Nem todo pudim precisa ser cozido em banho-maria! Com ingredientes acessíveis do dia a dia, é possível preparar o clássico pudim de leite condensado, que fica com a textura cremosa, porém bem levinha. Aqui, ele é cozido na air fryer. Uma receita muito fácil de acertar o ponto.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Confira se você pegou todos os ingredientes necessários para o preparo. Comece separando a gema de 2 ovos (guarda a clara para fazer outras receitas). Quebre os ovos em um recipiente separado para verificar se não estão estragados;
-
Para a calda de caramelo: em uma panela, em fogo médio, coloque o açúcar e espere derreter por completo. Não fique mexendo o açúcar o tempo todo. Se preciso, misture com delicadeza apenas para verificar se não está queimando;
-
Assim que o açúcar derreter, adicione a água e deixe cozinhar por alguns minutos, até a calda começar a engrossar e ganhar uma cor caramelo;
-
Transfira a calda para uma forma de pudim que caiba em sua air fryer. Com cuidado, espalhe o caramelo pelas laterais e fundo da forma. Utilizamos uma forma redonda com furo no meio de 20 cm de diâmetro. Reserve para esfriar;
-
Para a massa: em um liquidificador, coloque o leite, o leite condensado, os ovos e as gemas. Bata em velocidade média até incorporar os ingredientes, cerca de 3 minutos. É possível bater a massa à mão, com um batedor de bolo, em uma tigela, porém o processo demora mais;
-
Deixe a massa batida no liquidificador descansando por 5 minutos e passe por uma peneira na hora de despejar na assadeira (isso evita que o pudim fique cheio de furinhos). Despeje-a na forma com a calda de caramelo;
-
Cubra a forma com papel-alumínio e leve à air fryer preaquecida a 170 ºC por cerca de 40 minutos. Passado o tempo, verifique se o pudim está bem cozido, caso ainda esteja mole, deixe cozinhar por mais 5 a 10 minutos;
-
Assim que o pudim estiver cozido, deixe-o esfriar em temperatura antes desenformar;
-
Leve o pudim à geladeira por algumas horas. Sirva-o bem geladinho!
Informações nutricionais
Cada porção: 100g
Calorias: 16
Gorduras totais | 10g | 12.8% |
Gorduras saturadas | 2.5g | 12.5% |
Sódio | 62.5mg | 2.7% |
Carboidratos | 48.4g | 17.6% |
Fibras | 1.2g | 4.3% |
Colesterol | 18.8g | 6.3% |
Açúcares totais | 23.9g | 0 |
Proteínas | 6.2g | 12.4% |
Vitamina C | 0mg | 0% |
Cálcio | 25mg | 1.9% |
Ferro | 1.2mg | 6.7% |
Potássio | 12.5mg | 0.3% |
* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Publicidade
Qual forma utilizar para fazer pudim de leite condensado na air fryer?
A air fryer facilitou muito o nosso dia a dia na cozinha. Dá até para fazer sobremesas! Entretanto, não dá para usar utensílios que podem danificar a fritadeira ou causar um acidente. Existem várias opções de formas que funcionam muito bem com esse eletrodoméstico.
Para fazer o pudim de leite condensado na air fryer, a melhor opção é a forma de metal, alumínio ou aço inox. Preferencialmente, escolha uma forma redonda com furo no meio. Com esse tipo de forma, é muito mais fácil acertar o ponto do pudim, evitando que ele fique cru no centro.
Geralmente, a massa de pudim é mais líquida do que a massa de um bolo, o que exige um cozimento cuidadoso. O alumínio é um ótimo condutor de calor, oferecendo um cozimento uniforme, sem variação de temperatura, ou seja, o pudim cozinha de forma igual por todos os lados.
O furo central facilita a circulação do calor, o que também auxilia no cozimento uniforme. Quando cozido em uma forma redonda sem furo, há mais chances do pudim ficar cru no centro. Outra vantagem é a estética afetiva: o clássico pudim brasileiro tem o furo no meio, com a calda de caramelo escorrendo na travessa.
A forma de silicone também pode ser utilizada na air fryer. Sua principal vantagem é a flexibilidade, que facilita muito na hora de desenformar o pudim. A desvantagem é que o silicone é um material grosso, consequentemente oferece um cozimento mais lento e menos uniforme que a forma de alumínio.
Já a forma de vidro (desde que seja resistente ao calor) pode acelerar o processo de cozimento, no entanto assa a parte externa mais rápida do que a interna. Você precisa ficar de olho e controlar bem a temperatura da air fryer, caso contrário, o pudim queimará por fora e ficará cru por dentro.
Além da escolha do material, é preciso considerar o tamanho. A forma deve se encaixar no cesto da air fryer, deixando um espaço nas laterais para que o ar quente circule livremente. Por isso, antes de colocar o pudim na forma, teste-a na fritadeira elétrica. Bloquear a circular de ar pode interferir no sucesso do cozimento.
Em hipótese alguma, utiliza forma de plástico comum, pois ela pode derreter. Também não utilize forma de papel se não houver um indicativo de compatibilidade com fritadeira elétrica. Se o material não for resistente ao calor, pode causar um acidente.
Como fazer uma calda para pudim perfeita?
Já preparamos a calda desse pudim diversas vezes por aqui e ela sempre dá muito certo. Por isso, a primeira dica é seguir as proporções exatas da receita: 1 xícara de chá de açúcar refinado e 1/2 xícara de chá de água.
Nem pense em fazer a calda em fogo alto – essa é a principal causa da calda queimar ou ficar muito dura e escura. Então, no fogo médio para baixo, coloque o açúcar e espere ele derreter por completo até atingir uma cor dourada.
Não mexa a calda o tempo todo com uma colher, porém fique de olho para não queimar. Quando você mexe demais o açúcar, principalmente no começo da caramelização, há o risco dele cristalizar. Ao invés de usar uma colher, incline a panela e gire a calda suavemente.
A cor do açúcar caramelizado define a cor da calda. Se quiser uma calda mais clarinha, deixe o açúcar dourar um pouco menos e já despeje a água. Misture para dissolver bem e desligue o fogo assim que a calda começar a engrossar. Mesmo após desligar o fogo, a calda continuará cozinhando no calor restante, ou seja, pode haver uma alteração na cor.
Se a calda estiver muito escura, pode ser um indicativo de que ela começou a queimar e o seu sabor ficará amargo. Antes de despejar na forma, experimente e veja se o gosto está ao seu paladar.
A dica final pode ser o segredo para você nunca mais errar na calda de pudim: use uma panela de fundo grosso! Esse tipo de material retém o calor por mais tempo, oferecendo um cozimento uniforme e gradual.
Com a calda pronta, basta despejá-la ainda quente na forma de pudim. Inclusive, você pode fazer isso assim que desligar o fogo para desacelerar o processo de cozimento.
Dicas para fazer o melhor pudim de leite condensado na air fryer
O preparo do pudim é muito fácil, basta bater todos os ingredientes no liquidificador! Entretanto, em nossa vivência na cozinha, aprendemos alguns detalhes importantes que podem influenciar na textura, no sabor e no cozimento do pudim. Anote as dicas:
Peneire as gemas de ovo: a gema do ovo é coberta por uma película responsável pelo cheiro e gosto forte. Separe a gema da clara, coloque a gema na peneira e deixe ela escorrer com delicadeza. Não utilize colher e não faça movimentos bruscos para a película não passar pela peneira.
Peneire a massa de pudim: ao bater a massa no liquidificador, principalmente se estiver em alta velocidade, ocorre a formação de bolhas, que deixam o pudim com uma textura cheia de furinhos. Para evitar isso, após desligar o liquidificador, deixe a massa descansar por alguns minutinhos. Em seguida, peneire-a para desfazer possíveis bolhas e garantir uma textura lisinha.
Cubra a forma de pudim com papel-alumínio: isso ajuda a garantir um cozimento uniforme, criando um ambiente mais controlado de calor. Também impede que o vapor da air fryer entre na forma e encharque o pudim.
Faça o teste do palito: na nossa air fryer, o pudim assou a 170 ºC por 40 minutos. Entretanto, o tempo pode variar de uma fritadeira para a outra. Em alguns casos, demora 50 minutos. Após 40 minutos, abra a fritadeira e espete um palito de dente no centro do pudim, se o palito sair seco, está pronto, se sair molhado, deixe cozinhar por mais 5 – 10 minutos.
Desenforme com cuidado: não desenforme o pudim quente, pois a massa pode estar mole e se despedaçar. Espere o pudim gelar e, na hora de desenformar, esquente por alguns segundos no fogão. Assim, o caramelo derreterá e você conseguirá desenformar com mais tranquilidade.
Após algumas horas na geladeira, a textura do pudim fica mais firme e o seu sabor é realçado. Sirva bem geladinho! Além desse clássico brasileiro, é possível preparar uma grande variedade de pratos da fritadeira elétrica, como doces, salgados, lanches, petiscos e muito mais. Confira nossas receitas para air fryer.
Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPudim simples
Publicidade
Posso substituir a xícara deleite por 1 caixa de creme de leite?
Valdemir em 19/08/2024
Oie, Valdemir! Nessa receita, não é aconselhável fazer essa substituição, pois o teor de gordura do creme de leite é bem mais alto que o do leite, podendo prejudicar o resultado final do seu pudim. Obrigada pelo seu comentário, espero ter ajudado!
Thaís Navarrete Resende em 19/08/2024
Qual o tipo de forma posso usar para o pudim na Air fryer?
Adriana em 19/08/2024
Olá, Adriana! Qualquer forma que caiba dentro da cesta da sua air fryer.
Jaqueline Souza em 19/08/2024
avaliações
Meb
28/02/2024