A quantidade de ingredientes utilizados nesse salpicão de frango faz toda a diferença, resultando em uma camada de sabores harmônicos. O prato fica equilibrado, refrescante e colorido. Atenção aos detalhes do preparo, principalmente na hora de cortar os alimentos, para garantir uma textura uniforme.
Ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Salpicão perfeito começa com um mise en place bem organizadinho! Separe todos os ingredientes que você utilizará na receita. O que tiver que picar, mantenha cortes uniformes, mais ou menos do mesmo tamanho, garantindo uma textura e sabor equilibrado;
Receiteria
-
Em uma panela, coloque o peito de frango, 1 talo de salsão, 1/2 cebola corta ao meio, 1 cenoura cortada em 4 partes. Despeje água até cobrir todos os ingredientes. Tempere com sal a gosto e espere a água levantar fervura;
Receiteria
-
Assim que levantar fervura, deixe cozinhar, em fogo médio, por 30 minutos, ou até o peito de frango ficar macio;
Receiteria
-
Tire o frango da panela e espere amornar. Com a ajuda de um garfo, desfie o peito de frango completamente. Guarde o caldo do cozimento e os vegetais para fazer risotos ou sopas;
Receiteria
-
Em um refratário grande, coloque o frango desfiado, milho, pimentões em tiras finas, 2 talos de salsão em cubinhos pequenos, cenouras raladas, presunto em cubos pequenos, maçã-verde em cubos pequenos e uvas-passas;
Receiteria
-
Adicione o creme de leite e a maionese. Com a ajuda de uma colher, misture cuidadosamente, apenas para incorporar todos os ingredientes, sem quebrar ou despedaçá-los;
Receiteria
-
Tempere com azeite e sal. Misture novamente com cuidado;
Receiteria
-
Leve à geladeira por 3 horas, ou pelo menos 30 minutos no congelador. Na hora de servir, salpique batata palha a gosto. É só aproveitar essa deliciosa salada brasileira.
Receiteria
Publicidade
Como armazenar corretamente o salpicão de frango?
O salpicão é uma salada fria, com frango desfiado, legumes, creme de leite, maionese e batata palha. A maioria desses ingredientes precisa de um armazenamento adequado para evitar contaminações, preservar o sabor e manter a textura por mais tempo.
Se você pretende preparar o salpicão a noite para servir no almoço do dia seguinte, a melhor forma de armazenamento é fazer um mise en place, isto é, preparar todos os ingredientes que precisam ser picados, além de cozinhar e desfiar o frango.
É possível já deixar os ingredientes picados e o frango desfiado misturados. Entretanto, coloque em um pote com tampa. Conserve na geladeira até o dia seguinte. Perto da hora de servir, finalize o salpicão com o creme de leite, a maionese e a batata palha.
O salpicão preparado para ser consumido no mesmo dia pode ficar na geladeira, sempre armazenado em um pote hermético com tampa, até a hora de servir. Uma dica que salva bastante o dia a dia é deixar a batata palha para colocar perto da hora de consumir, assim ela não perderá a textura.
Caso tenha sobrado salpicão de frango de uma refeição, não o deixe mais que 2 horas fora da geladeira. Coloque em pote com tampa e conserve na geladeira por até 2 dias, após esse tempo, há um risco maior de contaminação. Observe o cheiro e a textura antes de consumir.
Para a reapresentação do salpicão armazenado, misture bem a salada. Se preciso, adicione um toque de tempero fresco, como cebolinha. Sirva com mais batata palha. A chave é sempre manter a higiene, o resfriamento rápido e o uso de recipientes adequados.
Não indicamos congelar o salpicão, pois, ao descongelar, os ingredientes podem perder a textura e ficar moles e aquosos, principalmente os vegetais. Também há o risco da maionese ficar com uma consistência estranha.
Dicas para preparar um salpicão perfeito
O salpicão de frango do Receiteria é um dos pratos mais amado para o Natal, festa de Ano Novo, almoço de domingo e outras celebrações. Para deixarmos essa salada com o nosso toque especial, usamos alguns truques básicos de cozinha, que você pode reproduzir em casa:
Escolha dos ingredientes: deixe para fazer a feira um dia antes do preparo do salpicão, assim você garante que os vegetais estarão frescos. Preferencialmente, não use cenoura murcha, pois ela perde bastante a textura e o sabor. Compre maionese e milho em conserva de qualidade.
Preparação dos ingredientes: esse é um dos pontos mais importantes. Ao picar e fatiar os ingredientes, tente deixá-los mais ou menos do mesmo tamanho. Isso garantirá uma textura uniforme e equilibrada. Cubos pequenos e tiras finas ficam mais agradáveis ao paladar.
Cuidado com a quantidade de maionese e creme de leite: 1 caixinha de creme de leite e 500 gramas de maionese foram suficientes para deixar o salpicão bem cremoso. Entretanto, essa quantidade pode variar dependendo do tamanho dos vegetais utilizados e da espessura que você picou ou fatiou cada ingrediente. Para facilitar, adicione o creme de leite e a maionese aos poucos, mexendo delicadamente a cada adição, assim, ficará mais fácil chegar à cremosidade desejada.
Use frango assado: o frango cozido possui um sabor suave, que deixa o salpicão bem leve. Para trazer intensidade ao preparo, experimente usar frango assado, seja o peito desfiado ou outras partes picadas em cubinhos bem pequenos. A salada ganha um toque defumado e caramelizado. A dica é caprichar nos temperos do frango. Você também pode aproveitar as sobras de um churrasco.
Use um pouco do caldo do cozimento do peito de frango: a água em que o peito de frango foi cozida se transforma em um caldo muito saboroso e aromatizado. Você pode colocar um pouquinho desse caldo no salpicão para trazer uma profundidade de sabor. Cuidado com a quantidade – se necessário, use um pouco menos de maionese.
Recupere a textura do salpicão: caso aconteça de usar muita maionese ou ingredientes que soltam líquidos, o salpicão ficará aquoso. Entretanto, é possível consertar. Para isso, adicione um pouco mais de cenoura ralada, milho e presunto. Acerte os temperos novamente e misture tudo.
O preparo do salpicão é muito fácil, entretanto a atenção aos detalhes faz toda a diferença. Confie em seu paladar! A cozinha é um lugar de diversão, então solte a criatividade. Se não gosta de uvas-passas, pode tirar. Se tem um tempero favorito, pode acrescentar.
Sugestões de apresentação do salpicão de frango
Bonito e gostoso de comer com os olhos e com a boca. Principalmente em datas festivas, a apresentação do salpicão faz toda a diferença. Embora seja um acompanhamento, é possível transformar o salpicão em um verdadeiro destaque na mesa.
O primeiro passo é escolher uma travessa. É hora de tirar as louças bonitas do fundo da gaveta! Escolha uma travessa de vidro, cerâmica, com bordas decoradas etc. Evite recipientes muito altos que escondam o salpicão.
Para datas festivas, aposte em cores temáticas. Por exemplo, na ceia de Natal, forre uma travessa com folhas de alface frescas, acomode o salpicão no centro da travessa e finalize distribuindo tomate-cereja cortado por cima da alface.
Em uma apresentação simples, não exagere na quantidade de batata palha – faça uma camada fina. Salpique cebolinha e salsinha fresca por cima. Também é possível finalizar com rodelas de azeitona ou uma porção de uvas-passas.
Quem tem habilidades com a faca, pode usar os vegetais para deixar a decoração mais charmosa. Por exemplo, faça uma flor de tomate e use salsinha como folhas. Uma flor de cenoura traz um toque vibrante.
Além de ser um acompanhamento para o prato principal, o salpicão é uma ótima opção de entradinha. Compre canudinhos, ou cestinhas, próprios para rechear. Quando o salpicão estiver bem gelado, coloque-o em um saco de confeiteiro e recheie os cadinhos. Organize todos em uma travessa para servir aos convidados.
Variações do salpicão
Se tem um adjetivo que combina com a culinária brasileira é criatividade! O salpicão é uma das receitas que faz parte da tradição de muitas famílias, além de ser popular em várias regiões do país. Assim, ele ganhou adaptações que você pode experimentar:
Salpicão vegetariano: para servir às pessoas que não consomem carne, o salpicão vegetariano é uma ótima opção. Ao invés de frango desfiado, esse preparo ganha um mix de vegetais, incluindo repolho, cenoura, salsão e outros. A combinação de requeijão e maionese deixa a cremosidade e o sabor perfeitos.
Salpicão vegano: sem nenhum ingrediente de origem animal, esse salpicão também é uma opção para pessoas com intolerância à lactose. O ponto alto é a maionese caseira de inhame muito fácil de fazer. O preparo também leva um mix de vegetais.
Salpicão de forno: geralmente servido gelado, aqui o salpicão se transforma em um acompanhamento quente muito cremoso. Utilizamos ingredientes do preparo tradicional, como frango desfiado, cenoura, milho e outros. No entanto, ao invés de maionese, preparamos um molho branco com requeijão.
Salpicão de natal: o ponto alto desse salpicão é o bacon, que traz um toque defumado e combina muito com o sabor do frango. Também adicionamos abacaxi, palmito, ervilha e outros ingredientes. A cor fica muito festiva!
Além dessas variações de salpicão, você pode fazer outras substituições e combinações. Por exemplo, usar iogurte natural ao invés de maionese ou creme de leite. As frutas trazem um toque doce que contrasta com o salgado. Ao invés de frango, experimente usar as sobras do peru assado ou camarões grelhados. Você também pode variar nos legumes, acrescentando alho-poró, rabanete, brócolis, couve-flor etc.
Agora é hora de colocar as dicas em prática! Faça o salpicão em casa. Pode mandar foto, pois adoramos ver os resultados. Caso inclua ingredientes além dos indicados na receita, conta pra gente qual é o seu toque de chefe na cozinha.

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPublicidade
Dá pra congelar?
karlla em 24/09/2024
Dá sim! Porém, é aconselhado você congelar os ingredientes sem a adição da maionese. Pois esta, depois de descongelar, pode ficar com um aspecto estranho. Sendo assim, recomendamos que a adicione apenas no momento de servir o salpicão.
Thaís Navarrete Resende
em 24/09/2024
A cenoura é cozida?
Ilma em 05/08/2024
Oi, Ilma! A cenoura ralada que vai no salpicão não precisa ser cozida... 🥰
Pedro Dantas
em 05/08/2024
Posso em vez de temperar o frango para cozinhar, posso na agua colocar um caldo em tablete de legumes ou outro na agua so com frango.Pois como sera a minha primeira vez em fazer tenho esta duvida.
karina em 05/08/2024
Olá, Karina! Pode sim! Você pode cozinhar e temperar o seu frango, da maneira que preferir... 😋
Pedro Dantas
em 05/08/2024
O que posso servir como acompanhamento do salpicão?
Gleiciane em 05/08/2024
Oi, Gleiciane! Nossa dica é esse arroz à grega, soltinho e delicioso! Depois de provar, não esquece de voltar aqui e dizer pra gente o que achou... 😋
Jaqueline Souza
em 06/08/2024
Pode ser qualquer maionese?? e só misturar com maionese o frango e os outros ingredientes é isso ?
Kaila em 05/08/2024
Oi, Kaila! Sim, você pode escolher a maionese que preferir... 🥰
Pedro Dantas
em 05/08/2024
avaliações
filtrar ordenar Cely
08/12/2024
Gorete
30/12/2023
Jussara
22/12/2023
Augusta
01/12/2023
Augusta
01/12/2023
Rose
17/06/2023
Vânia Moura
31/12/2022
Jucelei
31/12/2022
Tatiane Pereira Maciel
30/12/2022
Francisca Marrocos de Lima
27/12/2022
Santtyz
24/12/2022
Paula Jussara
24/12/2022
Zenaide Lisboa
24/12/2022
Joseane
21/12/2022
Tatiane Lopes
16/12/2022
Suely
11/12/2022
Publicidade