Nunca mais vai estragar pão na sua casa! Aproveite os pães amanhecidos para fazer esta deliciosa receita. O pudim fica firminho e com uma consistência cremosa. Como possui uma massa bem estruturada, é muito fácil acertar o ponto e ele cozinha rápido (em comparação com outros pudins).
Ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Peneire cuidadosamente os ovos para a massa não ficar com um cheiro forte. Esse pudim não é exageradamente doce, entretanto, se preferir, pode retirar o açúcar, pois o leite condensado traz um sabor adocicado médio;
Receiteria
-
Em uma forma redonda com furo central, adicione a água e o açúcar. Em fogo médio, leve a misture para caramelizar;
Receiteria
-
Deixe ferver, sem mexer, até formar a calda de caramelo. Cuidado para não queimar. Assim que o caramelo ficar douradinho, desligue o fogo e reserve;
Receiteria
-
No liquidificador, coloque os pedaços de pão, o leite, os ovos, o creme de leite e o leite condensado. Bata até virar um creme homogêneo;
Receiteria
-
Transfira o conteúdo do liquidificador para a forma com a calda;
Receiteria
-
Tampe a forma de pudim com papel alumínio, coloque-a dentro de uma forma maior com água para fazer o banho-maria. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 50 minutos;
Receiteria
-
A superfície do pudim precisa estar durinha. Se não estiver, deixe no forno por mais alguns minutos. Espere amornar para desenformar;
Receiteria
-
Antes de servir, deixe o pudim descansar na geladeira por 3 horas.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Uma colher de café de canela e seu pudim ficará ainda mais saboroso! Coloque a especiaria para bater com os outros ingredientes no liquidificador. Se preferir, use uma colher de café de essência de baunilha. Além de saborizar o pudim, evita que a massa fique com gosto de ovo.
O bom dessa receita é que você pode aproveitar o pão amanhecido que sobrou do dia anterior. Após desenformar o pudim, polvilhe coco ralado. Além de uma apresentação linda, fica uma delícia! Se preferir, sirva com frutas em calda, como ameixas ou cerejas.
A massa fica com uma consistência bem durinha. É fácil de acertar o ponto. Quando quiser uma sobremesa que desmancha na boca, experimente o pudim de leite condensado – cremoso e levinho.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagram
Pudim simples
Publicidade
Como acertar o ponto da calda de caramelo?
Rita em 26/07/2024
O jeito mais fácil de acertar o ponto da calda é a caramelização úmida: água e açúcar (utilizamos 1/3 xícara de chá de água e 2/3 xícara de açúcar). Em fogo baixo, utilize uma panela grossa, assim há menos riscos da calda queimar. Para deixar a calda brilhante, coloque 1/2 colher de café de vinagre.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
É melhor fazer pudim na boca do fogão ou no forno?
Cláudia em 04/08/2024
É possível fazer pudim tanto na boca do fogão quanto no forno. O segredo está em cozinhar em banho-maria e na temperatura mais baixa possível. Na boca do fogão, o pudim cozinha mais rápido.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
Posso trocar o pão francês por pão de forma?
Vânia em 27/07/2024
Pode usar pão francês, de forma ou caseiro. Evite pães com especiarias, como castanhas e sementes, pois pode interferir na textura do pudim. Você pode usar pão fresquinho, porém é uma ótima receita para fazer com pães adormecidos.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024