Salada de rúcula com pera e gorgonzola

Salada de rúcula com pera e gorgonzola

Testada por Rodrigo Vilasbôas atualizada em 29/05/2024
2 porções
15min
Avalie agora!

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Todos os ingredientes reunidos para o preparo da salada

    Receiteria

    Reúna todos os ingredientes.
  2. Limão sendo espremido para ser agregado à salada

    Receiteria

    Corte o limão e esprema ele em um recipiente pequeno.
  3. Azeite adicionado à receita

    Receiteria

    Adicione o azeite e misture bem até ficar homogêneo.
  4. Temperos sendo adicionados ao molho

    Receiteria

    Tempere com sal, pimenta, misture e reserve.
  5. rúcula picadinha em pedaços pequenos

    Receiteria

    Corte a rúcula em pedaços pequenos e coloque em uma tigela.
  6. peras e queijo sendo adicionados à receita

    Receiteria

    Na mesma tigela, adicione as peras cortadas, o queijo e misture bem.
  7. nozes adicionadas à salada

    Receiteria

    Despeje o molho por cima, misture e finalize com as nozes mexendo para incorporar.
  8. Receiteria

    Agora é só servir. Bom apetite!

informações nutricionais (a cada 100g)

12.9 calorias
6g proteínas
10.2g gorduras
5.7g carboidratos
Informações nutricionais

Cada porção: 100g

Calorias: 12.9

Gorduras totais 10.2g 13.1%
Gorduras saturadas 2.4g 12%
Sódio 83.3mg 3.6%
Carboidratos 5.7g 2.1%
Fibras 1g 3.6%
Colesterol 14.3g 4.8%
Açúcares totais 3.8g 0
Proteínas 6g 12%
Vitamina C 13.6mg 15.1%
Cálcio 35.7mg 2.7%
Ferro 0.5mg 2.8%
Potássio 19.1mg 0.5%

* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.

Publicidade

anote aí...

Atente-se à escolha das folhas de rúcula! Opte por folhas frescas, com cor verde vibrante e sem manchas. Antes de usá-las em sua salada, lave-as bem e passe-as por uma centrífuga para saladas, caso tenha. Se não tiver, uma opção é secar as folhas com papel toalha. Já em relação às peras, a sugestão é que se escolha peras maduras, mas ainda firmes. Se não for servir a salada assim que prepará-la, a dica é mergulhas os pedaços de pera em uma mistura de água e limão para evitar que escureçam.

Uma dica que pode fazer toda diferença é em relação às nozes: tostá-las levemente podem realçar ainda mais seu sabor. Para isso, leve-as a uma frigideira seca em fogo médio por alguns minutos, até ficarem levemente douradas e aromáticas. Isso intensifica o sabor e a textura.

Sua salada pode ser acompanhada de alguns molhos diferentes. A primeira opção é somar ao molho de limão e azeite um pouco de iogurte grego sem açúcar – fica mais cremoso e protéico. Em vez disso, também é possível fazer um vinagrete simples de mel, mostarda e balsâmico, que combina bem com os ingredientes da salada. Para isso, misture 3 partes de azeite de oliva extra virgem com 1 parte de vinagre balsâmico. Adicione uma colher de chá de mel e uma colher de chá de mostarda Dijon. Tempere com sal e pimenta a gosto e mexa bem até emulsionar. Substitua a mistura de azeite e limão por esse vinagrete de mel para um sabor mais encorpado e luxurioso.

Entre os ingredientes que você pode incorporar à salada para dar mais algumas camadas de sabor estão as uvas-passas, as cranberries secas ou os figos secos picados. Qualquer um deles será uma boa opção se você quer adicionar um toque doce à salada. Já o queijo gorgonzola pode ser facilmente substituído por queijo azul, roquefort ou mesmo um queijo de cabra.

Em relação às ervas, as opções que mais funcionam como ingrediente adicional para esta salada são as folhas de hortelã ou manjericão. É importante que sejam frescas! Para adicionar novos vegetais, vale considerar incluir fatias finas de beterraba ou de cenoura, o que também soma um pouco mais de cor e textura ao prato. E, para quem não deixa de lado um pouquinho de proteína, adicione pedacinhos de peito de frango grelhado ou presunto parma.

Como podemos ver, essa é uma salada muito versátil, que combina com muitos outros ingredientes. Como combinação de prato, a dica é servi-la com grelhados de qualquer tipo. Vai ser um sucesso!

Deixe seu comentário se você já experimentou e não deixe de conhecer nossas outras receitas de salada!

Rodrigo Vilasbôas
feito com por

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.

minhas receitas instagram

Perguntas & Respostas

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

avaliações


Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!