O salpicão de bacalhau é uma releitura da tradicional receita, trazendo o sabor marcante do peixe. Fica perfeito para ocasiões especiais, como festas de fim de ano ou almoços em família. Experimente adicionar outros ingredientes, como uva-passas ou maçã verde picada, para um toque extra de sabor e textura.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Certifique-se de que o bacalhau já esteja dessalgado, cozido e desfiado para iniciar a receita. Descasque e pique a cebola. Lave, descasque e rale a cenoura na parte fina do ralador. Descasque e amasse os dentes de alho e junte os outros ingredientes;
-
Em uma frigideira, no fogo médio, aqueça um fio de azeite. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida. Coloque o alho e deixe dourar levemente;
-
Acrescente o bacalhau e refogue por cerca de 5 minutos para incorporar os sabores. Agregue a salsinha e mexa;
-
Transfira o bacalhau refogado para uma tigela grande. Junte o presunto, as azeitonas, a ervilha, o milho, o palmito e a cenoura. Misture bem para distribuir os ingredientes;
-
Adicione a maionese e tempere com pimenta-do-reino. Mexa até todos os ingredientes estarem envolvidos. Prove e ajuste o sal se necessário;
-
Leve para a geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira, transfira a mistura para uma travessa de servir e cubra com a batata palha. Se desejar, decore com um ramo de salsinha. Sirva e aproveite!
Publicidade
anote aí...
Se você deseja preparar essa receita para uma ceia de fim de ano, adicionar frutas frescas é uma ótima pedida. Você pode incluir as famosas uvas-passas, maçãs ou abacaxi picado. Todas as opções vão trazer um toque agridoce delicioso para o prato.
Nozes ou castanha-do-pará dão crocância e sofisticação. As alcaparras também combinam muito com o bacalhau, então pode incluir na receita sem medo. Se não quiser um sabor tão intenso, pode escolher entre as azeitonas e as alcaparras.
Ao invés de usar a batata palha, outra opção é usar a batata-doce. Que tal misturar pedaços assados para uma versão diferente? E se gostar, troque a maionese por iogurte natural – o salpicão vai ficar mais leve e refrescante.
Além do bacalhau, há outros tipos de peixe que podem ser usados para o salpicão, como o atum. Veja nossos outros preparos de salpicão e surpreenda toda a família com receitas criativas.
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramExperimente também...
Salpicão de frango
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!