Para fazer esse strogonoff de carne, utilizamos contrafilé, mas você pode utilizar outro corte macio. Se preferir, ao invés de champignons em conserva, use cogumelos paris - basta refogar juntamente com a carne. Na hora de servir, arroz branco, batata palha e salada.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Strogonoff de carne com champignon nunca foi tão fácil de fazer! Venha aprender os segredos desse prato clássico e cheio de sabor. Já deixe a cebola picada em cubinhos;
-
Em uma tigela grande, coloque as tiras de carne e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture para espalhar o tempero;
-
Em uma frigideira grande, em fogo médio, coloque 2 colheres de sopa de manteiga e espere derreter;
-
Quando a manteiga estiver derretida, aumente o fogo e coloque uma porção de carne em tiras para dourar por 10 minutos, ou até selar. Reserve e doure a outra metade. Separe em uma tigela;
-
Em uma frigideira grande, em fogo baixo, coloque a outra colher de manteiga. Quando derreter, adicione a cebola picada e refogue por cerca de 2 minutos ou até dourar;
-
Acrescente a carne em tiras e salteie com a cebola dourada. Dissolva o caldo de carne em água fervente em uma tigela;
-
Despeje o caldo na frigideira com a cebola e a carne. Misture bem e acrescente o conhaque. Com cuidado, incline a borda da frigideira sobre o fogo e deixe flambar até o fogo se apagar. Cuidado para não se queimar;
-
Adicione os champignons fatiados e misture bem. Tampe e cozinhe por 3 minutos;
-
Acrescente a passata de tomate, a mostarda e o ketchup. Reduza o fogo, tampe novamente e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo;
-
Coloque o creme de leite e incorpore delicadamente, até a parte branca pegar a cor dos outros ingredientes. Já pode servir!
Publicidade
anote aí...
A gente ama strogonoff! Um prato prático, perfeito para o dia a dia. Um dos principais passo é selar a carne por etapas, pois as tirinhas precisam ficar bem douradinhas. Se elas ficarem amontoadas na frigideira, vão cozinharem ao invés de selar.
Na hora de flambar a carne, tome muito cuidado para não se queimar. Use uma frigideira baixa, despeje o conhaque e incline a frigideira com cuidado. Mexa o strogonoff somente após o fogo flambado sumir completamente.
O conhaque evapora, deixando apenas o sabor no preparo. Também é possível utilizar rum, vodka ou cachaça. Se preferir, pode fazer a receita sem bebida alcoólica. É possível substituir a passata de tomate por um extrato de tomate.
Além de servir o strogonoff de carne com arroz, batata palha e salada, experimente usar como recheio de batata recheada ou para montar pizzas. Também é possível fazer um lanche de strogonoff, nesse caso, deixe o molho reduzir um pouquinho mais.
Há diversas variações do strogonoff. Por aqui, já experimentamos várias! Entre as nossas preferidas, está o strogonoff de frango, preparado com peito de frango e cogumelos frescos. Confira a receita.
Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramStrogonoff de carne fit
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!