de boa qualidade, ou usar um caseiro. Se estiver muito ácido, adicione uma pitadinha de açúcar ao preparo.
Adicione molho inglês: aqui, também é preciso tomar cuido para não pecar no exagero. Basta 1/2 colher de sopa de molho inglês para adicionar profundidade de sabor ao molho do strogonoff. Ele traz um leve toque adocicado, que combina muito com frango, além de ajudar a equilibrar a acidez do ketchup sem sobrecarregar o prato.
Use creme de leite fresco: o creme de leite fresco possui um teor de gordura mais alto que o de caixinha. Por isso, se você gosta de um molho mais espesso, é uma boa escolha usar o fresco. Outra opção é utilizar a mesma quantidade de nata, que também possui alto teor de gordura.
Adicione cogumelos: o champignon é um dos cogumelos mais utilizados para incrementar o strogonoff, trazendo um sabor levemente terroso, além de acrescentar textura ao molho. Você pode utilizar o champignon em conserva ou o fresco, que possui um sabor mais suave. Se for usar o fresco, refogue-o juntamente com o frango.
É possível transformar o strogonoff de frango simples em um prato com sabores complexos. Inclusive há muitas possibilidades, por exemplo, queijos que derretem podem ser incorporados ao molho para deixá-lo com a textura mais untuosa. Vale experimentar!
Como flambar strogonoff?
Flambar carne é uma técnica culinária que adiciona sabor ao prato. A palavra vem do francês e significa “passar pela chama”. Segundo histórias, um chef, descuidou de sua frigideira regada com conhaque e essa pegou fogo. Após experimentar o prato, ele percebeu que o sabor havia mudado.
Para flambar, você vai precisar de uma bebida com alto teor de álcool. Na verdade, o destilado é a parte mais importante, pois, após pegar fogo, o álcool evapora, deixando apenas o sabor e o aroma em seu prato. Então, escolha a sua preferida. A bebida deve ter um teor alcoólico de 40% no mínimo. O conhaque é o mais usado, porém também pode ser cachaça, vodka ou rum.
Preferencialmente, não use uma panela funda, pois você não conseguirá controlar a chama do fogo. Uma frigideira com tampa é a opção mais segura – assim fica mais fácil apagar a chama em casos de imprevistos.
Na hora de flambar o strogonoff – na verdade, você vai flambar os cubinhos de frango. Então, o primeiro passo é deixar todos bem douradinhos em uma frigideira. Em seguida, pegue a bebida escolhida e despeje no canto da frigideira (mantenha a distância para não se queimar). No mesmo momento, incline a borda da frigideira para a chama do fogão tocar o álcool. Assim que a chama estiver dentro da frigideira, levante-a para longe do fogão e espere o fogo apagar naturalmente.
Outra opção é: com os cubinhos de frango já dourados na frigideira, coloque a bebida alcoólica escolhida em uma concha e cuidadosamente incline-a sobre a frigideira. Ao mesmo tempo, com um fósforo longo ou isqueiro, acenda o álcool. O fogo irá consumir o álcool rapidamente, liberando um aroma intenso e saboroso. Deixe o fogo se apagar sozinho.
Independentemente da técnica escolhida, depois de flambar, é só continuar o preparo, adicionando os ingredientes do molho. Lembre-se de sempre tomar cuidado ao trabalhar com fogo.
Batata palha caseira para servir com strogonoff de frango simples
Se tem strogonoff, com certeza, tem que ter batata palha! É esse acompanhamento que garante o toque crocante. Você encontra diversas opções de batata palha em supermercados, porém uma versão caseira e fresquinha – não tem crocância igual. E o preparo é muito simples.
Você vai precisar de 2 batatas-asterix, óleo para fritar e sal a gosto. É importante utilizar a batata-asterix porque ela possui baixa umidade e alta firmeza. Essas características ajudam a batata palha a não ficar encharcada.
Higienize bem e descasque as batatas. Rale as batatas na parte mais grossa do ralador. Depois, coloque-as em um recipiente forrado com papel-toalha e deixe descansar por meia hora. O papel-toalha vai absorver a água que a batata solta.
Leve uma panela alta com óleo para aquecer (quantidade suficiente para fritar por imersão), em fogo alto, até chegar a uma temperatura entre 180 ºC e 200 ºC. Para saber se a temperatura está boa, coloque uma colher de pau na panela, quando o óleo começar a borbulhar envolta da colher, já pode começar a fritar.
Frite as batatas aos poucos. Se você colocar muitas, vai virar um ninho e encharcar. Com uma colher de pau, enquanto frita, dê uma mexida para separar as batatas. Assim que dourar, retire a porção e coloque em uma travessa forrada com papel toalha.
Repita o processo até acabar. Depois, é só transferir para uma tigela, temperar com sal e misturar bem. Você pode acompanhar o passo a passo ilustrado, na nossa receita de batata palha.
Se quiser, é possível saborizar a batata palha com ervas secas, como salsinha e cebolinha. Outra opção é temperar com páprica picante, lemon pepper, tempero baiano etc. Para um toque mais salgadinho, finalize com queijo parmesão.
Toda vez que você fizer strogonoff, vai querer uma batata palha caseira para acompanhar. A crocância faz toda a diferença. Então, já aproveita para conferir uma seleção de receitas strogonoff de carnes, com várias opções de molho.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagram
Strogonoff
Publicidade
Primeira vez que eu faço. Ansiosa !
Wanessa em 05/08/2024
Oi, Wanessa! Depois de provar, não esquece de voltar aqui e dizer pra gente o que achou da receita! 🥰
Pedro Dantas
em 05/08/2024
avaliações
filtrar ordenar Geubeir
30/11/2024
Cristina
24/11/2024
Andreia
12/11/2024
Larissa Veloso
07/11/2024
Samira
05/08/2024

Adenilson
10/04/2024
Carlos
02/03/2024
Valdelice Santos
17/01/2024
Fabiane
07/01/2024
Maiane couto Santos
30/11/2023
Eliane pinheiro
12/11/2023
Evillyn Gabrielly
27/08/2023
Aiumara
23/08/2023
Francisco de Assis Mariano
20/08/2023
Cilene
15/08/2023
Marcelina
15/08/2023
Eliane Albuquerque
13/08/2023
Eliane Albuquerque
13/08/2023
Vanessa
12/08/2023
Juliana
07/08/2023
Publicidade