Só de pensar em pudim, já bate a dúvida: será que vai cozinhar? Neste preparo, você não precisa ter essa preocupação! O pudim de coco vai do liquidificador diretamente à geladeira. A gelatina incolor ajuda a firmar a consistência. Você pode substituir o leite de vaca por leite de coco caseiro.
Lista de ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Em uma bancada, já deixe todos os ingredientes reunidos, na medida certa, para preparar o pudim de coco;
Receiteria
-
Com um pincel culinário, unte uma forma de pudim média (22 cm de diâmetro) com óleo. Isso vai ajudar na hora de desenformar;
Receiteria
-
No liquidificador, coloque o leite, o leite condensado, o leite de coco e o creme de leite;
Receiteria
-
Em velocidade alta, bata os ingredientes por 1 minuto para misturar bem. Desligue e reserve;
Receiteria
-
Em um recipiente, hidrate a gelatina sem sabor conforme as instruções do pacote;
Receiteria
-
Adicione a gelatina hidratada ao conteúdo do liquidificador e bata por mais 1 minuto, ou até atingir uma mistura homogênea;
Receiteria
-
Acrescente o coco ralado ao liquidificador e misture com uma colher. Reserve um pouco de coco para decorar o pudim;
Receiteria
-
Transfira a mistura do liquidificador para a forma de pudim já untada;
Receiteria
-
Leve à geladeira por 4 a 5 horas, até o pudim firmar bem;
Receiteria
-
Tome cuidado na hora de desenformar. Primeiro, solte as laterais com a ajuda de uma faca. Depois, coloque um prato sobre a forma e vire rapidamente;
Receiteria
-
Decore com leite condensado e o coco ralado reservado. Está pronto para servir!
Receiteria
Publicidade
Dicas para deixar o pudim gelado de coco ainda mais gostoso
Uma sobremesa deliciosa, que combina a textura do pudim tradicional com o frescor do coco. O preparo é muito simples e o resultado entrega tanto na apresentação quanto no sabor. Para deixar o pudim gelado ainda mais saboroso, confira nossas dicas:
Use creme de leite de lata: o creme de leite de lata possui um teor de gordura mais alto que o de caixinha, o que garante mais cremosidade para o pudim gelado. Além disso, você consegue separar o soro do creme, diminuindo a incorporação de líquidos ao preparo.
Substitua o leite de vaca por leite vegetal de coco: ao invés de usar o leite de vaca, faça um leite de coco caseiro, intensificando o sabor da fruta no pudim. Atenção – o leite vegetal substitui apenas o leite de vaca. Ainda assim, é preciso usar o leite de coco industrializado indicado nos ingredientes da receita, pois ele é essencial para a construção da textura.
Adicione Leite Ninho: coloque 3 colheres de sopa de leite Ninho para bater com os demais ingredientes no liquidificador. Além de ajudar a endurecer o pudim, traz cremosidade e um sabor adocicado que combina bastante com coco.
Dê um toque de rum ou licor: experimente adicionar 1 colher de sopa de rum ou de licor de coco. A bebida traz uma profundidade de sabor para a sobremesa. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade.
Adicione baunilha: embora o coco seja o sabor principal, algumas gotinhas de essência de baunilha pode harmonizar os sabores sem sobrecarregar. Além disso, a sobremesa ganha um aroma adocicado muito gostoso.
Finalize com calda de frutas: uma calda de frutas frescas, ou em conserva, pode trazer um contraste de sabor. Frutas cítricas, como maracujá, laranja e morango, equilibram a doçura do pudim e ajudam a balancear a gordura natural do coco.
Incorpore chocolate: uma finalização simples, porém muito sofisticada e saborosa. Basta salpicar raspas de chocolate branco, combinadas com lascas de coco fresco, por cima do pudim gelado.
Solte a criatividade na apresentação: além da tradicional forma redonda de pudim, você pode usar outros formatos de forma para deixar a apresentação mais atrativa. Também é possível montar porções individuais em taças ou copos. Decore com frutas frescas, coco ralado, caramelo, calda de fruta ou como preferir.
O gostoso dessa receita é que ela permite diversas combinações. O pudim de coco é sucesso garantido no verão. Uma sobremesa perfeita para as celebrações de fim de ano, almoços de domingo ou dia a dia. O melhor de tudo: você nem precisou chegar perto do fogão para fazer!
Posso fazer pudim gelado de outro sabor?
Sem forno e fácil de acertar o ponto, o pudim gelado é cheio de vantagens! Além do coco, você pode usar outras frutas e ingredientes para variar nos sabores. No geral, a gelatina é o espessante utilizado para o pudim ganhar firmeza. Escolha o seu preferido:
Pudim de geladeira: lembra bastante o pudim tradicional de leite condensado, com calda de caramelo. Fica bem cremoso e utilizamos essência de baunilha para trazer um toque aromático – se preferir, pode retirar esse ingrediente.
Pudim gelado de chocolate: a versão perfeita para quem ama chocolate! O preparo leva leite condensado, creme de leite e chocolate em pó 50% cacau, o que traz um contraste amargo, quebrando um pouco do doce. Uma finalização com chocolate granulado deixa a apresentação linda.
Pudim de maracujá: o azedinho do maracujá traz um toque tropical para esse pudim, deixando a sobremesa bem equilibrada e refrescante. A finalização ganha uma calda de chocolate cremosa que combina muito com o sabor da fruta.
Pudim de limão: utilizamos suco natural de limão-taiti, que trouxe um sabor refrescante e azedinho. As raspas da casca da fruta foram incorporadas ao creme, oferecendo um toque aromático, além de uma apresentação muito charmosa.
É só escolher a sua variação preferida! Após experimentar uma, com certeza, você vai querer experimentar todas. Então, já aproveita e confira nossa seleção de receitas de pudim sem forno.
Por que o pudim gelado de coco não endureceu?
Para entender o que aconteceu, é preciso considerar alguns pontos importantes: ingredientes, proporções e tempo de geladeira. Um dos principais componentes para o pudim endurecer é a gelatina incolor.
Caso você tenha utilizado uma quantidade insuficiente de gelatina, ou se ela não for dissolvida corretamente, o pudim não vai firmar da maneira esperada. Para evitar erros, basta usar 2 envelopes de gelatina sem sabor e dissolver de acordo com as recomendações da embalagem.
Não encontrou o copo medidor e resolveu colocar os ingredientes no olho, principalmente o leite, pois os outros já vem medidos nas embalagens. Talvez seja esse o problema. Se você não utilizar as proporções recomendadas na receita, decidir aumentar a quantidade de leite de coco, colocar mais leite condensado etc., sim, há grande probabilidade do pudim não endurecer.
Nosso pudim precisou de 4 horas na geladeira para ganhar firmeza. Entretanto, esse tempo pode variar dependo da temperatura de resfriamento. Então, calma, aguarde até 8 horas antes de decidir que realmente algo de errado aconteceu.
Se realmente não endurecer após um longo período na geladeira, ainda tem solução. Volte o pudim para o liquidificador, prepare outro envelope de gelatina incolor seguindo as instruções da embalagem e bata o creme por alguns minutos para incorporar tudo. Leve à geladeira novamente.
Provavelmente, com a adição de mais espessante, o pudim gelado de coco ganhará consistência, entretanto pode haver uma leve alteração na textura, que não ficará tão cremosa quanto na receita original.
Siga a receita e aproveite nossas dicas que tudo vai dar certo. Uma sobremesa geladinha deixa qualquer refeição mais gostosa. Do clássico ao fitness, com frutas, pão, chia, chocolate etc. – aqui você encontra uma seleção de receitas de pudim para fazer em casa e experimentar novos sabores. Confira!

Oie! Eu sou a Helô, graduanda de Comunicação e Multimeios, redatora e amante do mundo culinário. Antes de começar a trabalhar no Receiteria, já era aventureira da cozinha por incentivo da minha família. Acredito que a comida e a comunicação andam juntas e tem como principais temperos o amor e a troca entre as pessoas.
minhas receitas instagram
Pudim simples
Publicidade
Posso utilizar o freezer para o pudim firmar mais rápido?
Miriam em 30/07/2024
Pode! No entanto, atente-se ao tempo mantido no freezer e verifique a sobremesa constantemente para garantir a textura cremosa e evitar que a sobremesa congele.
Heloisa Manzano
em 08/08/2024
Quanto tempo preciso deixar esfriando?
Luciano em 10/08/2024
Recomendamos que você mantenha esse pudim na geladeira de 5 à 6 horas!
Heloisa Manzano
em 12/08/2024
Como conservar o pudim na geladeira?
Simone em 06/08/2024
Guarde a sobremesa na geladeira em um pote hermético por até 2 dias. Em todo caso, antes de consumir, verifique a textura, cheiro e aparência para garantir um doce de qualidade.
Heloisa Manzano
em 08/08/2024
Meu pudim está com uma textura muito mole. O que posso fazer?
Adriana em 30/07/2024
Se o pudim estiver mole, tente prolongar o tempo de geladeira. Para melhores resultados, prepare a sobremesa com pelo menos 5 horas de antecedência.
Heloisa Manzano
em 08/08/2024
avaliações
filtrar ordenar Nelmira M. E. Macharet
29/12/2024
ANDREZA
26/12/2024
ANDREZA
26/12/2024
Sandra
24/12/2024
Yolanda
06/09/2024
Maria Filomena B Tavares
29/08/2024
Luciano
10/08/2024
Nilza Sousa
19/07/2024
Sandra Lustosa
24/04/2024
Eveline Freitas
22/03/2024
Jorge
19/03/2024
Luciana
25/12/2023
Maria Rosa Queiros
19/12/2023
Diogo
17/10/2023
Maria Helena Marcório dos Santos
02/09/2023
Marilene
27/08/2023
Maria
24/08/2023
adriana
11/08/2023
Jaliana Silva
26/06/2023
Janete De Oliveira Outeiro
26/02/2023
Publicidade